Créditos

Taxa de Juro do crédito à habitação triplicou em 2022

Fevereiro 24, 2023 · 10:52 am
Foto de Denise Jans na Unsplash

A taxa de juro média dos novos créditos à habitação mais do que triplicou no ano de 2022 face ao ano anterior. Subiu de 0,83%, em dezembro, para 3,24%, em dezembro de 2021, o valor mais alto desde 2014, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

“A subida acompanha a trajetória das taxas Euribor, que, em dezembro, foram em média 3,03% no prazo a 12 meses, 2,57% a 6 meses e 2,07% a 3 meses (-0,50%, -0,54% e -0,58% em dezembro de 2021, respetivamente)”, esclarece ainda o relatório.

Dos 23.878 milhões de euros de novos empréstimos concedidos a particulares, no ano passado, 16.156 milhões de euros destinaram-se a novos empréstimos à habitação. Por seu turno, a taxa de juro média dos novos empréstimos ao consumo foi de 7,97%, em dezembro de 2022, face aos 7,18% em dezembro de 2021.

Face ao aumento das taxas de juro, muitas famílias estão a optar por renegociar os contratos. A percentagem de contratos renegociados aumentou, sobretudo no último trimestre de 2022. “No final do ano, estes contratos representavam 22% do total de novas operações de crédito para habitação própria permanente”, explicita o relatório. No mesmo mês do ano anterior tinham sido 6%.

Igual tendência demonstra o montante de amortizações antecipadas parciais e totais que aumentou desde o último trimestre de 2022.

Vender Casa

O que é a escritura pública de compra e venda?

O momento da assinatura da escritura de compra e venda é o momento em que se concretiza a transação do imóvel.

Vender Casa

Vender casa: que documentos necessito para a escritura?

A compra e venda de imóveis pode parecer simples, mas em todas as etapas há procedimentos que deve conhecer. Saiba quais os documentos que deve preparar se vai realizar a escritura de venda do seu imóvel.

Habitação

Habitação: “Queremos que esta política fique como o SNS ou a escola pública”

A Ministra da Habitação garantiu que o Governo quer uma “nova geração” de políticas de habitação.

Leia mais

Habitação

Lisboa aposta em construção mas deve prosseguir com reabilitação

Em 2023, a autarquia licenciou mais fogos reabilitados do que nova construção.

Dinheiro

Rendas das casas sobem 7,1% em maio

Lisboa registou o maior aumento, de acordo com o INE.

Profissionais

Contagem decrescente para a V Conferência da Promoção Imobiliária

A Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, discursa no início da tarde na Conferência da Promoção Imobiliária.

Habitação

Porta 65 Jovem com novas regras de acesso

Presidente da República promulgou o diploma do Governo que alarga o acesso ao Porta 65 Jovem.