Vender Casa

Como distinguir área bruta, área útil e área dependente

Março 21, 2023 · 3:16 pm
Imagem de Freepik

Quando procuramos comprar ou vender uma casa, a área é essencial para fazer uma correta avaliação do imóvel. Porém, nem sempre conhecemos bem a terminologia utilizada, por isso ajudamo-lo a perceber a diferença entre  área bruta, área útil e área dependente.

Área dependente ou área bruta dependente

A área dependente ou área bruta dependente corresponde às áreas cobertas fechadas para uso exclusivo do proprietário, ainda que estejam localizadas no exterior da fração, cuja utilização é acessória face ao uso da fração, como garagem ou lugar de garagem, varanda/terraço, arrecadação ou arrumos, sótãos ou caves, desde que não incluídas na área bruta privativa.

Área bruta privativa

A área bruta privativa é a superfície total medida pelo perímetro exterior do edifício ou fração (incluindo as espessuras das paredes, internas e externas), varandas privativas fechadas ou marquises, caves e sótãos privativos.

É utilizada para calcular o valor patrimonial do imóvel, sobre o qual são calculados os montantes de tributação. Não inclui arrecadações e lugares de garagem (que integram a Área Bruta Dependente), nem zonas exteriores. Pode encontrar a Área Bruta Privativa na Caderneta Predial do imóvel.

ÁREA BRUTA = Área Bruta Privativa + Área Bruta Dependente

Área útil ou área privativa

A área útil ou privativa é a soma das áreas das várias divisões da casa, medidas pelo perímetro interior do imóvel, incluindo corredores, halls, despensa, roupeiros embutidos, instalações sanitárias.

Assim, a área útil inclui tudo o que é compreendido pela Área Bruta Privativa, exceto as paredes, correspondendo ao número de m2 que tem, efetivamente, à sua disposição. Não inclui terraços, varandas abertas (mesmo que cobertas), garagens e arrecadações. Pode consultar a Área Útil do imóvel no Certificado Energético e na Planta de Interiores.

Área comum

A área comum é o conjunto de espaços que todos os moradores podem frequentar. Inclui os espaços de circulação (como o hall do edifício, corredores de acesso, escadas, elevadores e áreas de circulação comum nas garagens) e espaços de lazer (sala de festas, piscina, campo de jogos, etc.). Deste modo, cada apartamento possui uma fração igual da área comum, independentemente da tipologia. Em caso de necessidade de obras de manutenção, cada fração paga de forma proporcional à sua área privativa.

Vender Casa

Venda de casas recuperou após um ano de queda

Entre março e maio de 2023, foram vendidos 33.800 imóveis em Portugal Continental.

Vender Casa

1ª Convenção APEMIP/Imocionate decorre amanhã

O maior evento nacional da mediação imobiliária tem lugar no Centro Cultural de Belém.

Vender Casa

Dia do mediador imobiliário assinala-se hoje

A efeméride serve de pretexto para celebrar a atividade de mediação imobiliária criada a 30 de junho de 1961.

Leia mais

Passeios

Arraiais, bailaricos e sardinhas: venham os Santos Populares!

Descubra as dicas para ser muito feliz nas festas populares!

Empresas

Investidores privados compram edifício de escritórios Corpo Santo 13

A antiga sede da Fidelidade, no Cais do Sodré, é atualmente ocupada pelo Tribunal da Relação.

Habitação

Governo assina os primeiros 83 protocolos com municípios para construção de habitação

A assinatura de termos de responsabilidade com as autarquias visa desbloquear verbas do PRR.

Dicas

10 coisas que tem de fazer em Portugal pelo menos uma vez na vida

O que acha que define os portugueses?