Empresas

Projeto imobiliário de 700 ME nasce na Quinta do Morgadinho em Vilamoura

Maio 2, 2024 · 5:48 pm
Arcaya Homes

A Quinta do Morgadinho, em Vilamoura, no concelho de Loulé, vai acolher um projeto imobiliário orçado em 700 milhões de euros que pretende ser um marco na arquitetura sustentável.

A Bondstone, sociedade gestora de fundos portuguesa, apresentou esta quinta-feira no SIL – Salão Imobiliário de Portugal, o projeto Arcaya Homes que contará, numa primeira fase, com 48 vilas ‘premium’ lançadas no mercado por preços a partir dos 1,9 milhões de euros. O projeto prevê a edificação de casas de três tipologias, com dois pisos e até quatro quartos, áreas exteriores, jardins e terraços, piscina privada, zona de estar e de refeições, acrescentou a promotora.

Inseridas numa floresta de 68 hectares, as Arcaya Homes, desenhadas pelo gabinete de arquitetura espanhol Battleiroig, são construídas seguindo práticas inovadoras com foco na preservação dos ecossistemas, com estrutura em madeira e construção ‘off-site’”, sublinha a promotora imobiliária.

Modelo sustentável de construção

O modelo de construção está centrado na sustentabilidade ambiental e tem por objetivo minimizar o “impacto ecológico em todas as fases do projeto” para proporcionar aos futuros residentes “uma experiência sem precedentes de conforto e imersão na natureza”. O conceito é o de um “jardim infinito”, eliminando as barreiras com a natureza.

O espírito de preservação das infraestruturas já existentes é inovador: são 20 hectares de jardins partilhados, aproveitando a topografia existente, os espaços originais, as áreas verdes, fazendo um uso inteligente e eficiente das águas. É um projeto diferenciador com potencial de gerar espaços sociais e comunitários integrados na natureza, mas também de viver bem de forma sustentável.

O diretor de operações da Bondstone, Frederico Pedro Nunes, considerou que o projeto tem “uma abordagem pioneira” que redefine “os padrões de sustentabilidade no setor imobiliário e a pegada carbónica no setor da construção”.

Habitação

Recuperação das vendas de casas provoca nova aceleração nos preços

A nova subida de preços reflete uma recuperação das transações entre fevereiro e abril deste ano.

Habitação

Governo aprova garantia pública para apoiar jovens na compra de casa

Garantia pública de até 15% abrange jovens que ganhem até 5800 euros por mês e comprem casa no máximo de 450 mil euros

Habitação

Câmara de Lisboa aprova consulta pública para alteração ao plano do Vale de Santo António

O Plano de Urbanização do Vale de Santo António, com a previsão de construção de 2.400 fogos, vai ser submetido a discussão pública.

Leia mais

Investimento

Preços dos imóveis comerciais aumentam 5,5% em 2023

Diferencial entre o Índice de Preços da Habitação e o Índice de Preços das Propriedades Comerciais diminuiu.

Créditos

Avaliação bancária das casas aumenta para 1.580 euros/m2

Em abril, o valor médio na habitação cresceu 7% em termos homólogos.

Investimento

Investidos 226 milhões em imobiliário comercial na AM do Porto

O retalho representa 41% do investimento em imobiliário comercial no Grande Porto, entre o início de 2023 e abril deste ano.

Investimento

Imobiliário representa 60% do investimento direto estrangeiro no 1.º trimestre

O IDE em Portugal totalizou 1.000 milhões de euros, no primeiro trimestre do ano.