Vender Casa

Como avaliar o meu imóvel?

Fevereiro 28, 2023 · 11:06 am
Imagem de Nattanan Kanchanaprat no Pixabay

“Quanto vale a minha casa?” ou “como avaliar o meu imóvel?” estas serão talvez das questões mais frequentes de quem decide colocar uma propriedade à venda. Embora possamos ter uma expectativa, a verdade é que há tendências e oscilações de mercado que determinam o valor final da transação.

A avaliação de uma casa depende, naturalmente, de diversos fatores, como a localização, tipologia e estado de conservação. Ter uma noção do valor justo do seu imóvel é o primeiro passo para uma venda rápida, imóveis demasiado inflacionados demoram mais tempo a ser vendidos e podem ficar “queimados” no mercado, uma vez que os possíveis interessados têm receio de que esconda alguns problemas.

O ideal é procurar a opinião de um profissional que terá em consideração diferentes fatores.





    • Timing




Como em qualquer negócio, o momento escolhido é determinante. Naturalmente, há períodos mais ou menos favoráveis para colocar o seu imóvel à venda, pelo que deve informar-se antecipadamente sobre as tendências do mercado imobiliário na sua zona. Logo, consulte anúncios, compare preços. Zonas com mais oferta do que procura tendem a ter preços mais baixos. Por outro lado, nas áreas com maior procura do que oferta, os preços são mais altos. Se for este o caso, é a altura certa para colocar o seu imóvel à venda.






    • Região




A zona do país onde se insere o imóvel tem uma enorme influência na sua avaliação. Por essa razão, duas casas idênticas podem ser vendidas por valores muito diferentes consoante se situem no centro de Lisboa e Porto ou no interior do país.






    • Localização




A localização é outro elemento diferenciador do valor das casas: as acessibilidades, os transportes públicos, a segurança, a vizinhança, os equipamentos e serviços (como escolas, jardins, supermercados) são muito importantes. Evidentemente, cada possível comprador irá valorizar mais determinadas características em vez de outras, porém deve tê-las em consideração na sua avaliação.






    • Área e Tipologia




A área e tipologia da casa são fatores importantes para determinar o valor da casa. Em termos gerais, quanto maior a área, mais alto será o valor. De igual modo, uma casa com maior número de quartos será mais valorizada do que uma com menos divisões, mas claro que uma divisão equilibrada das áreas da casa é essencial. A existência de espaço exterior é muito apreciada, quer estejamos a falar de varanda, terraço ou jardim. No que respeita a área de um imóvel, há diferenças entre a área bruta, área útil e área dependente. Como distinguir área bruta, área útil e área dependente






    • Qualidade




A qualidade da construção e dos acabamentos é, naturalmente, essencial para avaliar uma casa porque tem um impacto direto na qualidade de vida de quem a habita e em eventuais custos futuros, tanto energéticos quanto de manutenção.






    • Estado de conservação




O ano de construção de um imóvel é importante para a sua avaliação, mas nem sempre significa que uma casa antiga valha menos do que uma mais recente. Os materiais de construção, o estado de conservação, as remodelações ou obras de manutenção efetuadas contribuem para definir o valor de um imóvel.






    • Extras




Os extras de uma casa também a valorizam pelo conforto que proporcionam. Ter ou não lugar de garagem e zona de arrecadação podem ser fatores de exclusão para alguns compradores. Além destes, sistemas de aquecimento, ar condicionado, persianas elétricas, lareira ou uma vista privilegiada são considerados mais-valias na altura de avaliar a sua casa.


Vender Casa

Como distinguir área bruta, área útil e área dependente

Saber distinguir área bruta, área útil e área dependente é essencial antes de comprar ou vender casa, para fazer uma correta avaliação do imóvel.

Vender Casa

Como vender a casa: Guia Prático para Proprietários

Neste guia mapeamos tudo o que precisa de saber nas diferentes etapas do processo de venda do seu imóvel.

Vender Casa

Vendi a minha casa: tenho de pagar mais-valias?

A compra e venda de imóveis pode parecer simples, mas em todas as etapas há procedimentos que deve conhecer. Se vendeu ou vai vender a sua casa, saiba se vai ter de pagar impostos sobre o lucro obtido com a transação.

Leia mais

Dicas

10 atividades ao ar livre perfeitas para as férias em família

Ideias originais para animar o seu verão!

Turismo

Proveitos totais do alojamento turístico subiram 12,2% até maio

Nos primeiros cinco meses do ano foram registados 11,3 milhões de hóspedes e 27,7 milhões de dormidas em Portugal.

Decoração

Como transformar um imóvel comum numa casa de luxo sem gastar muito

Saiba como criar um ambiente mais sofisticado em sua casa.

Dinheiro

Preço mediano da habitação sobe 5% no 1.º trimestre para 1.644 euros/m2

Os preços de habitação mais elevados são em Lisboa, em Cascais e Oeiras.