Passeios

5 Lugares mágicos para descobrir no inverno

Janeiro 12, 2024 · 3:54 pm
Foto de rashid khreiss na Unsplash

Portugal, com as suas paisagens deslumbrantes e riqueza cultural, revela um encanto especial durante os meses de inverno, com lugares mágicos para descobrir.

Muitos viajantes optam pelo calor do verão para conhecer o país, mas há uma beleza serena nas paisagens dos dias mais frios que nos faz ter vontade de partir.  Bem aconchegados, vamos conhecer cinco destinos mágicos a quem o inverno assenta que nem uma luva.

1. Sortelha: Uma aldeia congelada no tempo

5 lugares mágicos para conhecer no Inverno: Sortelha
Foto de David Magalhães na Unsplash

Sortelha é uma das mais antigas e encantadoras aldeias portuguesas. A meio caminho entre a Serra da Estrela e a Reserva da Serra da Malcata, no concelho do Sabugal, integra as Aldeias Históricas de Portugal e é uma viagem no tempo em qualquer estação do ano. Contudo, no inverno, a aldeia beirã parece ter uma aura ainda mais mágica, sobretudo se tiver a sorte de a ver coberta de neve.

O castelo assente num imponente conjunto rochoso, a igreja, o pelourinho, as ruelas, as casas de granito assentes na pedra transportam os visitantes para um ambiente medieval.

As paisagens em redor têm a beleza agreste do granito e da natureza selvagem. A atmosfera tranquila e a simpatia dos habitantes são imperdíveis. Tudo convida a passeios, à contemplação, ao descanso. Contudo, para aquecer, nada como uma lareira acesa, as boas conversas a crepitar e, claro, o degustar das iguarias regionais nos estabelecimentos locais.

2. Montesinho: O refúgio da natureza selvagem

5 lugares mágicos para conhecer no Inverno: Montesinho
Imagem de jfsnunes por Pixabay

Situado no extremo nordeste de Portugal, o Parque Natural de Montesinho é um recanto bem escondido que ganha uma nova dimensão no inverno. As florestas de carvalhos e os extensos campos cobertos de neve transformam esta área protegida num lugar verdadeiramente mágico.

A aldeia de Montesinho, com suas casas tradicionais em granito, é o ponto de partida ideal para explorar essa maravilha natural. É como entrar num postal em tamanho real para conhecer o calor de um lugar único.

Os entusiastas de atividades ao ar livre podem desfrutar de caminhadas na neve, observar animais e, à noite, contemplar as estrelas que parecem brilhar mais do que nos outros locais do nosso planeta. Além das belezas naturais, permita-se conhecer as pessoas, património maior de qualquer lugar e que aqui mantêm a pureza dos gestos simples.

3. Sintra: Monumentos encantados

Foto de XAVIER PHOTOGRAPHY na Unsplash

Sintra, conhecida por seus monumentos grandiosos, palácios românticos e jardins exuberantes, assume uma atmosfera verdadeiramente mágica durante o inverno.

O Palácio da Pena, com as suas torres coloridas emergindo entre a neblina, parece ter saído diretamente de um conto de fadas. Os trilhos na serra, nos Parques da Pena e de Monserrate, proporcionam passeios únicos, onde ressalta a beleza e riqueza do património histórico e natural.

Sintra é sempre um lugar mágico e também à noite, suavemente iluminada, cria um ambiente acolhedor. Nos dias frias, aproveite para se aquecer com uma bebida quente ou adoçar o espírito e o corpo com uma queijada ou travesseiro.

Fusão perfeita entre a grandiosidade dos monumentos e a serenidade da estação, Sintra proporciona aos visitantes uma experiência verdadeiramente encantadora no inverno.

4. Marvão: um castelo nas nuvens

destinos mágicos no Inverno: Marvão
Foto de Rach Sam na Unsplash

Aninhada num dos pontos mais altos da Serra de São Mamede, Marvão é uma joia medieval que brilha ainda mais durante os meses de inverno. A viagem até ao seu imponente castelo, elevado acima das nuvens, pela estrada sinuosa com paisagens espantosas, é uma experiência que já vale por si.

Perca-se nas ruas estreitas, explore as escadinhas íngremes, descubra a história, os recantos, os jardins surpreendentes. Demore-se nos pormenores: cada casa, chaminé, janela tem um segredo para contar aos que se dispõem a ouvir.

Se puder pernoitar dentro das muralhas, vai ver que acordar aqui, envolto em brumas, é uma experiência única. Marvão, empoleirada no topo da montanha, a mais de 800 m de altitude, tem uma vista que se estende até onde os nossos olhos alcançam, como se dali se avistasse toda a lonjura do mundo. Verdadeiramente inesquecível!

5. Monsaraz: o encanto sobre as planícies

lugares mágicos no Inverno: Monsaraz
Imagem de João Fructuosa por Pixabay

Monsaraz é uma pitoresca vila no coração do Alentejo. Este lugar mágico também se reveste de um encanto especial durante os meses mais frios. O imponente castelo oferece vistas deslumbrantes sobre o Alqueva e sobre as extensas planícies alentejanas.

A tranquilidade dos meses de inverno convida os visitantes a explorar os recantos de Monsaraz sem atropelos ou escaldões, caminhando nas ruas bem preservadas que parecem transportar-nos para outros tempos.

O calor vem das pessoas, da hospitalidade generosa da gastronomia, das conversas, da partilha. Descubra os pratos tradicionais alentejanos, os bons vinhos e delicie-se a ver os minutos a escoar devagar.

Turismo

Quatro das melhores aldeias turísticas do mundo são portuguesas

Se está a preparar uma escapadinha, não perca a oportunidade de as visitar.

Passeios

Destinos de sonho para uma escapadinha barata

Portugal oferece destinos surpreendentes para todos os gostos. Descubra três destinos possíveis para fugir, cá dentro.

Passeios

Sabe quais os museus e monumentos gratuitos aos domingos e feriados?

A partir de dia 1 de setembro, aos domingos e feriados pode visitar 26 museus e monumentos gratuitamente. Descubra quais são, de norte a sul do país, .

Leia mais

Construção

Reabilitação urbana cresce 2,7% em janeiro

A atividade dos empresários do setor cresceu em janeiro face ao ano anterior.

Decoração

O que nunca fazer em decoração: erros e opções de que te vais arrepender

Como fazer da nossa casa um cenário inspirador!

Créditos

Prestação da casa desce 4 euros para créditos com Euribor a 3 e 6 meses

Redução acontece pelo segundo mês consecutivo.

Construção

Vanguard investe 50 milhões em fábrica de casas em madeira

A nova unidade de produção da fábrica da Kōzōwood Industries terá capacidade para construir estruturas em madeira para três casas por dia.