Habitação
Viver no cenário de um filme
Setembro 24, 2024 · 2:16 pm
Foto de Damir Babacic na Unsplash
Quer saber como viver no cenário de um filme?
Nos últimos anos, Portugal tem sido destino de grandes produções cinematográficas e televisivas. De Lisboa aos Açores, passando por Monsanto e Soajo, o nosso país tem sido palco de cenas memoráveis onde são as nossas paisagens a desempenhar o papel principal.
Se sonha viver no cenário de um filme ou série, repleto de ação, romance ou aventura, pode estar mais perto de concretizar esse sonho. Descubra os locais em Portugal onde foram rodados os seus filmes e séries favoritos!
Lisboa: perseguições e intrigas
Lisboa tem sido cenário de diversos filmes devido à sua beleza, versatilidade e, claro, a uma luz única.
A capital portuguesa foi recentemente palco da película “Heart of Stone”, uma produção internacional com Gal Gadot e Jamie Dornan disponível na Netflix. Parcialmente gravado em Lisboa, o filme de ação e espionagem aproveita a arquitetura icónica da cidade em empolgantes perseguições. O Chiado, Alfama e Mouraria serviram de pano de fundo para algumas das cenas mais emocionantes, embora pareça que tanta velocidade faça a protagonista baralhar as capitais ibéricas, já que numa cena questiona onde pode comer tapas.
Veja um excerto do filme rodado em Lisboa:
O cineasta alemão Wim Wenders filmou por diversas vezes em Portugal e, em 1994, prestou um verdadeiro tributo à cidade e ao cinema, com “Lisbon Story“. Nesta obra, a voz de Teresa Salgueiro e a música dos Madredeus guiam os espectadores numa envolvente homenagem ao encanto de Lisboa e à arte cinematográfica.
“Night Train to Lisbon” é uma obra de Bille August, de 2013, que narra a história de um pacato professor de línguas que, fascinado por um livro sobre a resistência ao fascismo, decide apanhar o comboio para Lisboa para saber mais sobre o seu autor. Protagonizado por Jeremy Irons, o filme percorre a cidade e conta com a participação de diversos atores portugueses.
O filme “A Pinch of Portugal“ (2023), do Hallmark Channel, captou a essência da gastronomia e cultura portuguesas através de várias localizações, incluindo Lisboa e Sintra. A história segue uma chef de televisão que explora os sabores e tradições lusitanas, com a beleza de Portugal a servir de pano de fundo.
Descubra imóveis para arrendar em Lisboa!
Descubra imóveis para comprar em Lisboa!
Descubra imóveis para comprar em Sintra!
Descubra imóveis para arrendar em Sintra!
Monsanto: a Casa dos Dragões
Monsanto, a aldeia histórica cravada em penedos de granito, foi o cenário escolhido para “House of the Dragon” (2022), o popular spin-off de “Game of Thrones”. Este lugar encantador, em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco deu vida a Dragonstone, o castelo na ilha com o mesmo nome, transportando-nos para o mundo de fantasia, lutas e empolgantes intrigas familiares dos Targaryen.
A arquitetura única e a paisagem envolvente fazem de Monsanto o lugar perfeito para a narrativa algo sombria, embora tenha sido bastante desafiante para a produção da série da HBO filmar no castelo de íngreme acesso com uma equipa técnica de 250 pessoas, além do elenco e de todo o material.
Ali perto, na aldeia de Penha Garcia serviu de base técnica. Tamanho aparato provocou agitação nestes lugares pouco habituados a esta escala de produção cinematográfica, mas os moradores envolveram-se nesta fantasia que foi um verdadeiro acontecimento nacional.
Veja o vídeo sobre os bastidores da série em Portugal:
Soajo: a tradição de "Podias Ter Esperado por Agosto"
No coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a aldeia de Soajo foi escolhida como cenário para o filme “Podias Ter Esperado por Agosto” (2024), uma comédia romântica bem portuguesa protagonizada e realizada por César Mourão.
Este filme, que explora as tradições e os reencontros de verão numa aldeia rural, desenrola-se, sobretudo no Inverno. A beleza não tem estação e as peripécias desta história aproveitam ao máximo o charme do Soajo e o genuíno encanto das suas gentes que também participam no filme.
Viver aqui, numa aldeia minhota ladeada por imponentes serras, banhada por águas límpidas e adornada pelos famosos espigueiros é mesmo como fazer parte de um filme.
Descubra casas para comprar em Arcos de Valdevez!
Descubra casas para arrendar em Arcos de Valdevez!
Arruda dos Vinhos: uma Espanha imaginada
Arruda dos Vinhos foi o principal cenário do premiado filme espanhol “A Bela Época” (Belle Époque), realizado por Fernando Trueba.
Embora o enredo se passe inteiramente em Espanha, quase todo o filme foi gravado em Portugal, com a Arruda dos Vinhos, Azambuja, Sobral de Monte Agraço e Estremoz a servirem de pano de fundo para a história que se desenrola em 1931, durante os primeiros dias da Segunda República Espanhola.
Esta produção foi um grande sucesso, tendo arrecadado o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1994. Durante o seu discurso de aceitação do prémio, Fernando Trueba agradeceu explicitamente aos amigos e técnicos portugueses que ajudaram na concretização do projeto.
Descubra casas para comprar em Arruda dos Vinhos!
Descubra casas para comprar na Azambuja!
Descubra casas para comprar em Sobral de Monte Agraço!
Descubra casas para comprar em Estremoz!
Madeira: a galáxia muito, muito distante
O arquipélago da Madeira entrou para o mapa das grandes produções internacionais na rodagem do filme “Moby Dick”, de John Huston, de 1956. A adaptação ao cinema do clássico da literatura de Herman Melville foi assinada pelo escritor Ray Bradbury e conta com Gregory Peck interpretando o mítico Capitão Ahab. A sequência da caça à baleia foi gravada na costa da ilha da Madeira, no mar frente ao Caniçal.
O arquipélago volta a estar sob os holofotes com a rodagem de uma série da famosa franquia Star Wars. A Acólita leva os espectadores a uma galáxia de segredos sombrios e poderes emergentes do lado negro nos dias finais da era da Alta República.
Cerca de um quarto das filmagens decorreram na Madeira. A exuberante floresta laurissilva do Fanal, classificada como património mundial pela UNESCO, o Caniçal, Porto Moniz e Ribeira da Janela, além das ilhas vizinhas como Porto Santo, Desertas e Selvagens foram cenários utilizados.
As paisagens da Madeira serviram para recriar cenários alienígenas, incluindo o planeta florestal Khofar que é casa do mestre jedi wookiee Kelnacca, destacando a beleza exótica da ilha. As condições meteorológicas imprevisíveis foram incluídas nas cenas, com a equipa de filmagens a adaptar-se às circunstâncias.
Morar na Madeira é, assim, uma oportunidade de viver numa galáxia distante… sem sair do planeta Terra.
Velocidade Furiosa nas Beiras
“Velocidade Furiosa 10” (2023) trouxe ação e adrenalina às estradas de Portugal que foram o cenário perfeito para as célebres perseguições automóveis da franquia.
Com um orçamento de 300 milhões de euros, o “Fast X” contou com uma equipa técnica de mais de 600 pessoas e várias semanas de rodagem no nosso país. Os sets também incluíram Los Angeles e Roma. O elenco inclui nomes como Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Charlize Theron, Jason Momoa, Brie Larson e a portuguesa Daniela Melchior.
A rodagem passou por várias localidades do norte e centro do país com paisagens naturais deslumbrantes. As perseguições motivaram diversos cortes da A24, autoestrada que liga Viseu a Vila Real, para a rodagem das cenas em alta velocidade. Também Castro Daire, pacata e tranquila, foi um dos locais que ganhou um novo ritmo ao receber a produção de Hollywood. A aceleração também passou por zonas urbanas como Lisboa e Almada.
Descubra casas para comprar em Viseu!
Descubra casas para arrendar em Viseu!
Descubra casas para arrendar em Vila Real!
Descubra casas para comprar em Vila Real!
Açores: um novo olhar para "Rabo de Peixe"
A série portuguesa “Rabo de Peixe”, do realizador Augusto Fraga, foi filmada nos Açores, mais especificamente na ilha de São Miguel, tendo alcançado na Netflix um sucesso pouco comum nas produções nacionais.
A trama, que mistura suspense e ação, é uma ficção inspirada em factos reais, quando uma tonelada de cocaína vem dar à costa da pequena localidade de Rabo de Peixe, mudando a vida dos seus habitantes.
Os efeitos da droga numa comunidade já marcada pela pobreza são devastadores. Ainda hoje, Rabo de Peixe é um dos concelhos da Europa com maior número de toxicodependentes.
Entre perseguições e aventuras várias, destaca-se a beleza vulcânica da ilha e as águas cristalinas Atlântico ou não fossem os Açores um cenário único.
Descubra casas para comprar na ilha de São Miguel!
Descubra casas para arrendar na ilha de São Miguel!