Créditos

Taxa de juro de novos créditos à habitação baixa em março para 3,11%

Maio 6, 2025 · 4:16 pm
Foto de Ricardo Gomez Angel na Unsplash

A taxa de juro média das novas operações de crédito à habitação, que incluem renegociações, voltou a descer em março, para 3,11%, um mínimo desde novembro de 2022, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com os dados do supervisor bancário, a taxa de juro média das novas operações de crédito à habitação passou de 3,18% em fevereiro, para 3,11% em março, ficando

Esta taxa desceu 16 vezes nos últimos 17 meses – a exceção foi em janeiro deste ano, quando subiu 0,03 pontos percentuais.

A informação hoje divulgada pelo BdP regista que a taxa de juro para novas operações de crédito à habitação tem caído de forma repetida desde o terceiro trimestre de 2023.

Por tipo de negociação, a taxa de juro média dos novos contratos de crédito à habitação recuou 0,05 pontos percentuais, enquanto nos contratos renegociados a descida foi de 0,10 pontos percentuais, para 3,05% e 3,39%, respetivamente.

Prestação média recua

Já a prestação média mensal do ‘stock’ de empréstimos à habitação recuou um euro face a fevereiro, para 409 euros, e 14 euros face ao mesmo mês do ano passado, atingindo o valor mais baixo desde setembro de 2023.

Os dados divulgados pelo BdP acrescentam que a Euribor a 12 meses foi a mais utilizada nas novas operações de crédito à habitação em março, pelo 21.º mês consecutivo, representando 46,02% das operações, à frente da Euribor a seis meses (45,34%) e a três meses (5,99%).

Em termos do ‘stock’ total de empréstimos à habitação, a Euribor a seis meses representava 37,65%, a Euribor a 12 meses (32,39%) e a três meses (25,67%).

Taxa mista é a preferida

A taxa fixa foi a escolhida em 6,1% dos novos créditos para a habitação própria permanente, a variável em 22,7% e a mista continuou a ser a preferida, com 71,2%.

A taxa fixa apresentava a maior taxa de juro entre as novas operações (3,54%), seguindo-se a taxa variável (3,32%), enquanto a opção mista tinha uma taxa de juro de 2,93%.

Os dados de março colocam Portugal como o oitavo país da área do euro com a menor taxa de juro média de novas operações de crédito à habitação, ficando ainda abaixo da média deste conjunto (3,31%).

Renegociações caem 39,6% em março

As renegociações de crédito à habitação voltaram a recuar em março, para 430 milhões de euros, menos 39,6% em termos homólogos e 34 milhões de euros face a fevereiro.

Em março deste ano foram renegociados contratos de crédito à habitação no valor de 430 milhões de euros, um valor que compara com 464 milhões de euros em fevereiro e 712 milhões de euros no mesmo mês do ano passado.

No terceiro mês do ano, as renegociações no crédito à habitação voltaram a ser o principal fator contribuidor para a redução no valor global das renegociações, que baixaram 35 milhões de euros em cadeia e 38,3% em termos homólogos, para 471 milhões de euros.

Jovens são mais de metade dos novos créditos

No total, as novas operações de empréstimo – que incluem créditos totalmente novos e contratos renegociados – totalizaram 3.245 milhões de euros, mais 15,7% que há um ano e mais 273 milhões de euros face a fevereiro.

Deste montante, 2.774 milhões de euros dizem respeito a novos contratos, mais 35,8% em termos homólogos e uma subida de 308 milhões de euros.

Já no crédito à habitação, o montante de novos contratos e renegociações cresceu 46,9% no espaço de um ano, para 1.951 milhões de euros, além de ter registado uma subida de 265 milhões de euros face a fevereiro.

Mais de metade (56%) do montante dos novos créditos para compra de habitação própria foi concedido a clientes com idade igual ou inferior a 35 anos, uma aceleração de dois pontos percentuais face a fevereiro.

Fonte: Lusa/ Redação

Impostos

Mais-valias: mudança por divórcio pode anular isenção

A Autoridade Tributária clarificou situações em que a venda de imóveis está isenta de impostos.

Impostos

Fisco obrigado a devolver IRS sobre mais-valias mal calculadas até 2014

A interpretação do Código do IRS foi considerada inconstitucional.

Impostos

Governo alarga prazo para pagamento do IMI

"Apagão" provocou constrangimentos no Portal das Finanças.

Leia mais

Habitação

Comissão Europeia prepara estratégia para a habitação

Bruxelas deixa cinco recomendações a Portugal para enfrentar a crise habitacional.

Habitação

Monção investe 5,2 ME em habitação social

Município vai recuperar 50 casas e construir outras 32 no Bairro da Imaculada Conceição.

Empresas

Portugal entre os destinos mais atrativos da Europa para novos “data centers”

A Inteligência Artificial está a impulsionar a procura.

Habitação

Mais de 150 condomínios vão ter apoios para isolamento térmico de edifícios

Parte das candidaturas ao Programa de Apoio Edifícios Residenciais + Sustentáveis está ainda em avaliação.