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11 dicas de marketing imobiliário para 2024
Novembro 21, 2023 · 5:11 pm
Imagem de Freepik
O mercado imobiliário é dinâmico e competitivo e, à medida que nos aproximamos do final do ano, é tempo de fazer balanços e definir estratégias para melhorar a produtividade em 2024. Aqui estão 11 dicas de marketing imobiliário essenciais para os profissionais que querem ter mais sucesso.
Um pilar dos negócios imobiliários
No que concerne o mercado imobiliário, as perspetivas para o próximo ano são marcadas por incertezas do setor, tanto no contexto nacional como internacional, mas há tendências previsíveis. Certo é que o novo ano vai trazer desafios e também oportunidades para melhorar a sua produtividade e fazer mais negócios.
Todos sabemos que o marketing é fundamental para o sucesso das empresas, para que estas se destaquem e ofereçam serviços diferenciados e sejam capazes de atrair a atenção dos potenciais clientes.
Sendo um pilar estratégico dos negócios imobiliários, o plano de marketing deve ser rigorosamente planeado e adequado aos mercados, às metas, aos objetivos e, claro, aos públicos-alvo. Contudo, pode ir mais além e descobrir estas dicas imperdíveis para melhorar a produtividade do seu negócio.
- Domine a tecnologia
A importância do marketing imobiliário deve-se à enorme competitividade do mercado. Por isso, em 2024, usar todos os recursos tecnológicos ao seu dispor continua a ser uma tendência incontornável.
Construa e mantenha uma presença online forte. Invista num website atrativo e renove-o regularmente. É imperativo ter um site responsivo, ou seja, que apresenta os conteúdos em função da resolução do dispositivo em que é visualizado, permitindo ao utilizador usufruir de uma experiência completa e cómoda quer seja no PC, no tablet ou no telemóvel.
Já de olhos postos no futuro, otimize o seu site para pesquisas de voz, já que lhe permite alcançar potenciais clientes que utilizam assistentes de voz para encontrar informações.
A integração de novas tecnologias é essencial. Utilize plataformas de gestão imobiliária, integre ferramentas de Inteligência Artificial que o podem ajudar na análise de dados, na automatização de tarefas e até na comunicação e apoio aos clientes (chatbots), poupando muito tempo para aquilo que realmente importa.
Mantenha-se atualizado: invista em vídeos e ferramentas de realidade virtual (Virtual Reality) e realidade aumentada (Augmented Reality) para oferecer experiências únicas e imersivas aos potenciais compradores e promover de forma diferenciada as mais-valias de cada propriedade.
2. Use o ambiente digital em seu benefício
As campanhas de marketing digital necessitam de baixo investimento, quando comparadas com as dos media tradicionais, mas são capazes de gerar excelentes resultados na captação de leads. Esteja ativo nas redes sociais e otimize a presença do seu site nos motores de busca para alcançar um público mais amplo.
Os anúncios pagos no Google ou em redes sociais como Instagram, Facebook, LinkedIn, Instagram, X (antigo Twitter) e TikTok permitem fazer uma segmentação precisa e são capazes de chegar a um número incrível de pessoas.
Com facilidade, encontra tutoriais a ensinar como utilizar cada uma das redes sociais em prol do seu negócio. Não tem de estar presente em todas, nem publicar conteúdos constantemente, mas adapte o seu uso ao target pretendido.
Por outro lado, diversifique as abordagens e não arrisque apenas numa plataforma. Além do seu website e das redes sociais, aposte em portais imobiliários de confiança, como o Casa Yes.
Embora em Portugal não seja ainda uma prática comum, as parcerias com influencers também são uma tendência no marketing imobiliário para 2024.
3. Não esqueça o marketing tradicional: adapte-o
A par do crescimento de novas plataformas, algumas das estratégias de marketing imobiliário tradicional continuam a ser eficazes. Uma vez mais, quais e em que escala depende bastante do target pretendido. Lonas e placas funcionam bem para a consolidação da marca e continuam a resultar em angariações, sobretudo se forem usadas na sua zona de influência.
Os flyers podem funcionar em algumas situações, tal como as cartas, para divulgar uma ação específica, contudo não são úteis se usados larga escala. Do mesmo modo, e-mails marketing podem ser uma ferramenta de conversão importante, se passarem mensagens claras e diretas e forem enviados a grupos selecionados.
Os banners e cartazes também podem ser adaptados ao mercado digital, provavelmente, com maior eficácia do que nos meios tradicionais.
4. Invista na sua comunidade
A comunidade onde atua, a sua área de geográfica de influência, tende a ser muito mais profícua do que investimentos em grande escala.
Se nas redes sociais aponta para o largo alcance, contrabalance, por exemplo, com o patrocínio e apoio a eventos locais, sejam campeonatos desportivos ou o calendário dos escuteiros. Envolva-se nas dinâmicas que o aproximam do seu target.
Desenvolva conteúdos para o site sobre as vantagens de viver em determinado bairro ou guias sobre o melhor do comércio local. Seja criativo na abordagem e crie laços que fortaleçam a proximidade e integração na sua comunidade.
5. Aposte em relações de confiança
As tecnologias têm um potencial incrível, mas nada substitui o relacionamento interpessoal que se constrói entre um agente imobiliário e o seu cliente. Se, por um lado, deve investir em ferramentas capazes de o fazer chegar a mais pessoas e poupar tempo em tarefas repetitivas, por outro, aposte na personalização, na empatia, na humanização do contacto direto.
Para a maioria das pessoas, comprar ou vender uma casa é uma experiência emotiva. Envolve dúvidas, receios, expectativas, anseios. Por isso, crie relações fortes, daquelas que subsistem além de um negócio em particular.
Seja transparente, ouça as preocupações dos seus clientes, entenda as motivações de cada transação, alimente as conexões mesmo depois de fechar o contrato. São estas relações de confiança que deixam marca: são comentadas, recomendadas, partilhadas junto de amigos e família.
Peça aos seus clientes que partilhem as experiências positivas, por exemplo nas redes sociais. Os testemunhos positivos são excelentes cartões de visita para angariar novos negócios.
6. Construa uma marca pessoal forte
Construa uma marca pessoal forte. Esta frase tem um duplo sentido: primeiro, significa apostar num serviço único e diferenciado como marca identitária; por outro lado, implica investimento na promoção da sua marca pessoal.
Um consultor imobiliário de sucesso é um especialista no mercado em que atua e garante que o conhecimento que adquiriu faz a diferença na vida dos seus clientes. Esta excelência chega rapidamente aos ouvidos daqueles que ainda não são clientes. A atenção ao detalhe, o profissionalismo e a empatia são qualidades insubstituíveis e continuam a ser a melhor maneira de promover o seu trabalho.
Mas este trabalho deve ser fortalecido com investimento em marketing na sua marca pessoal. Confie em si, pode não ter um retorno imediato, mas na corrida de longa-distância fará a diferença.
Uma marca pessoal distintiva ecoa junto do seu público-alvo que procura segurança, mas também um rosto familiar. Por vezes, uma fotografia inspiradora ou um website apelativo podem ser a diferença que o separa da concorrência.
7. Invista em networking
Ter uma boa carteira de clientes é importante, mas os profissionais de excelência procuram sempre mais. Por isso, a forma de se manter atualizado no meio imobiliário é participar em conferências, encontros de networking, eventos do setor.
Muitas vezes, pode parecer um investimento de tempo e dinheiro sem qualquer retorno. Mas estes são momentos importantes, onde se estabelecem relações que podem resultar em parcerias e oportunidades de negócio que não existiriam de outra maneira.
8. Não faça você mesmo
O DIY (Do It Yourself) pode ser uma tendência na decoração, mas não no marketing imobiliário. Não queira fazer tudo porque a probabilidade de não o conseguir, pelo menos com a qualidade necessária, é enorme.
Procure o apoio de profissionais especializados em marketing, design e informática, já que uma abordagem multifacetada exige diferentes áreas de especialidade. O seu tempo é um recurso valioso e deve aproveitá-lo bem!
O orçamento em marketing não é uma despesa, é um investimento que trará retorno para o seu negócio.
9. Marketing de conteúdo
Ser original e criativo e, simultaneamente, manter a identidade sem soar artificial não é um equilíbrio fácil de conseguir. Desenvolva estratégias de marketing inovadoras para atrair a atenção dos potenciais clientes. Utilize vídeos e conteúdo visual envolvente para destacar propriedades e partilhar informações interessantes. Não desvalorize o poder da imagem na construção do sentimento de confiança.
Uma das tendências que continua a ser marcante em 2024 é o Storytelling, ou seja, contar histórias. Contar a sua história, a dos seus clientes ou dos imóveis que vende cria uma envolvência, uma ligação emocional mais forte com o público e deste com a marca.
Negociar imóveis implica lidar com sonhos e expectativas: são famílias que nascem, que se reconstroem, vidas que começam.
Os profissionais imobiliários lidam com inúmeras situações que podem ser inspiradoras, emotivas, gerar reconhecimento. Sabe que as pessoas se lembram melhor de marcas que contam histórias com as quais se identificam?
10. Adapte a comunicação às últimas tendências
Esteja atento aos “ares do tempo” e antecipe as últimas tendências, mesmo quando parecem não estar diretamente relacionadas com o mercado imobiliário.
As preocupações com sustentabilidade estão na ordem do dia, por isso, seja na construção ou nos consumos energéticos, realce estas valências nas propriedades que representa.
O trabalho remoto continua a ser uma tendência em 2024. Logo, destaque imóveis com potenciais espaços de trabalho e que representem soluções flexíveis de habitação, como zonas mais afastadas do centro das grandes cidades, mas com bons acessos.
A saúde e bem-estar mantêm a sua centralidade da vida das pessoas. Enfatize casas com características como varandas e jardins, com localizações privilegiadas e que promovam estilos de vida saudáveis.
11. Esteja à frente do seu tempo
Prepare-se para o futuro e esteja atento às novas tendências. O desenvolvimento da tecnologia de blockchain pode ter grande impacto na segurança, facilidade e transparência das transações imobiliárias.
A constante evolução da realidade virtual também deve ser seguida de perto, considerando o metaverso como uma plataforma possível para divulgação de propriedades e interação com potenciais clientes.