Passeios

O festival que descobre os jardins de Lisboa

Maio 12, 2023 · 4:25 pm
Agrofloresta BelaFlor/ Imagem de Cláudia Freire

Já se perguntou sobre o que se esconde por trás dos portões fechados de algumas das mais belas propriedades de Lisboa? O Festival Jardins Abertos oferece a oportunidade única de desvendar esses segredos e descobrir um mundo mágico de natureza exuberante. Nos dois últimos fins-de-semana de maio, nos dias 20 e 21, e nos dias 27 e 28 de maio, alguns dos jardins mais bonitos da cidade de Lisboa estão abertos gratuitamente ao público.

Um Festival para todos

Agrofloresta BelaFlor/ Imagem de Cláudia Freire

A 11ª edição dos Jardins Abertos é dedicada à alimentação, aos ciclos de produção agrícola em contexto urbano e por isso, além de jardins especiais, será possível visitar espaços de investigação e projetos comunitários.

Além dos belos passeios, há muitas atividades gratuitas para públicos de todas as idades: oficinas com especialistas; visitas guiadas, ateliers para famílias e até sessões de cinema na horta.

Entre outras propostas, pode aprender o processo de fabrico de massa mãe e fazer uma horta vertical; descobrir quais as plantas comestíveis do Parque Florestal de Monsanto ou deslumbrar-se com o desconhecido Jardim da Casa de S. Mamede.

Explorando os jardins secretos

Jardins Abertos: Parque Botânico do Monteiro-Mor
Parque Botânico do Monteiro-Mor/ Imagem de Aline Macedo

Os jardins de Lisboa são fontes de conhecimento e, caminhando por trilhos sinuosos, entre flores e árvores frondosas, os visitantes podem descobrir refúgios tranquilos no meio do caos da cidade e conectar-se à natureza.

Nesta primavera, são estes os espaços que pode descobrir:

As visitas aos jardins do festival são gratuitas, o acesso é feito por ordem de chegada e não são permitidos animais de estimação. As demais atividades requerem inscrição. Para saber mais sobre o calendário de visitas e atividades consulte o site da organização.

Aproximação à Natureza

Jardim Gulbenkian / Imagem de Jardins Abertos

A colaboração entre profissionais de jardinagem, paisagismo, cultura e sustentabilidade permitiu a organização deste festival em que os espaços verdes da cidade revelam sua beleza oculta.

Como uma árvore que ganha raízes, dos 80 visitantes da primeira edição, o Jardins Abertos contou com 68 000 participações nas edições do festival em 2022. Evidência de que esta aproximação à natureza em contexto urbano é a semente de um movimento para a promoção de uma maior consciência ambiental rumo a um futuro mais sustentável.

Turismo

Unidades hoteleiras perspetivam taxa de ocupação acima dos 70% na Páscoa

Turistas portugueses lideram a procura nos principais mercados nacionais.

Turismo

Portugal arrecada 31 “óscares” europeus do turismo

Na gala europeia dos "World Travel Awards", vários destinos nacionais foram distinguidos.

Turismo

Bolsa de Turismo de Lisboa tem melhor edição de sempre

O número de visitantes ultrapassou a edição de 2023 da Web Summit, avança a organização.

Leia mais

Créditos

Bancos devolveram 8,3 ME por comissões e juros indevidos

Reclamações de clientes bancários dispararam no ano passado.

Habitação

Loures vai ter 152 novas casas a custos controlados

O município constrói um projeto de habitação a custos controlados financiado pelo PRR. O montante do investimento ascenderá a cerca de 22 milhões de euros.

Créditos

Bancos só aceitaram um terço dos pedidos de fixação da prestação

O número de créditos à habitação em risco de incumprimento aumentou de forma significativa em 2023, segundo o Banco de Portugal.

Habitação

As casas mais baratas para arrendar em Portugal

Descubra oportunidades de norte a sul!