Vender Casa

Vou vender a minha casa: devo contratar uma agência imobiliária?

Março 8, 2023 · 12:32 pm
Imagem de Drazen Zigica no Freepik

Quando queremos vender a nossa casa, pretendemos fazer o melhor negócio possível. O pagamento de uma comissão à agência imobiliária pesa nas contas finais, mas será que compensa avançar para uma venda sem a ajuda de um profissional? Pese os prós e os contras antes de tomar uma decisão.

Contratar uma agência imobiliária

Contratar uma agência imobiliária é a opção que mais facilita o processo porque garante que um especialista do setor nos vai ajudar a conhecer o valor de mercado da casa, a tratar de toda a documentação necessária, além de assegurar a publicidade e o acompanhamento das visitas dos interessados.

Outra grande vantagem é que o consultor usa o conhecimento que tem do mercado e a sua carteira de clientes para que o imóvel não fique demasiado tempo à venda, perdendo valor. A experiência e capacidade de negociação são também mais-valias no que toca a fechar negócios.

A venda efetuada com recurso a mediação implica, naturalmente, o pagamento de uma comissão à agência. Estas comissões não têm um valor fixo, podendo variar entre os 3% e os 5 % do valor transacionado, consoante o acordado entre o proprietário e o consultor. Tomando o valor de 5%, numa venda de 200 mil euros, por exemplo, 10 mil euros (e respetivo IVA) seriam entregues à agência.

Vender por conta-própria

Se optar por uma venda sem intermediação, deve estar preparado para tratar de todas as questões legais e fiscais associadas ao negócio (pagamentos e documentação), além da publicidade e marketing do imóvel (fotografias, cartazes, anúncios, etc.), para o divulgar.

Neste caso, acautele a sua segurança e não divulgue a localização exata da casa em anúncios, não exponha objetos de valor nas fotografias e esteja acompanhado durante as visitas dos potenciais compradores.

Embora possa parecer apetecível não despender o valor de uma comissão, a venda por conta própria exige disponibilidade de tempo, não apenas para gerir os interessados, mas também para tratar de toda a burocracia. É uma escolha que acarreta alguns riscos que podem sair caros.

Quando se trata de vender casa, conhecimento é mesmo a alma do negócio. Para obter bons resultados devemos procurar os melhores profissionais. Se pretende encontrar o consultor imobiliário adequado para si, clique aqui.

Leia mais

Dinheiro

Rendas de casas continuam a subir em novembro

Pelo oitavo mês consecutivo, as rendas de habitação em Portugal voltaram a crescer acima dos 7%.

Dicas

Presentes perfeitos: 10 ideias originais e inspiradoras para este Natal

Esqueça as peúgas, os chocolates, os "gift cards" e descubra os presentes que vai querer oferecer neste Natal!

Habitação

Preços das casas disparam 10% até novembro

O acumulado do ano evidencia que o mercado está em recuperação acelerada.

Habitação

Mais de 13 mil pessoas em situação de sem-abrigo em Portugal

Das pessoas sinalizadas em 2023, 7.705 viviam na situação de sem-teto, enquanto as restantes 5.423 não tinham casa.