Dicas

Sorriso: descubra o seu superpoder no ramo imobiliário

Outubro 6, 2023 · 2:14 pm
Imagem de Cookie_studio no Freepik

O sorriso é uma expressão universal de emoção. No entanto, muitos de nós ainda hesitam em acreditar que sorrir vai muito além de uma mera expressão facial e pode mesmo ser um superpoder na nossa vida pessoal e profissional.

A ciência já dedicou diversos estudos ao poder do sorriso e as de evidências são reveladoras: sorrir é importante para nosso bem-estar emocional, mas também para nossa saúde física e para as nossas interações sociais.

Evidentemente, tudo isto tem impacto na vida profissional: na nossa energia, criatividade e confiança e ainda na imagem que projetamos perante os outros.

Sorrisos que iludem o cérebro

Hunter Doherty Adams (imortalizado no filme “Patch Adams”) revolucionou a medicina ao demonstrar o papel decisivo da felicidade e do tratamento humanizado na recuperação de pacientes hospitalizados. Atualmente, a terapia do riso promove o bem-estar físico e emocional por meio de exercícios e atividades que estimulem o riso.

Quando sorrimos, algo mágico acontece no nosso cérebro. A produção de endorfina e serotonina, as “hormonas da felicidade”, aumenta. Estas substâncias químicas naturais do corpo não só nos fazem sentir melhor, aumentando a sensação de prazer e bem-estar. Rir reduz em até 10% a sensação de dor física e diminui a produção de cortisol e adrenalina, responsáveis pelo stress.

Mesmo um sorriso “amarelo” é melhor do que uma cara carrancuda porque, apesar de falso, pode influenciar a nossa disposição enganando o cérebro. Quando sorrimos ativamos automaticamente processos biológicos associados às emoções positivas.

Diversos estudos associam o riso a benefícios específicos: assistir a meia hora de comédia por dia ajuda a prevenir doenças do coração e também a reduzir a incidência do diabetes.  Imaginemos, então, o sorriso como um medicamento natural e gratuito que está sempre ao alcance dos nossos lábios!

Sorrisos que aumentam a longevidade

Surpreendentemente, alguns estudos científicos sugerem que sorrir pode até mesmo prolongar a nossa vida.  Um estudo da Universidade Wayne, no Michigan, nos Estados Unidos da América, associou o sorriso e a sua amplitude à expectativa de vida. Tal pode estar relacionado com os benefícios para a saúde associados ao sorriso, como a redução da pressão arterial e o fortalecimento do sistema imunológico.

Outros estudos afirmam que os otimistas tendem a viver mais anos do que os pessimistas. Não por não enfrentarem desafios e desgostos, mas porque exercitam outras características pessoais, como a paciência, empatia e auto-valorização, além de, claro, serem capazes de rir mais de si próprios.

Como sorrir pode ser a sua arma secreta no ramo imobiliário
Imagem de Prostooleh no Freepik

Sorrisos que melhoram as relações sociais

Naturalmente, já todos percebemos que é mais fácil fazer amizades quando sorrimos. O sorriso é uma ferramenta social poderosa. Sinaliza simpatia, empatia e abertura, tornando as interações sociais mais suaves e agradáveis.

Ninguém é capaz de negar o seu poder como arma de sedução: quantos amores começaram com uma troca mais ou menos envergonhada de sorrisos?

Quando sorrimos, tendemos a receber sorrisos em troca, criando um ciclo positivo de felicidade partilhada.

Sorrir fortalece relações sociais
Foto de Felipe Souza na Unsplash

Sorrisos que podem ser contagiosos

Já ouviu falar na teoria dos neurónios-espelho? O nosso cérebro está programado para imitar as expressões faciais que vemos em outras pessoas. Quando vemos alguém sorrir, os nossos neurónios-espelho impulsionam-nos a sorrir também, mesmo que inconscientemente.

Receber um sorriso de um desconhecido reduz a sensação de solidão. Portanto, sorrir pode ser contagioso e é simples tornar o dia de alguém melhor!

Sorrisos que podem ser contagiosos
Foto de Sharath Kumar Hari na Unsplash

Sorrisos que melhoram o desempenho

Se está à procura de um impulso de produtividade, sorria. Estudos demonstram que o ato de sorrir pode melhorar o desempenho cognitivo e a criatividade. Portanto, da próxima vez que estiver a enfrentar uma fase menos boa no trabalho ou nos estudos, tente sorrir e veja como isso pode mudar a sua mente.

O poder do sorriso e da felicidade nas empresas transcende a mera cortesia no ambiente de trabalho. Grandes empresas investem significativamente no bem-estar de seus trabalhadores porque compreendem a correlação direta entre a satisfação dos funcionários, a produtividade e o sucesso organizacional.

Um ambiente de trabalho onde o sorriso é encorajado e a felicidade é valorizada cria uma cultura positiva, que promove o envolvimento dos colaboradores, reduz a ansiedade e estimula a criatividade. Trabalhadores mais felizes tendem a ser mais motivados, leais e comprometidos com os objetivos da empresa, resultando num aumento da eficiência e da rentabilidade.

Portanto, o investimento no bem-estar dos colaboradores não é apenas um gesto de generosidade, mas uma estratégia sólida que contribui diretamente para o sucesso e crescimento sustentável das organizações.

Sorriso: descubra o seu super-poder no ramo imobiliário
Foto de krakenimages na Unsplash

Sorrisos que ajudam a concretizar negócios

Pelas evidências enumeradas, já não restam dúvidas: o sorriso é uma ferramenta poderosa na influência e interação tanto no âmbito pessoal como profissional. Nas profissões que vivem da comunicação e da relação entre pessoas, é ainda mais importante.

Para os comunicadores, profissionais imobiliários, profissionais de vendas em geral o sorriso é como o tempero de um prato de comida. A experiência será tão mais saborosa quanto melhor temperada estiver. Portanto, é fundamental reconhecer a verdadeira relevância do sorriso no sucesso da comunicação e nas transações comerciais. Um sorriso genuíno, franco e aberto gera confiança e transmite credibilidade. Um sorriso falso e forçado pode ter o efeito inverso.

Nas vendas imobiliárias, estabelecer relações de confiança, criar rapport, é fundamental. Como tal, é preciso saber sorrir no momento certo, não “colar” um sorriso artificial no rosto, como se se tratasse de um anúncio a pasta de dentes. É preciso criar empatia e uma identidade de marca.

Não é um mero “cliché” a ser negligenciado, mas sim um elemento de vital importância. Os líderes de equipas devem estar atentos e incentivar o uso do sorriso, seja através do exemplo ou de programas de formação voltados para o desenvolvimento pessoal.

Sorrisos que ajudam a concretizar negócios
Imagem de Freepik

Sorriso que empoderam

O sorriso é mais do que uma mera expressão facial; é uma ferramenta poderosa para melhorar a nossa saúde, o bem-estar emocional, as relações sociais e a vida profissional. Além disso, sorrir é algo que todos podemos fazer a qualquer momento, sem custo algum.

Assim, não subestime o poder do sorriso: use-o para iluminar o seu dia e contagiar os outros ao seu redor. É uma escolha simples, mas com benefícios cientificamente comprovados. Já sorriu hoje? Vamos a isso!

Profissionais

9 Dicas para anúncios imobiliários de sucesso: valorize as propriedades dos seus clientes

Ser capaz de criar estratégias de marketing eficazes para promover as propriedades dos seus clientes e alcançar possíveis compradores é uma etapa crucial.

Profissionais

ABC do Imobiliário: sabe o significado dos termos de A a Z?

E tudo começou com o A, de Amortização, até ao Z, de Zona. Será que conhece todos os termos relacionados com imobiliário e que têm impacto na sua vida?

Profissionais

Como a inteligência artificial pode revolucionar o desempenho dos profissionais imobiliários

Num mundo em permanente mudança, descubra como usar novas ferramentas para melhorar a produtividade e qualidade dos profissionais imobiliários.

Leia mais

Habitação

Segurança e abertura são “pontos fortes” de Lisboa

O Barómetro de Cidades Inclusivas analisa o desempenho de 46 cidades em quatro dimensões de inclusão.

Créditos

Taxa de juro implícita diminui pelo quarto mês consecutivo

Os juros representaram 61% da prestação média do crédito à habitação em maio.

Habitação

Governo não avança mais informação sobre garantia pública

A garantia pública no crédito à compra de casa por jovens foi aprovada, mas dúvidas mantêm-se.

Gastronomia

“Snacks” saudáveis para levar para a praia e piqueniques

Descubra ideias simples e saborosas!