Habitação

As zonas mais “cool” para viver no Porto

Maio 15, 2024 · 3:42 pm
Foto de Nick Karvounis na Unsplash

O Porto é uma cidade que encanta todos os sentidos. Com a sua identidade cativante e autenticidade única, tem uma história e cultura que pulsam nas ruas, no casario, nas águas do Douro.

Apesar de enfrentar os desafios que o turismo de massas acarreta, a Invicta tem conseguido manter a hospitalidade franca e o charme incomparável. Figura entre as melhores cidades do mundo, em 2024, segundo a Time Out Global, e tem uma mão cheia de bons motivos para continuar a apaixonar os seus moradores. Descubra quais são as zonas mais cool para morar no Porto!


  1. Ribeira: Renovação urbana à beira-rio

A renovação urbana trouxe um novo fôlego à zona baixa da cidade. Antigos armazéns foram convertidos em lojas trendy, os restaurantes mais inovadores ocupam edifícios históricos.

Espraiada junto ao Douro, a Ribeira é onde pulsa a mais perfeita síntese entre a beleza tradicional e a visão contemporânea, oferecendo uma experiência única de compras, gastronomia e cultura.


  1. Cedofeita: O coração criativo do Porto

A Cedofeita é o coração criativo do Porto, onde a arte de rua se mistura com as lojas independentes e os cafés hipster. Este bairro é o palco de cada vez mais eventos culturais e ponto de encontro para os amantes da música alternativa, de moda e da cultura underground. A cena boémia de Cedofeita dá ao Porto um toque de rebeldia artística.


  1. Foz do Douro: O elegante encontro com o mar

Na Foz, o Porto abraça o Atlântico com a elegância dos clássicos. A combinação dos palacetes com praias deslumbrantes e uma vida noturna descontraída nunca passa de moda. Os bons restaurantes e esplanadas à beira-mar proporcionam uma atmosfera única, fazendo da Foz o lugar perfeito para quem procura o equilíbrio entre o glamour e a descontração.


  1. Bonfim: A vanguarda cultural em ascensão

O Bonfim é uma zona em ascensão, onde a criatividade se mistura com a tranquilidade pacata de um bairro residencial. Galerias de arte contemporânea, espaços de co-working e cafés alternativos dão vida a este bairro que está em transformação.

A comunidade artística de Bonfim está a redefinir a cena cultural do Porto, tornando-o num ponto obrigatório. Em 2020, o jornal The Guardian elegeu o Bonfim como o quarto mais cool da Europa!


  1. Boavista: Modernidade no centro da cidade

A zona da Boavista é bastante central, conjugando elegância e modernidade. Marcada pela Casa da Música e a sua arquitetura contemporânea, oferece uma experiência cosmopolita aos seus moradores. A proximidade a eventos culturais e a boa rede de transportes e acessos fazem da Boavista uma das melhores zonas para morar no Porto.


  1. Paranhos: Uma autêntica cidade

Paranhos é o berço académico, onde a tradição universitária se une ao dinamismo cultural. É uma das zonas mais apetecíveis para se viver no Porto, já que alia preços acessíveis a boas acessibilidades, além de muito comércio e serviços. Sendo afastado dos roteiros turísticos da cidade, Paranhos oferece um estilo de vida calmo e autêntico.


  1. Campanhã: Revitalização industrial com um twist

A Campanhã, antigo reduto industrial, está a passar por uma revitalização nos últimos anos. A pressão imposta pelos aumentos de preços no centro tem levado ao crescimento de zonas com habitação mais acessível. Com uma excelente rede de transportes públicos, boas zonas verdes e mantendo-se fiel à sua essência, a Campanhã é uma excelente opção para famílias.

Habitação

Braga entre as capitais de distrito que mais investem em nova habitação

Concelho minhoto contabiliza mais de 1.000 novos fogos com pedido de licenciamento em 2023.

Habitação

A grande tendência das casas pequenas por menos de 150 mil euros

Descubra as casas que estão a conquistar corações e carteiras.

Habitação

O melhor de dois mundos: viver no campo perto da cidade

Descubra estes lugares incríveis!

Leia mais

Habitação

Ministro diz que habitação não deve ser arma de arremesso político

Miguel Pinto Luz agradeceu à oposição abertura ao diálogo.

Créditos

Taxa de juro diminui pelo terceiro mês consecutivo

Os juros representaram 61% da prestação média do crédito à habitação em abril.

Profissionais

Conferência da Promoção Imobiliária está de regresso em junho

Reunindo os principais intervenientes do setor, a 5.ª edição da conferência centrar-se-á no desafio de criar cidades sustentáveis e inclusivas.

Habitação

Apoio à renda chega a menos 10 mil inquilinos em abril

Beneficiaram do apoio 223 mil inquilinos, no mês de abril, uma diminuição face a janeiro.