Habitação

Viver perto de espaços verdes pode retardar o envelhecimento

Junho 29, 2023 · 10:18 am
Foto de Sophie N no Unsplash

Uma maior exposição a espaços verdes em zonas residenciais pode retardar o envelhecimento biológico, segundo os resultados de um estudo realizado ao longo de 20 anos em quatro cidades dos Estados Unidos.

A investigação, publicada na ‘Science Advances’, é liderada pela norte-americana Northwest University, em colaboração com os espanhóis Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), Universidade de Pompeu Fabra e Centro de Investigação Biomédica em Rede sobre Epidemiologia e Saúde Pública (Cibersp).

Proximidade a espaços verdes pode influenciar a saúde

Os resultados revelam que viver em cidades próximas de espaços verdes pode estar associada a uma melhor saúde e que as disparidades socioeconómicas no envelhecimento podem, pelo menos em parte, dever-se a um acesso desigual aos espaços verdes por parte das comunidades mais desfavorecidas.

Vários estudos encontraram ligações entre a exposição a espaços verdes e a metilação do ADN, mas não é ainda claro o que estas modificações epigenéticas podem significar no envelhecimento biológico e de que forma podem diferir em função de dimensões sociais como a raça e o nível socioeconómico.

A metilação é um processo que determina quando e como são ativados os genes que controlam o desenvolvimento do organismo e que podem ser afetados por causas ambientais.

Para explorar melhor este aspeto, a equipa de investigadores recorreu à epigenética, que visa identificar as modificações do ADN provocadas por fatores ambientais e comportamentais.

Modificações do ADN podem ser influenciadas por diferentes fatores

Os investigadores examinaram os dados sobre a metilação do ADN, espaços verdes e dados demográficos do grupo de 924 participantes no estudo, entre os quais 376 negros e 548 brancos, residentes em Chicago, Birmingham, Minneapolis e Oakland entre 1985 e 2006.

O estudo comparou biomarcadores de envelhecimento baseados na metilação do ADN com a densidade da vegetação obtida por satélite e a localização de parques próximos das habitações dos participantes.

Uma das descobertas foi que uma maior exposição a espaços verdes junto a zonas residenciais estava associada a um envelhecimento epigenético mais lento, mas apenas entre os participantes brancos.

Os participantes negros estavam, em média, menos expostos a espaços verdes, e os de nível socioeconómico mais baixo revelaram uma forte associação entre a exposição aos espaços verdes e o envelhecimento, conclui o estudo.

Segundo os autores do estudo, estes resultados revelam que grupos desfavorecidos podiam ter maiores benefícios de saúde através de um maior acesso a espaços verdes, sendo, no entanto, necessárias mais pesquisas para identificar os fatores de saúde responsáveis por esse efeito, bem como outros indicadores sociais em jogo.

“Os nossos resultados têm implicações importantes para combinar a intervenção da saúde pública e o planeamento urbano com o objetivo de ampliar as infraestruturas verdes e maximizar a sua utilização, o que pode estar associado a uma maior esperança de vida”, escrevem os autores.

Fonte: Lusa

Alojamento Local

Alojamento local denuncia em Bruxelas conflitos do Mais Habitação com legislação europeia

A Associação do Alojamento Local de Portugal considera que pacote legislativo tem medidas "cegas e desproporcionais".

Alojamento Local

Quase 40% dos alojamentos locais não apresentaram prova de atividade

Os alojamentos locais de todo o país tinham de fazer prova de atividade até ao final do dia 13 de dezembro. Em Lisboa, só 57% dos estabelecimentos registados apresentaram a declaração.

Alojamento Local

Câmara do Porto aprova revogação do regulamento do Alojamento Local

O executivo da Câmara do Porto aprovou ontem, por maioria, a revogação do regulamento do Alojamento Local, que estava em vigor desde maio.

Leia mais

Habitação

Lisboa aposta em construção mas deve prosseguir com reabilitação

Em 2023, a autarquia licenciou mais fogos reabilitados do que nova construção.

Dinheiro

Rendas das casas sobem 7,1% em maio

Lisboa registou o maior aumento, de acordo com o INE.

Profissionais

Contagem decrescente para a V Conferência da Promoção Imobiliária

A Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, discursa no início da tarde na Conferência da Promoção Imobiliária.

Habitação

Porta 65 Jovem com novas regras de acesso

Presidente da República promulgou o diploma do Governo que alarga o acesso ao Porta 65 Jovem.