Passeios

Sete lugares mágicos para fazer um piquenique

Abril 14, 2023 · 4:36 pm
Image by Freepika

Com a chegada do bom tempo está oficialmente aberta a temporada dos piqueniques! Há quem adore um parque de merendas, outros preferem a simplicidade da toalha estendida na relva. Mas como não gostar de comer uns pitéus ao ar livre e lutar com formigas pelo almoço?

Se ainda não descobriu as alegrias desta atividade que já merecia uma forma verbal, saia de casa e venha “piquenicar” connosco! Descubra sete lugares mágicos para fazer um piquenique.

Sete lugares mágicos para fazer um piquenique: Parque da Cidade do Porto






@studiof22byricardorocha via Canva.com

Sete lugares mágicos para fazer um piquenique

Parque da Cidade do Porto

O maior parque urbano do país estende-se ao longo de mais de 80 hectares de áreas verdejantes que terminam no Oceano Atlântico. O Parque da Cidade do Porto tem muitos espaços para a prática de desporto, mas também para passeios, brincadeiras, festas ao ar livre e, claro, piqueniques.

A fauna e flora do local, os muros de pedra, os lagos e fontes fazem-nos esquecer que estamos no meio da cidade. O parque tem várias atrações, como o Pavilhão da Água, construído durante a Expo 98 e o aquário Sea Life.

Sete lugares mágicos para fazer um piquenique

Covão d'Ametade, Serra da Estrela

Para os amantes de piqueniques, não há sítios maus para estender a toalha. No entanto, há locais mais que perfeitos. O Covão da Ametade é um destes lugares mágicos onde tudo parece desenhado na perfeição para nos sentirmos em sintonia com a natureza em todos os seus elementos. A 1500 metros de altitude, junto ao maciço central da Serra da Estrela, localiza-se no vale glaciário do Zêzere, onde o rio começa a criar o seu leito.

A imponência dos penhascos de granito contrasta com a delicadeza das bétulas e todas as estações do ano são boas para uma visita. Apenas nos dias de neve intensa pode ficar interdito o acesso. Prepare o farnel e prepare o olhar para um dos lugares mais belos da Serra da Estrela, que é o mesmo que dizer um dos lugares mais belos do país.

Sete lugares mágicos para fazer um piquenique: Covão d'Ametade






@Tania Araujo via Canva.com






Imagem de pch.vector no Freepik

Sete lugares mágicos para fazer um piquenique

Praia fluvial de Constância

Uma excelente opção para fazer um piquenique à beira-rio é a recém-criada Praia Fluvial de Constância, localizada na margem esquerda do Rio Zêzere. O local já era muito procurado para banhos, mas só em 2022 foi criada a praia, com a colocação de areia numa área de 3.500 m².

Embora as areias tenham de ser repostas anualmente, a paisagem é sempre deslumbrante. Possui vários equipamentos de apoio, nomeadamente, um parque de merendas e, durante a época balnear, pode aproveitar e fazer combinar o melhor de dois mundos: praia e piquenique!

Sete lugares mágicos para fazer um piquenique

Parque Florestal de Monsanto, Lisboa

O Parque Florestal de Monsanto é conhecido como o pulmão de Lisboa porque os cerca de 900 hectares de área florestal garantem a renovação do oxigénio da cidade. Ideal para a prática desportiva ao ar livre, tem circuitos de manutenção, campos desportivos e ciclovias, mas também há espaço para atividades radicais e muita brincadeira nos parques infantis.

Os amantes de piqueniques podem escolher entre diversos parques de merendas, como o Parque do Penedo, o Parque do Calhau, Parque da Pedra e a Alameda Keil do Amaral. Estes têm mesas, bancos e grelhadores disponíveis. Caso prefira a experiência mais aventureira, é só encontrar o seu lugar ideal e estender a manta no relvado.






Imagem de studiof22byricardorocha
Sete lugares mágicos para fazer um piquenique: Mata Nacional dos Medos, Almada






Imagem do Site da Câmara Municipal de Almada

Sete lugares mágicos para fazer um piquenique

Mata Nacional dos Medos, Almada

Esta é a proposta ideal para aqueles que gostam de fazer um piquenique na pausa de uma caminhada. A Mata Nacional dos Medos insere-se na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica , que se estende pela orla litoral até à lagoa de Albufeira, e está classificada como reserva botânica. Também conhecida como Pinhal do Rei, já que foi D. João V quem a ordenou a sua plantação para ajudar a fixar as areias das dunas.

A paisagem é deslumbrante e, entre o aroma do pinhal e o cheiro a maresia, sabe muito bem fazer uma pausa dos percursos pedestres e desfrutar de uma merenda com vista para o Atlântico.

Sete lugares mágicos para fazer um piquenique

Mata Nacional de Barão de São João, Lagos

No sul do país, a Mata Nacional de Barão de São João, situada perto da localidade de Barão de São João, património natural do concelho de Lagos, é uma vasta área protegida que proporciona um dia bem passado ao ar livre e em contacto com a natureza.

A mata tem diversas espécies típicas da região do Mediterrâneo, como pinheiros, acácias, medronheiros e sobreiros. Conta com vários percursos pedestres, de BTT e um circuito de manutenção. Perto da Casa do Guarda há um parque de merendas ideal para recarregar baterias e fazer o seu piquenique.

Parque Merendas Mata Nacional Barão de São João






Imagem de Carlos Afonso – Câmara Municipal de Lagos
Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz






Jules Verne Times Two, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

Sete lugares mágicos para fazer um piquenique

Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz, Fajã de Cima, Ponta Delgada

O Pinhal da Paz, também conhecido como Mata das Criações, encontra-se próximo das zonas urbanas de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Lagoa. Com uma área de 49 hectares, o parque tem uma zona de piqueniques que inclui grelhadores, mesas e bancos, mas tem muitos outros motivos de interesse para uma visita, sobretudo com crianças.

Possui diversos equipamentos, como o parque infantil, a pequena réplica da casa do guarda-florestal, um centro de divulgação florestal, percursos pedestres e um miradouro com paisagens deslumbrantes. A riqueza da flora e fauna, que inclui pavões, cisnes, faisões e veados, fascina os visitantes.

Turismo

Unidades hoteleiras perspetivam taxa de ocupação acima dos 70% na Páscoa

Turistas portugueses lideram a procura nos principais mercados nacionais.

Turismo

Portugal arrecada 31 “óscares” europeus do turismo

Na gala europeia dos "World Travel Awards", vários destinos nacionais foram distinguidos.

Turismo

Bolsa de Turismo de Lisboa tem melhor edição de sempre

O número de visitantes ultrapassou a edição de 2023 da Web Summit, avança a organização.

Leia mais

Habitação

As casas mais baratas para arrendar em Portugal

Descubra oportunidades acessíveis de norte a sul!

Habitação

AM de Lisboa aprova venda de terreno à junta de Benfica para habitação acessível

Benfica vai construir 50 novos fogos de habitação acessível, no âmbito de uma candidatura ao PRR.

Habitação

Casas de luxo: Portugal entre os 10 principais destinos para investimento internacional

Descubra quais os destinos preferidos dos investidores.

Habitação

Rendas antigas: proprietários não querem subsídios

Os senhorios pretendem a revogação da medida que travou passagem de rendas antigas para o NRAU.