Dicas
Vem aí a mais bela chuva de estrelas do ano: as Perseidas!
Agosto 7, 2024 · 12:44 pm
Foto de Michał Mancewicz na Unsplash
Agosto é mês de férias, descanso e também da mais bela chuva de estrelas do ano! Na verdade, as Perseidas ocorrem entre 17 de julho e 24 de agosto, mas o pico desta deslumbrante chuva de meteoros está previsto para 12 de agosto.
Embora o pico ocorra durante o dia, o que não é ideal, há uma boa notícia: a Lua estará em Quarto Crescente e põe-se por volta da meia-noite, permitindo assim que tenhamos céus escuros para apreciar o espetáculo. Assim, a noite de 11 para 12 de agosto promete ser mágica. Depois das 23h30, vire-se para Este e prepare-se para um verdadeiro desfile celestial!
O que são as Perseidas?
Todos os dias, a Terra é bombardeada por poeiras vindas do espaço que, entrando na atmosfera, originam meteoros ou, como são conhecidos na linguagem popular, estrelas cadentes. E quando o nosso planeta se cruza com rastos deixados por cometas, temos um espetáculo ainda mais grandioso: as chuvas de estrelas!
As Perseidas são especiais porque vêm do rastro deixado pelo cometa Swift-Tuttle, um gigante cósmico com um núcleo de 26 quilómetros de diâmetro que ilumina os céus há mais de dois mil anos. Na sua viagem à volta do sol, este cometa passa perto da Terra a cada 133 anos e, embora tenha passado por aqui em 1992, só voltará a visitar-nos em 2126.
Porquê as Perseidas?
Estes meteoros são chamados Perseidas porque parecem emanar da constelação de Perseu. Dentro desta constelação, há um ponto específico, o radiante, de onde os meteoros parecem vir. Quanto mais alto o radiante estiver no céu, mais meteoros se conseguirão ver. No seu apogeu, as Perseidas produzem cerca de 100 meteoros por hora, por isso prepare-se para pedir muitos desejos!
Este ano, a Lua vai pôr-se sensivelmente à mesma hora em que o radiante, a constelação de Perseu, está a nascer. Pode usar aplicações como o Star Walk 2 e Sky Tonight para o ajudar na sua caça às estrelas.
Dicas práticas para ver observações astronómicas
- Escolha um local escuro: quanto menos luz artificial, melhor será a visibilidade. Afaste-se das luzes da cidade e procure lugares altos e abertos, com boa amplitude e visibilidade.
- Confirme a meteorologia: a nebulosidade pode arruinar o espetáculo. Verifique a previsão do tempo antes de sair de casa.
- Equipamento básico: não necessita de telescópios ou binóculos. Apenas uma cadeira confortável ou uma manta para se deitar no chão e observar os céus.
- Adaptar a visão ao escuro: permita que os seus olhos se ajustem à escuridão pelo menos durante 20 minutos. Evite olhar para fontes de luz brilhantes.
- Aplicações úteis: use aplicações para o ajudar a encontrar as estrelas, planetas e constelações e a ser um super-astrónomo amador.