Passeios
Sete lugares mágicos para fazer um piquenique
Abril 14, 2023 · 4:36 pm
Image by Freepika
Com a chegada do bom tempo está oficialmente aberta a temporada dos piqueniques! Há quem adore um parque de merendas, outros preferem a simplicidade da toalha estendida na relva. Mas como não gostar de comer uns pitéus ao ar livre e lutar com formigas pelo almoço?
Se ainda não descobriu as alegrias desta atividade que já merecia uma forma verbal, saia de casa e venha “piquenicar” connosco! Descubra sete lugares mágicos para fazer um piquenique.
Sete lugares mágicos para fazer um piquenique
Parque da Cidade do Porto
O maior parque urbano do país estende-se ao longo de mais de 80 hectares de áreas verdejantes que terminam no Oceano Atlântico. O Parque da Cidade do Porto tem muitos espaços para a prática de desporto, mas também para passeios, brincadeiras, festas ao ar livre e, claro, piqueniques.
A fauna e flora do local, os muros de pedra, os lagos e fontes fazem-nos esquecer que estamos no meio da cidade. O parque tem várias atrações, como o Pavilhão da Água, construído durante a Expo 98 e o aquário Sea Life.
Sete lugares mágicos para fazer um piquenique
Covão d'Ametade, Serra da Estrela
Para os amantes de piqueniques, não há sítios maus para estender a toalha. No entanto, há locais mais que perfeitos. O Covão da Ametade é um destes lugares mágicos onde tudo parece desenhado na perfeição para nos sentirmos em sintonia com a natureza em todos os seus elementos. A 1500 metros de altitude, junto ao maciço central da Serra da Estrela, localiza-se no vale glaciário do Zêzere, onde o rio começa a criar o seu leito.
A imponência dos penhascos de granito contrasta com a delicadeza das bétulas e todas as estações do ano são boas para uma visita. Apenas nos dias de neve intensa pode ficar interdito o acesso. Prepare o farnel e prepare o olhar para um dos lugares mais belos da Serra da Estrela, que é o mesmo que dizer um dos lugares mais belos do país.
Sete lugares mágicos para fazer um piquenique
Praia fluvial de Constância
Uma excelente opção para fazer um piquenique à beira-rio é a recém-criada Praia Fluvial de Constância, localizada na margem esquerda do Rio Zêzere. O local já era muito procurado para banhos, mas só em 2022 foi criada a praia, com a colocação de areia numa área de 3.500 m².
Embora as areias tenham de ser repostas anualmente, a paisagem é sempre deslumbrante. Possui vários equipamentos de apoio, nomeadamente, um parque de merendas e, durante a época balnear, pode aproveitar e fazer combinar o melhor de dois mundos: praia e piquenique!
Sete lugares mágicos para fazer um piquenique
Parque Florestal de Monsanto, Lisboa
O Parque Florestal de Monsanto é conhecido como o pulmão de Lisboa porque os cerca de 900 hectares de área florestal garantem a renovação do oxigénio da cidade. Ideal para a prática desportiva ao ar livre, tem circuitos de manutenção, campos desportivos e ciclovias, mas também há espaço para atividades radicais e muita brincadeira nos parques infantis.
Os amantes de piqueniques podem escolher entre diversos parques de merendas, como o Parque do Penedo, o Parque do Calhau, Parque da Pedra e a Alameda Keil do Amaral. Estes têm mesas, bancos e grelhadores disponíveis. Caso prefira a experiência mais aventureira, é só encontrar o seu lugar ideal e estender a manta no relvado.
Sete lugares mágicos para fazer um piquenique
Mata Nacional dos Medos, Almada
Esta é a proposta ideal para aqueles que gostam de fazer um piquenique na pausa de uma caminhada. A Mata Nacional dos Medos insere-se na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica , que se estende pela orla litoral até à lagoa de Albufeira, e está classificada como reserva botânica. Também conhecida como Pinhal do Rei, já que foi D. João V quem a ordenou a sua plantação para ajudar a fixar as areias das dunas.
A paisagem é deslumbrante e, entre o aroma do pinhal e o cheiro a maresia, sabe muito bem fazer uma pausa dos percursos pedestres e desfrutar de uma merenda com vista para o Atlântico.
Sete lugares mágicos para fazer um piquenique
Mata Nacional de Barão de São João, Lagos
No sul do país, a Mata Nacional de Barão de São João, situada perto da localidade de Barão de São João, património natural do concelho de Lagos, é uma vasta área protegida que proporciona um dia bem passado ao ar livre e em contacto com a natureza.
A mata tem diversas espécies típicas da região do Mediterrâneo, como pinheiros, acácias, medronheiros e sobreiros. Conta com vários percursos pedestres, de BTT e um circuito de manutenção. Perto da Casa do Guarda há um parque de merendas ideal para recarregar baterias e fazer o seu piquenique.
Sete lugares mágicos para fazer um piquenique
Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz, Fajã de Cima, Ponta Delgada
O Pinhal da Paz, também conhecido como Mata das Criações, encontra-se próximo das zonas urbanas de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Lagoa. Com uma área de 49 hectares, o parque tem uma zona de piqueniques que inclui grelhadores, mesas e bancos, mas tem muitos outros motivos de interesse para uma visita, sobretudo com crianças.
Possui diversos equipamentos, como o parque infantil, a pequena réplica da casa do guarda-florestal, um centro de divulgação florestal, percursos pedestres e um miradouro com paisagens deslumbrantes. A riqueza da flora e fauna, que inclui pavões, cisnes, faisões e veados, fascina os visitantes.