Habitação
Será que mora numa das cidades mais felizes do mundo?
Março 21, 2025 · 5:31 pm
Imagem de gpointstudio no Freepik
Se felicidade tivesse código postal, onde moraria? A resposta não é tão simples quanto parece, mas há cidades onde a qualidade de vida faz qualquer um sorrir. O mais recente Happy City Index, ranking elaborado pelo Instituto para a Qualidade de Vida sobre as cidades mais felizes do mundo, já é conhecido e, surpresa das surpresas, Portugal tem uma representante na lista!
O índice não define uma única cidade como a “mais feliz”. Em vez disso, destaca um grupo de 31 cidades, as Gold Cities (Cidades Ouro) que se distinguem anualmente pelos seus resultados em bem-estar e qualidade de vida.
A metodologia baseia-se numa avaliação de dados objetivos, entrevistas e informações abertas, permitindo compreender melhor os fatores que contribuem para a felicidade urbana.
Copenhaga no topo, mas e Portugal?
A felicidade não é fácil de medir, mas há cidades que se destacam pelo bem-estar, qualidade de vida e satisfação dos seus habitantes. E quais são, afinal, os melhores lugares para se viver em 2025?
A liderar a tabela está Copenhaga, na Dinamarca, seguida por Zurique, na Suíça, e Singapura. São cidades onde a inovação, a mobilidade, a segurança e as políticas inclusivas são prioridades, resultando em habitantes mais satisfeitos com a sua vida. Mas a grande novidade é que o Porto também conquistou um lugar nesta lista exclusiva, provando que, entre uma francesinha e um passeio junto ao Douro, há mesmo motivos para ser feliz na Invicta.
Além das já mencionadas, outras cidades como Estocolmo, Munique, Viena e Vancouver figuram entre as mais felizes. A lista tem ainda representantes da Alemanha, Bélgica, Áustria e da Nova Zelândia.
O que torna uma cidade feliz?
A felicidade urbana não se mede apenas pela beleza das ruas ou pela quantidade de cafés acolhedores (embora ajude!). O estudo teve em conta fatores como a educação, a qualidade dos serviços públicos, o acesso a espaços verdes e a segurança. Cidades que promovem bem-estar e qualidade de vida conseguiram um lugar no ranking, e o Porto mostrou que não fica atrás de metrópoles internacionais.
A felicidade urbana depende de vários fatores. O estudo agrupa os indicadores em seis grandes temas que influenciam diretamente o bem-estar dos residentes:
- Cidadãos (Citizens) – Educação, participação cívica, inovação e inclusão social.
- Governança (Governance) – Transparência, envolvimento dos cidadãos e digitalização de serviços públicos.
- Ambiente (Environment) – Gestão sustentável de recursos, qualidade do ar e água, espaços verdes e políticas ambientais.
- Economia (Economy) – Emprego, inovação, custo de vida e acesso a oportunidades económicas.
- Saúde (Health) – Saúde mental e física, nutrição, segurança e bem-estar geral.
- Mobilidade (Mobility) – Transportes públicos, infraestruturas para mobilidade sustentável e acessibilidades.
Pela primeira vez, o número de indicadores aumentou de 76 para 82, com a introdução de um novo tema: saúde, que inclui áreas como saúde mental, segurança, nutrição e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Para integrar o ranking, as cidades devem dispor de dados fiáveis, mensuráveis e comparáveis. Embora muitas cidades possam proporcionar uma excelente qualidade de vida, nem sempre existem informações suficientes sobre o seu desempenho.
Porto: um segredo bem guardado?
Se já vive ou já visitou o Porto, sabe que não é difícil entender o que a coloca entre as cidades mais felizes do mundo. A gastronomia, o clima ameno, o espírito acolhedor e a mistura de tradição e modernidade fazem da Invicta um local especial. Agora, o segredo parece ter sido revelado ao mundo!
Além das Gold Cities (da 1.ª à 31.ª posições), o Happy City Index identifica as Silver Cities (da 32.ª à 100.ª posição) e as Bronze Cities (101.ª à 200.ª posições). Na segunda parte da lista, nas cidades prateadas, consta Lisboa, no 90.º lugar.
No ranking de 2024, nenhuma cidade portuguesa conseguiu o ouro. A capital portuguesa surgia como a cidade portuguesa mais bem colocada, na 96ª posição. Já o Porto aparecia em 119.º lugar, Faro em 146.º lugar, Aveiro em 175.º e o Funchal em 199.º lugar.
O ranking confirma aquilo que muitos já sabiam: a felicidade pode estar ao virar da esquina. Quem sabe se a próxima cidade portuguesa a entrar na lista não será a sua?
Conheça as 31 Gold Cities, as mais felizes
- COPENHAGA
Dinamarca - ZURIQUE
Suíça - SINGAPURA
Singapura - AARHUS
Dinamarca - ANTUÉRPIA
Bélgica - SEUL
Coreia do Sul - ESTOCOLMO
Suécia - TAIPEI
Região de Taiwan - MUNIQUE
Alemanha - ROTERDÃO
Países Baixos - VANCOUVER
Canadá - VIENA
Áustria - PARIS
França - HELSÍNQUIA
Finlândia - AALBORG
Dinamarca - BERLIM
Alemanha - NOVA IORQUE, NY
Estados Unidos da América - DRESDEN
Alemanha - BRUXELAS
Bélgica - GENEVE
Suíça - PORTO
Portugal - BARCELONA
Espanha - OSLO
Noruega - DUBLIN
Irlanda - MILÃO
Itália - ROSKILDE
Dinamarca - REIQUIAVIQUE
Islândia - AUCKLAND
Nova Zelândia - ADELAIDE
Austrália - MINNEAPOLIS, MN
Estados Unidos da América - LONDRES
Reino Unido
Habitação
Lisboa e Porto entre as melhores cidades do mundo em 2024
Descubra em que posição estão as cidades portuguesas entre as 50 melhores em 2024.