Passeios
O festival que descobre os jardins de Lisboa
Maio 12, 2023 · 4:25 pm
Agrofloresta BelaFlor/ Imagem de Cláudia Freire
Já se perguntou sobre o que se esconde por trás dos portões fechados de algumas das mais belas propriedades de Lisboa? O Festival Jardins Abertos oferece a oportunidade única de desvendar esses segredos e descobrir um mundo mágico de natureza exuberante. Nos dois últimos fins-de-semana de maio, nos dias 20 e 21, e nos dias 27 e 28 de maio, alguns dos jardins mais bonitos da cidade de Lisboa estão abertos gratuitamente ao público.
Um Festival para todos
A 11ª edição dos Jardins Abertos é dedicada à alimentação, aos ciclos de produção agrícola em contexto urbano e por isso, além de jardins especiais, será possível visitar espaços de investigação e projetos comunitários.
Além dos belos passeios, há muitas atividades gratuitas para públicos de todas as idades: oficinas com especialistas; visitas guiadas, ateliers para famílias e até sessões de cinema na horta.
Entre outras propostas, pode aprender o processo de fabrico de massa mãe e fazer uma horta vertical; descobrir quais as plantas comestíveis do Parque Florestal de Monsanto ou deslumbrar-se com o desconhecido Jardim da Casa de S. Mamede.
Explorando os jardins secretos
Os jardins de Lisboa são fontes de conhecimento e, caminhando por trilhos sinuosos, entre flores e árvores frondosas, os visitantes podem descobrir refúgios tranquilos no meio do caos da cidade e conectar-se à natureza.
Nesta primavera, são estes os espaços que pode descobrir:
- Agrofloresta da Bela Flor
- Estufa Fria
- Horta Alto da Eira – Associação Regador
- Jardim da Casa de São Mamede
- Jardim do Palácio da Fronteira
- Jardim Gulbenkian
- Jardins do Palácio Pimenta
- Parque Botânico do Monteiro-Mor
- Parque Florestal do Monsanto
- Pátio do Hotel Hotel
- Permalab
- Quinta Conde dos Arcos
- Quinta Pedagógica dos Olivais
- Raiz Farm
As visitas aos jardins do festival são gratuitas, o acesso é feito por ordem de chegada e não são permitidos animais de estimação. As demais atividades requerem inscrição. Para saber mais sobre o calendário de visitas e atividades consulte o site da organização.
Aproximação à Natureza
A colaboração entre profissionais de jardinagem, paisagismo, cultura e sustentabilidade permitiu a organização deste festival em que os espaços verdes da cidade revelam sua beleza oculta.
Como uma árvore que ganha raízes, dos 80 visitantes da primeira edição, o Jardins Abertos contou com 68 000 participações nas edições do festival em 2022. Evidência de que esta aproximação à natureza em contexto urbano é a semente de um movimento para a promoção de uma maior consciência ambiental rumo a um futuro mais sustentável.