Passeios

Descubra os jardins secretos de Lisboa

Abril 30, 2024 · 9:26 am
Parque Florestal de Monsanto/ Foto de Aline Macedo

Lisboa está prestes a revelar toda a sua verde exuberância com a chegada do sempre aguardado Jardins Abertos. Várias primaveras, alguns outonos e um verão depois, a 13ª edição do festival estende as suas raízes e ganha renovada força, alargando a programação a todos os fins-de-semana do mês de maio e abrindo os portões de cerca de 30 jardins para visitas e atividades.

De jardins secretos a coleções raras, projetos comunitários, hortas, claustros e palácios, são espaços que prometem oferecer uma experiência única aos amantes da natureza, aos curiosos e aos exploradores urbanos. O Jardins Abertos 2024 decorre durante os fins de semana de 4-5, 11-12, 18-19 e 25-26 de maio, dando aos visitantes a oportunidade descobrir lugares tantas vezes escondidos que a cidade tem para oferecer.

Cinco sentidos para descobrir

Jardins Abertos de Lisboa
Foto de @Jardins Abertos

Todas as atividades são gratuitas e esta edição é dedicada aos cinco sentidos, dando destaque a experiências sensoriais de ser e estar com a paisagem. Podem ser visitados espaços inéditos, como o Jardim do Dragão, do Centro Científico e Cultural de Macau, o Jardim do Atelier do Grilo, o Parque Hortícola da Terra de Minas na Tapada da Ajuda e o projeto Urbem Florestas Urbanas. Também alguns jardins especiais, como a Estufa Fria de Lisboa, os Jardins do Palácio Fronteira ou a Quinta Pedagógica dos Olivais nos convidam a usar os nossos sentidos com uma maior consciência.

Destacam-se os passeios no Parque Florestal de Monsanto ao nascer do sol, as oficinas com diferentes temáticas, desde perfumaria, pintura, culinária e dança, além de atividades destinadas a serem vividas em família. Pode pôr as mãos na terra ou apenas desfrutar da beleza, participar em sessões de jardinagem coletiva ou trocar plantas.

Espaços partilhados

Foto de @Jardins Abertos

Ao longo das edições anteriores, o festival Jardins Abertos tem sido um encontro feliz entre conhecimento e bem viver, interligando botânica e ecologia, artes e sustentabilidade, oferecendo visitas guiadas e uma multiplicidade de atividades para enriquecer a experiência dos participantes.

Agora, o festival continua a ser um convite para descobrir não apenas os espaços verdes da cidade, mas também as histórias por detrás destes: das espécies que os habitam, das mãos que os cultivam e das comunidades que os celebram.

É uma oportunidade única para se envolver na alma verde de Lisboa e encontrar o encanto e a beleza tranquila dos jardins da cidade. Venha celebrar a natureza e faça parte desta comunidade!

As visitas aos jardins do festival são gratuitas, o acesso é feito por ordem de chegada e não são permitidos animais de estimação. Algumas das atividades requerem inscrição prévia.

Conheça aqui o Programa completo.

Jardins abertos 2024
Foto de AlineMacedo
Habitação

As melhores casas com jardim para viver a primavera

Descubra excelentes oportunidades de imóveis com jardim, varanda ou terraço.

Decoração

Jardins de encantar: o segredo para valorizar a sua casa

A decoração de espaços exteriores, muitas vezes pouco aproveitados, pode transformar aquele jardim ou varanda no trunfo capaz de maximizar a rentabilidade do seu imóvel.

Passeios

Jardins com história para receber a primavera

De norte a sul do pais, há muito património natural por descobrir. Conheça três jardins com história para aproveitar a primavera.

Leia mais

Artes

Fora de casa: exposições imperdíveis sobre Arquitetura e Habitação

"Siza" e "ROOF" são duas mostras que merecem a sua visita!

Habitação

Ministro diz que habitação não deve ser arma de arremesso político

Miguel Pinto Luz agradeceu à oposição abertura ao diálogo.

Créditos

Taxa de juro diminui pelo terceiro mês consecutivo

Os juros representaram 61% da prestação média do crédito à habitação em abril.

Profissionais

Conferência da Promoção Imobiliária está de regresso em junho

Reunindo os principais intervenientes do setor, a 5.ª edição da conferência centrar-se-á no desafio de criar cidades sustentáveis e inclusivas.