Habitação
Tesouros escondidos: lugares incríveis para viver em Portugal
Março 27, 2024 · 6:36 pm
Foto de Adrian Dascal na Unsplash
Portugal é um país de inúmeros encantos e, apesar de pequeno, reúne tesouros escondidos capazes de agradar a gregos e troianos. Do verde exuberante do norte ao sol dourado do sul, passando pelos arquipélagos dos Açores e da Madeira, há lugares incríveis.
Sejam refúgios na montanha ou moradias com vista rasgada sobre o mar, montes perdidos na vastidão das planícies ou belas casas de pedra aconchegadas numa aldeia, neste retângulo à beira-mar plantado não faltam opções. Descubra estes locais deslumbrantes para quem procura arrendar ou comprar casa e não quer nada menos do que algo fantástico!
1. Gerês
No extremo noroeste de Portugal, este é o paraíso dos amantes da natureza. Entre montanhas majestosas, rios e lagos serenos, cascatas de sonho e uma fauna riquíssima, o Gerês é o retiro perfeito para quem procura refugiar-se da agitação das cidades.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma área protegida que abrange quatro serras, três regiões (Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro) e os municípios de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre.
O Gerês oferece excelentes oportunidades a quem quer abrandar o ritmo: seja um imóvel para passar uma temporada, para uma segunda habitação ou para rentabilizar como alojamento turístico, conheça as opções.
2. Amarante, Porto
Aninhada entre as montanhas e o rio Tâmega, Amarante é uma cidade de beleza serena e arquitetura encantadora. A história, a beleza natural, mas também a saborosa gastronomia e a hospitalidade das suas gentes são garantia de muitos motivos para se perder de amores por esta terra.
Porém, se o objetivo for ficar e não apenas conhecer, este é um daqueles lugares que oferece qualidade de vida aos seus habitantes. Oferece o equilíbrio certo entre tranquilidade e comodidade, acesso e recato, ritmo e paz.
3. Comporta, Setúbal
Durante muitos anos, a Comporta foi o segredo mais bem guardado de Portugal. Agora, dificilmente ostenta este título sem contestação, porque não há quem desconheça os seus encantos.
Situada no concelho de Alcácer do Sal alia charme e identidade. Atrai a atenção de compradores sofisticados, com poder de compra e que procuram exclusividade e privacidade. As extensas dunas de areia branca e as águas cristalinas do mar tornam este local verdadeiramente único, mas o seu maior luxo é a beleza da simplicidade.
4. Vila Velha de Ródão, Castelo Branco
Esta vila raiana, no distrito de Castelo Branco, é uma região marcada pelo contraste entre terra e água, com os rios esculpindo as margens e uma paisagem de extrema beleza.
Não só o Tejo, mas também o Ocreza, desenharam portas e gargantas que nos esmagam pela grandiosidade severa e, por outro lado, nos deslumbram com a sua serenidade majestosa.
Desde a pré-história que as populações se fixaram aqui, garantindo a sobrevivência devido à abundância de recursos. Hoje, os patrimónios arqueológico e museológico trazem muitos visitantes, mas aqueles que aqui escolhem viver conhecem bem os seus encantos, estando perto e longe de toda a parte.
5. Ericeira, Lisboa
Conhecida como a Meca do surf em Portugal, a Ericeira é uma vila pitoresca com um charme único. As praias são sem dúvida um enorme atrativo, mas há muitas outras razões para adorar a Ericeira. Muito perto de Lisboa, mas com aquela vibração de refúgio de veraneio, viver aqui é como estar de férias o ano inteiro.
O clima incerto é um clássico da região, mas esta vila é aquilo a que se pode chamar de “boa onda”, usando a expressão com propriedade. Se o que pretende é uma casa com vista para o oceano e o cheiro a maresia na pele, não procure mais!
6. Estremoz, Évora
Estremoz, no distrito de Évora, é uma daquelas delícias que só o Alentejo nos pode oferecer. A simplicidade do seu casario, a autenticidade do seu mercado, das festividades, das pessoas, convida a ficar. A palavra contemplação ganha novas declinações quando nos perdemos na alvura desta vila.
Estamos no coração alentejano, mas também ao lado de Évora e a apenas 170 km de Lisboa. Talvez por isso, por ser lonjura próxima, nos últimos anos ganhou renovado dinamismo sem perder as qualidades que a definem.
Uma casa em Estremoz é um convite ao relaxamento e à contemplação.
7. Tavira, Faro
No sotavento algarvio, Tavira é uma cidade de charme intemporal, com ruas estreitas e casas caiadas de branco. É um daqueles lugares que sobrevive com classe ao fenómeno da sazonalidade, mantendo a sua identidade intocada.
O património histórico e cultural é uma das suas valias, mas Tavira é uma cidade com muitos tempos e ritmos. Oferece-os a quem se demora nas margens do Gilão, mas também a quem gosta de bons petiscos e mergulhos quentes. Com praias de areia dourada e um clima ameno durante todo o ano, é um local de sonho para quem procura uma casa no sul de Portugal.
8. Ponta Delgada, Açores
É muito difícil não nos apaixonarmos por Ponta Delgada, ou não ficasse esta cidade, na ilha de São Miguel, num dos cenários mais deslumbrantes, arriscamos a dizer, do mundo.
Os Açores são como um postal vivo para onde quer que olhemos e Ponta Delgada tem aquele carisma de beldade discreta, que não precisa sequer de se exibir porque tudo é verde e azul luxuriante e natureza selvagem. Uma casa neste cenário convida à contemplação, mas também a uma vida mais próxima da natureza no seu estado mais puro e intocado.