Habitação
Vou comprar casa: como definir o orçamento
Março 10, 2023 · 11:47 am
Imagem de Drazen Zigica no Freepik
No caminho para comprar casa, o primeiro passo é estabelecer um orçamento: quanto podemos dar de entrada, qual a prestação mensal ou o valor máximo que conseguimos despender, temos dinheiro suficiente para pagar os extras? É essencial ter a certeza de que não vamos assumir encargos que somos incapazes de cumprir. Para tal, devemos planear as despesas a que teremos de fazer face, porque, quando se trata de comprar casa, estas não se resumem ao preço do imóvel.
No caso da aquisição de casa com recurso a empréstimo, importa ter em conta que o banco financia, no máximo, 90% do valor do imóvel, o restante tem de ser pago a pronto.
Antes de começar a escolher casa, o ideal é ter a pré-aprovação do crédito porque tal significa que sabe qual o limite do seu orçamento. Assim, evita visitar imóveis que estão fora do seu budget.
Além do preço do imóvel, há outras despesas associadas que não podemos esquecer: o pagamento de sinal (normalmente avançado quando é assinado o Contrato de Promessa de Compra a Venda e deduzido no pagamento final, aquando da escritura), avaliação do imóvel, registos, escritura, impostos (Imposto Municipal sobre Transações Onerosas, Imposto de Selo e Imposto Municipal sobre Imóveis), seguros (de vida e multirriscos, no caso de financiamento).
Informe-se, de igual modo, sobre o valor do condomínio, uma vez que esse será um custo fixo que terá de suportar. O valor anual do IMI e da água dependem do município que escolhemos para viver. Além destes gastos, deve contar com eventuais obras de manutenção e não se esquecer do recheio da casa.
Créditos
O Jogo do Crédito à Habitação: como encontrar a melhor proposta
Imagine que está a jogar para encontrar a casa dos seus sonhos e, para isso, tem de encontrar o crédito habitação perfeito.