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9 Dicas para anúncios imobiliários de sucesso: valorize as propriedades dos seus clientes

Setembro 26, 2023 · 2:19 pm
Imagem de Drazen Zigic no Freepik

Saber fazer um bom anúncio imobiliário pode ser a diferença entre conseguir, ou não, concretizar o melhor negócio num curto espaço de tempo.

Os profissionais imobiliários têm de ter competências diversificadas, muito além do mero conhecimento do mercado. Devem ser bons comunicadores, saber avaliar propriedades, negociar, ter conhecimentos jurídicos e, não esquecer, perceber de marketing e publicidade.

Ser capaz de criar estratégias de marketing eficazes para promover as propriedades dos seus clientes e alcançar possíveis compradores é uma etapa essencial para atrair compradores e concretizar transações. Ao colocar anúncios em portais imobiliários como o Casa Yes, as agências estão a valorizar os imóveis que representam.

Descubra nove dicas para fazer anúncios de sucesso, capazes de lhe trazer os melhores negócios:


  1. Use fotografias de boa qualidade

É uma dica já bastante repetida, mas ainda assim menosprezada. Invista em boas fotografias que destaquem os melhores aspetos da casa. As fotografias profissionais têm boa definição, são bem iluminadas, favorecem a perceção das áreas de uma propriedade.

Estas serão o cartão de visita do imóvel e boas imagens transmitem uma sensação de confiança aos potenciais compradores. Usar poucas fotos, ou de má qualidade, pode, pelo contrário, afastá-los sem sequer quererem conhecerem o imóvel.

2. Prepare o ambiente

Antes da sessão fotográfica, prepare o ambiente. Garanta que o imóvel está limpo e arrumado e sem problemas que exijam reparações. Peça aos clientes para guardarem objetos demasiado pessoais, como molduras, por exemplo, e se a casa tiver demasiadas coisas, que arrumem o possível, para “destralhar” e valorizar as áreas.

Pelo contrário, se considerar o ambiente demasiado “frio”, leve alguns elementos que podem dar a sensação de conforto, como umas almofadas ou uma planta bonita. Use luz natural, mas não se esqueça que ter luzes baixas acesas ajuda a criar um ambiente mais acolhedor nas fotografias.

3. Selecione as imagens utilizadas

Além da qualidade das fotografias, importa também sublinhar a importância das imagens escolhidas. Selecione apenas as melhores. Use como foto de destaque a melhor foto do interior do imóvel.

Mostre os pontos fortes da propriedade, mas também a vizinhança ou o exterior do edifício/ moradia, se lhe parecer uma mais-valia. Cozinhas e casas-de-banho modernas e renovadas são muitas vezes decisivas na escolha de um imóvel. Disponibilize imagens das plantas da casa. Vídeos cuidados e visitas virtuais são recursos valiosos num anúncio imobiliário e podem ajudar muito na concretização de negócios.

4. Detalhe as informações sobre o imóvel

A construção do anúncio propriamente dito também pode ser desafiante porque este deve ser detalhado e, simultaneamente, conciso. Deve incluir informações detalhadas sobre a propriedade: o número de quartos, casas-de-banho, áreas totais, além das características especiais (como piscina, jardim, garagem, etc.).

Mesmo não incluindo esta informação no anúncio, o agente imobiliário deve ser transparente quanto aos dados relevantes sobre a situação documental da propriedade, impostos, dívidas pendentes, condomínio, etc., fundamentais para uma relação de transparência.

5. Detalhe a localização da propriedade

Para os potenciais compradores, a zona é um fator essencial e não detalhar a localização de um imóvel pode ser considerado como um elemento de desconfiança em relação ao mesmo ou mesmo de exclusão para quem não pretenda perder tempo. Não é necessário referir a morada exata no anúncio, mas refira o bairro ou zona em que se insere, a proximidade a serviços e acessibilidades.


  1. Seja realista

Descrições vagas ou informações enganosas não dão bons resultados: os potenciais compradores não querem sentir-se enganados e pode resultar em perda de confiança. O que não serve a um cliente, pode ser a perfeição para outro. Não pense apenas no imediato, mas estabeleça relações de longo-prazo com os seus clientes.

7. Faça descrições apelativas

Se, por um lado, não deve ser fantasioso na descrição do imóvel, por outro, não deve limitar-se a um texto aborrecido sem qualquer elemento apelativo. Tenha atenção à primeira frase do anúncio que funciona como título.

Destaque os pontos fortes da propriedade e faça-a a brilhar em poucas palavras. Por exemplo, mencione aquela vista incrível, as obras recentes, a proximidade a boas escolas, transportes públicos ou áreas comerciais. Isso pode atrair compradores que procuram algo específico. Não exagere no tamanho da descrição nem abuse dos adjetivos; lembre-se: é um anúncio, não um tratado sobre estética.

8. Defina um preço justo

Como especialista do mercado, o seu conhecimento e acesso a dados sólidos de avaliação permitem que o imóvel seja promovido com o preço mais correto para conseguir a venda e um ótimo negócio para o cliente.

Um preço irrealista num anúncio imobiliário pode afastar compradores, enquanto um preço justo atrairá mais interessados e permitirá que o negócio se conclua com maior rapidez.

9. Esteja disponível para os interessados

Esteja disponível para responder às perguntas dos interessados e agendar visitas o mais rapidamente possível. Compradores sérios valorizam a comunicação eficaz e podem perder o interesse se estiverem demasiado tempo à espera. No Casa Yes, pode também utilizar o whatsapp para agilizar os contactos com os potenciais compradores.

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