Profissionais

Como a inteligência artificial pode revolucionar o desempenho dos profissionais imobiliários

Agosto 2, 2023 · 7:00 am
Imagem de Freepik

O mercado imobiliário é altamente dinâmico e competitivo, exigindo aos profissionais do setor um acompanhamento permanente das últimas tendências. Com a rápida evolução da tecnologia, a inteligência artificial (IA) emerge como uma ferramenta capaz de melhorar a eficiência e eficácia em diferentes áreas.

É verdade que muitos de nós resistimos à mudança, mas a capacidade de implementação das ferramentas da IA, obriga-nos a uma adaptação rápida. Como pode esta tecnologia ajudar os agentes, consultores e mediadores imobiliários a serem ainda melhores no seu trabalho?

Ferramentas em aperfeiçoamento

Depois do lançamento do Chat GPT, em novembro de 2022, apareceram diversas plataformas de IA, sendo o Bard (Google), a Mónica (Bing) apenas alguns exemplos de assistentes virtuais gratuitas que pode testar.  Todos os dias surgem novas aplicações e ferramentas mais sofisticadas com recurso a IA, muitas delas bastante úteis, mas tem de ter a certeza de que são seguros e confiáveis.

As ferramentas de IA ainda estão a ser aperfeiçoadas, têm diversas limitações, mas são impossíveis de ignorar. Os melhores profissionais serão aqueles capazes de colocar estas ferramentas ao seu serviço. Como?

Apresentamos-lhe algumas dicas simples de como a IA pode ajudar os profissionais imobiliários a serem mais eficientes, melhorarem a capacidade de atender às necessidades dos seus clientes e fecharem mais negócios.


  1. Automatização de tarefas

Com a ajuda da IA, os profissionais imobiliários podem automatizar tarefas repetitivas, como a triagem de leads, a criação de relatórios, a escrita e envio de e-mails de acompanhamento. Contudo, como referimos acima, estão ainda em aperfeiçoamento. Não se esqueça de rever todos os conteúdos gerados por IA, tanto a nível de correção de linguagem como de rigor de dados. É uma ferramenta muito útil que permite uma melhor gestão do tempo, fazendo com que os profissionais se concentrem em tarefas mais estratégicas, como desenvolver o relacionamento interpessoal com clientes e fechar negócios.

2. Análise de dados

A IA pode ajudar os profissionais imobiliários a analisar grandes quantidades de dados, como informações sobre o mercado imobiliário e as preferências dos clientes. Com estes conhecimentos, podem tomar decisões mais esclarecidas e oferecer um serviço cada vez mais personalizado aos clientes.

3. Utilização de chatbots

Os chatbots são programas de computador projetados para imitar conversas humanas. São alimentados por IA e podem interagir com clientes em tempo real, responder a questões e dúvidas frequentes e até mesmo agendar visitas a imóveis. Podem ser integrados em sites, aplicações e redes sociais para fornecer apoio aos clientes e ajudar os profissionais imobiliários nestas tarefas.

4. Melhoria na tomada de decisões

A IA é também muito útil na análise de grandes quantidades de dados, identificando tendências e padrões que podem ser usados para melhorar as tomadas de decisão. Por exemplo, pode identificar bairros em crescimento, propriedades com potencial de valorização e eventuais clientes mais propensos a comprar ou vender um imóvel.

5. Personalização do serviço

A personalização é essencial para oferecer um serviço imobiliário diferenciado. A IA pode ser usada para criar sistemas de busca inteligentes, que aprendem as preferências dos clientes ao longo do tempo e sugerem imóveis que atendam às suas necessidades específicas. Esta abordagem proporciona uma experiência mais personalizada e aumenta as hipóteses de negócios.

6. Melhorar a experiência do cliente

A IA vai melhorar a experiência dos clientes a vários níveis. Por exemplo, pode ser integrada nos motores de pesquisa para facilitar a procura de imóveis, usando linguagem natural. O processo é mais intuitivo e eficiente do que nunca, com resultados personalizados, de acordo com preferências e necessidades individuais, como acontece no Casa Yes.

7. Usar realidade virtual

Um dos recursos mais interessantes que a IA possibilita é a experiência de realidade virtual, que permite aos clientes visualizar propriedades sem sair de casa. Tal é especialmente útil para clientes que estão noutra cidade ou país ou que tenham mobilidade reduzida.

8. Melhorar as estratégias de marketing

A IA pode ajudar os profissionais a definir a sua estratégia de marketing, a direcioná-la para targets específicos, a redigir posts para as redes sociais e a traduzir conteúdos. Com estas ferramentas pode ter descrições de imóveis sempre apelativas, comunicar em diferentes plataformas sempre com o tom certo. Claro que a criatividade é uma das mais maravilhosas características humanas, mas a IA dá-lhe uma excelente base de trabalho que deve depois aprimorar.

Um estudo recente, publicado na revista Science e realizado por investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), procurou medir o impacto da inteligência artificial generativa (especificamente do chatbot ChatGPT) na produtividade de profissionais que lidam com tarefas de escrita. O estudo concluiu que o ChatGPT teve um impacto significativo na produtividade dos trabalhadores. Ao fim de três meses o tempo utilizado na tarefa diminui 80% enquanto a qualidade dos resultados melhorou em 40%, na análise de avaliadores independentes.

A inteligência artificial oferece inúmeras possibilidades para otimizar processos, oferecer serviços personalizados conseguir ser um profissional mais completo. A melhor forma de encarar o futuro é aceitar que começa hoje.

Dicas

Encarregados de Educação: Matrículas a partir de 15 de abril

Saiba quais os prazos que deve cumprir!

Dicas

Calendário das provas finais e exames nacionais em 2024

Guia para todos os estudantes: quais as datas das provas de aferição, provas finais e exames nacionais 2023/2024.

Decoração

Estilos de decoração: qual é o seu?

Descubra diferentes inspirações para decorar a sua casa!

Leia mais

Portugal regista 2ª maior subida na produção na construção na UE

Os principais avanços registaram-se em Espanha (8,3%), Portugal (4,4%) e República Checa (3,7%).

Habitação

Câmara de Lisboa propõe “discriminação positiva” de residentes no acesso à renda acessível

Medida visa beneficiar residentes das freguesias sob maior pressão urbanística.

Dinheiro

Preços das casas em Portugal aumentaram 111% desde 2015

O diretor do FMI para a Europa considera que correção dos preços das casas não será repentina.

Impostos

IRS: o que muda nos novos escalões

O Governo alargou o alívio fiscal até ao 8.º escalão.