Profissionais

Semana RU do Porto apresenta a programação da edição de 2023

Outubro 2, 2023 · 4:08 pm

Da habitação à sustentabilidade… a edição de 2023 da Semana da Reabilitação Urbana do Porto apresenta nove sessões plenárias que prometem mobilizar a cidade de 6 a 8 de novembro.

O ciclo de conferências foi divulgado esta semana e entre os grandes temas da edição deste ano destacam-se os desafios no acesso à habitação e na transição energética, passando pela construção nova e pela reabilitação urbana, num contexto de inflação, juros altos e falta de mão-de-obra…

É um dos temas com maior impacto no setor da construção e do imobiliário e, consequentemente, na oferta de habitação. Os custos de construção marcam o arranque do ciclo de conferências da Semana da Reabilitação Urbana do Porto na manhã do dia 6 de novembro. A partir das 15h00 decorre a sessão oficial de abertura com a participação da Ministra da Habitação, Marina Gonçalves (presença confirmada). Logo após, decorrerá o debate “A habitação como fator de coesão do território! Que respostas?” para o qual estão convidados os presidentes da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, do Porto, da Maia e de Matosinhos. Um debate complementado com a última conferência da tarde, dedicada aos temas da habitação acessível e do arrendamento.

Depois de um dia dedicado aos temas da habitação, o segundo dia da Semana da Reabilitação Urbana do Porto é dedicado aos temas da sustentabilidade.

Da mobilidade elétrica e descarbonização de edifícios; à reabilitação de condomínios e aos apoios do Fundo Ambiental, a manhã do dia 7 de novembro vai identificar desafios e apresentar soluções para reduzir a fatura energética e acelerar a transição verde. A partir das 15h00, os trabalhos na Semana da Reabilitação Urbana do Porto retomam com as principais novidades do SIMPLEX no licenciamento urbano e o seu potencial impacto. A fechar a ordem de trabalhos, empresas, promotores e banca apresentam respostas para os desafios na redução de carbono na promoção imobiliária.

A Semana da Reabilitação Urbana do Porto fecha com chave de ouro, no terceiro e último dia o palco é dedicado à reabilitação urbana, à mobilidade urbana e novas acessibilidades, potenciadas pela expansão da linha do metro e pela alta velocidade. A partir das 15h00, capital, empresas e talento são os grandes protagonistas. A encerrar debate-se o futuro do turismo e, em especial, do alojamento local.

Em permanente atualização, acompanhe todas as novidades no site da Semana RU do Porto. Brevemente disponíveis estarão também os workshops técnicos e seminários jurídicos que completam a agenda desta edição. Consulte a AGENDA da Semana RU do Porto. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

11 anos de Semana da Reabilitação Urbana do Porto

A Semana da Reabilitação Urbana continua fiel à sua missão, promover um palco de discussão viva e ativa dos temas relacionados com a reabilitação urbana e o seu impacto nas nossas cidades, destacando também a habitação e a transição energética.

Uma iniciativa que reúne o apoio das Câmaras Municipais de Vila Nova de Gaia, Porto, Maia e Matosinhos, das Ordens Profissionais e principais Associações do setor da construção e do imobiliário.

A 11.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto conta com o apoio Platina da Schmitt+Sohn, Grupo Preceram, Reynaers Aluminium e Saint-Gobain. Na categoria Ouro incluem-se a A400, Avenue, BMI Group, Caixiave, CIN, Civilria, Cosentino, EDP, Fassa Bortolo, Fibran, Grupo San Jose, MAPEI, Morais Leitão, Perfisa, Portgás, Reify., Smeg, Valchromat, Victoria Seguros e Viroc.

Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, AICCOPN, APEMIP, APPII, Ordem dos Arquitectos-SRN, Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Ordem dos Engenheiros Técnicos e e a marca R.U.-I.S. Os apoios institucionais cabem à ACAI, ANFAJE, APEGAC, APFIPP, CLUSTER HABITAT SUSTENTÁVEL, GECoRPA – Grémio do Património, Portugal Ventures, SIL, ULI Portugal e WIRE Portugal. Na comunicação com o público, o jornal oficial é o Público Imobiliário.

Assegure o seu lugar! Inscrições disponíveis AQUI.

Habitação

Câmara de Lisboa propõe “discriminação positiva” de residentes no acesso à renda acessível

Medida visa beneficiar residentes das freguesias sob maior pressão urbanística.

Dinheiro

Preços das casas em Portugal aumentaram 111% desde 2015

O diretor do FMI para a Europa considera que correção dos preços das casas não será repentina.

Impostos

IRS: o que muda nos novos escalões

O Governo alargou o alívio fiscal até ao 8.º escalão.

Leia mais

Habitação

Câmara de Lisboa propõe “discriminação positiva” de residentes no acesso à renda acessível

Medida visa beneficiar residentes das freguesias sob maior pressão urbanística.

Dinheiro

Preços das casas em Portugal aumentaram 111% desde 2015

O diretor do FMI para a Europa considera que correção dos preços das casas não será repentina.

Impostos

IRS: o que muda nos novos escalões

O Governo alargou o alívio fiscal até ao 8.º escalão.

Créditos

Sabe quanto pagou de juros no mês passado?

Perceba quanto amortizou no empréstimo da casa.