Créditos

Suspensão de comissão na amortização antecipada do crédito prolongada para 2025

Dezembro 18, 2024 · 3:58 pm
Imagem de jcomp no Freepik

A suspensão da cobrança de comissão por reembolso antecipado de crédito habitação a taxa variável vai ser prorrogada para 2025, depois de a proposta do PS nesse sentido ter sido aprovada no parlamento esta quarta-feira.

A proposta foi aprovada na Comissão de Orçamento e Finanças (com voto favorável de PS, abstenção de PSD e contra do Chega, os partidos presentes na comissão parlamentar).

“Até 31 de dezembro de 2025 não é devida, nos contratos de crédito abrangidos pelo presente decreto-lei, a comissão de reembolso antecipado”, determina a proposta do PS.

“Havia uma proposta de lei do Governo que fazia a execução de vários regulamentos e o que fizemos foi acrescentar uma norma que faz com que esta isenção de comissão seja prorrogada. O que nos parece fundamental é que em 2025 continua a ser aplicada [a isenção]”, disse à Lusa o deputado socialista Miguel Costa Matos.

Comissões suspensas desde 2022

Em causa está o prolongamento de uma medida em vigor até ao final deste ano que isenta de qualquer comissão a amortização do capital em dívida nos créditos à habitação, mas apenas nos contratos com taxa variável. Esta foi uma das medidas implementadas em 2022 pelo anterior Governo para mitigar o efeito da subida das taxas de juro do crédito à habitação registada na sequência do aumento da inflação.

A suspensão da cobrança desta comissão pelos bancos em caso de amortização antecipada (total ou parcial) dos empréstimos à habitação a taxa variável foi inicialmente desenhada para vigorar até ao final de 2023, mas viria a ser prorrogada por 2024. Com o acolhimento da proposta do PS, que ainda irá a plenário esta sexta-feira para votação final global, mantém-se agora até 31 de dezembro de 2025.

Comissão por amortização com taxa fixa mantém-se

A legislação na sua formulação inicial implica que o reembolso antecipado de créditos à habitação associados a taxa variável estará sujeito a uma comissão máxima de 0,5% sobre o capital reembolsado.

Por outro lado, a amortização antecipada de crédito com taxa fixa continua a implicar o pagamento de uma comissão máxima de 2% sobre o valor reembolsado, uma que não houve qualquer suspensão das comissões sobre reembolsos antecipados de créditos com taxa fixa.

Propostas do PS e Chega chumbadas no Parlamento

Durante o processo de discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2025, o PS apresentou uma proposta de alteração visando eliminar esta comissão nos empréstimos a taxa variável e diminuir de 2% para 0,5% a que incide sobre as amortizações antecipadas nos empréstimos a taxa fixa, mas a medida foi chumbada (com os votos da direita parlamentar).

Medida idêntica proposta pelo Chega visava a criação de uma taxa única máxima de 0,5% sobre o valor amortizado para a comissão de amortização do crédito à habitação, aplicável tanto a contratos com taxa de juro variável como fixa. Tal como a anterior, foi chumbada.

O PS disse ainda à Lusa que, num futuro próximo, vai apresentar uma iniciativa legislativa para limitar a cobrança de comissões na amortização de crédito à habitação e para reforçar a proteção dos consumidores de produtos financeiros.

Fonte: Lusa / Redação

Créditos

Crédito à habitação: menos empréstimos, mas com valores históricos

Os novos contratos de crédito à habitação atingiram um total de 1.667 milhões de euros, em novembro.

Créditos

Suspensão de comissão na amortização antecipada do crédito prolongada para 2025

A isenção de comissões nos créditos à habitação com taxa variável vigora deste 2022.

Créditos

Novo crédito à habitação atinge em outubro máximo de dez anos

Jovens até aos 35 anos representam quase metade dos novos contratos.

Leia mais

Habitação

Parlamento aprovou 302 “novas freguesias”

Medida terá de ser promulgada pelo Presidente da República.

Profissionais

Venda de casas dispara no final de 2024

Os preços continuam a crescer, mas registou-se um abrandamento.

Habitação

Taxa de esforço impede acesso de jovens à garantia pública

Os bancos já têm milhares de pedidos de jovens para crédito habitação com garantia do Estado

Habitação

Montenegro afirma que “em princípio” nenhuma casa do PRR será construída com nova lei dos solos

Primeiro-ministro defendeu que legislação está elaborada “para garantir transparência e legalidade”.