Vender Casa

Vou vender a minha casa: devo contratar uma agência imobiliária?

Março 8, 2023 · 12:32 pm
Imagem de Drazen Zigica no Freepik

Quando queremos vender a nossa casa, pretendemos fazer o melhor negócio possível. O pagamento de uma comissão à agência imobiliária pesa nas contas finais, mas será que compensa avançar para uma venda sem a ajuda de um profissional? Pese os prós e os contras antes de tomar uma decisão.

Contratar uma agência imobiliária

Contratar uma agência imobiliária é a opção que mais facilita o processo porque garante que um especialista do setor nos vai ajudar a conhecer o valor de mercado da casa, a tratar de toda a documentação necessária, além de assegurar a publicidade e o acompanhamento das visitas dos interessados.

Outra grande vantagem é que o consultor usa o conhecimento que tem do mercado e a sua carteira de clientes para que o imóvel não fique demasiado tempo à venda, perdendo valor. A experiência e capacidade de negociação são também mais-valias no que toca a fechar negócios.

A venda efetuada com recurso a mediação implica, naturalmente, o pagamento de uma comissão à agência. Estas comissões não têm um valor fixo, podendo variar entre os 3% e os 5 % do valor transacionado, consoante o acordado entre o proprietário e o consultor. Tomando o valor de 5%, numa venda de 200 mil euros, por exemplo, 10 mil euros (e respetivo IVA) seriam entregues à agência.

Vender por conta-própria

Se optar por uma venda sem intermediação, deve estar preparado para tratar de todas as questões legais e fiscais associadas ao negócio (pagamentos e documentação), além da publicidade e marketing do imóvel (fotografias, cartazes, anúncios, etc.), para o divulgar.

Neste caso, acautele a sua segurança e não divulgue a localização exata da casa em anúncios, não exponha objetos de valor nas fotografias e esteja acompanhado durante as visitas dos potenciais compradores.

Embora possa parecer apetecível não despender o valor de uma comissão, a venda por conta própria exige disponibilidade de tempo, não apenas para gerir os interessados, mas também para tratar de toda a burocracia. É uma escolha que acarreta alguns riscos que podem sair caros.

Quando se trata de vender casa, conhecimento é mesmo a alma do negócio. Para obter bons resultados devemos procurar os melhores profissionais. Se pretende encontrar o consultor imobiliário adequado para si, clique aqui.

Leia mais

Dicas

10 atividades ao ar livre perfeitas para as férias em família

Ideias originais para animar o seu verão!

Turismo

Proveitos totais do alojamento turístico subiram 12,2% até maio

Nos primeiros cinco meses do ano foram registados 11,3 milhões de hóspedes e 27,7 milhões de dormidas em Portugal.

Decoração

Como transformar um imóvel comum numa casa de luxo sem gastar muito

Saiba como criar um ambiente mais sofisticado em sua casa.

Dinheiro

Preço mediano da habitação sobe 5% no 1.º trimestre para 1.644 euros/m2

Os preços de habitação mais elevados são em Lisboa, em Cascais e Oeiras.