Habitação

As casas mais baratas para arrendar em Portugal

Abril 17, 2024 · 5:19 pm

Não é necessário ser um especialista no setor para saber que o mercado imobiliário português sofre de um mal, quase crónico e há muito diagnosticado, chamado “falta de oferta”. Há poucas casas no mercado o que, em conjunto com outros fatores, contribuiu para um enorme aumento de preços nos últimos anos, tanto no arrendamento como na aquisição.  Apesar da pressão das taxas de juros, da inflação, a verdade é que há uma desaceleração, contudo os preços das casas não baixam.

No entanto, e apesar de haver sinais de uma eventual descida nas taxas de juro pelo BCE, a verdade é que muitas pessoas não querem ou não podem comprar casa e assumir os encargos de uma prestação mensal.

A pergunta sobre se é melhor arrendar ou comprar um imóvel é uma das mais antigas e persistentes. Ambas as opções têm os seus prós e contras e a escolha entre elas depende de uma série de fatores pessoais, financeiros e até mesmo emocionais.

Vantagens do arrendamento

Arrendar casa tem inúmeras vantagens, entre as quais uma maior flexibilidade financeira que a compra não consegue igualar.Naturalmente, arrendar implica um compromisso, a assinatura de um contrato e o cumprimento de uma série de regras previamente acordadas entre senhorio e inquilino. Contudo, este compromisso é bem menos significativo do que o de comprar uma casa, com todas as implicações financeiras que isso acarreta, sobretudo se tiver de contratar um crédito à habitação. Além do empréstimo há outras despesas a ter em conta: impostos, condomínio e manutenção.

O arrendamento geralmente exige um depósito ou caução. Mas os custos iniciais são significativamente menores em comparação aos custos de entrada no mercado imobiliário, tornando o arrendamento numa opção mais acessível para muitas pessoas.

Outra das vantagens de arrendar um imóvel é a poupança em relação a custos de manutenção e reparações, uma vez que os proprietários são geralmente os responsáveis por manter a propriedade em bom estado.

Vantagens: mais mobilidade

A opção de arrendamento oferece uma liberdade de movimentos muito maior do que a aquisição permite. Se surgir uma oportunidade de emprego noutra cidade ou país, se quiser passar uma temporada afastado da cidade, se simplesmente tem flexibilidade laboral e quer experimentar viver em locais diferentes, não vai querer as burocracias associadas à compra e venda de um imóvel a cada nova mudança.  A mobilidade permite-lhe experimentar diferentes bairros de uma cidade, conhecer as vizinhanças e avaliar as acessibilidades e serviços antes de, por exemplo, tomar a decisão de comprar casa em determinada zona.

Naturalmente, nas periferias, nas zonas rurais e do interior do país os valores são mais baixos e há, por regra, maior possibilidade de escolha.

Apoios e incentivos

O arrendamento pode ser uma escolha inteligente para muitos indivíduos e famílias em diferentes momentos das suas vidas. Importa, porém, lembrar que, atualmente, a desvantagem desta opção está nos preços praticados.

Para apoiar as famílias mais sobrecarregadas, o anterior Governo determinou o alargamento de apoios para arrendatários, mas também compensações a senhorios.

Optar por arrendar uma casa já mobilada aumenta mais esta facilidade de mudança.

Nos grandes centros urbanos e nas zonas mais procuradas por turistas, é difícil encontrar imóveis para arrendar a preços mais acessíveis.

Habitação

As mais belas quintas para comprar em Portugal

Espreite onde são!

Habitação

Tesouros escondidos: lugares incríveis para viver em Portugal

Descubra onde ficam!

Habitação

As melhores casas com jardim para viver a primavera

Descubra excelentes oportunidades de imóveis com jardim, varanda ou terraço.

Leia mais

Créditos

Avaliação bancária das casas aumenta para 1.580 euros/m2

Há cinco meses consecutivos que o valor da avaliação bancária na habitação aumenta.

Impostos

IMI agravado para devolutos e ruínas aplicado por 64 autarquias

Agravamento das taxas do IMI, previsto na lei, tem reflexo no imposto relativo a 2023 que começa a ser pago em maio.

Construção

Atividade da reabilitação abranda ritmo de crescimento em março

No mês de março, a atividade da reabilitação subiu 1,4%, em termos homólogos.

Decoração

“Tiny Houses”: as melhores dicas de decoração para casas pequenas

Descubra dicas imperdíveis para aproveitar cada centímetro!