Santander AM vende Vila Sol ao Grupo Pestana por €43M

Setembro 8, 2023 · 11:07 am



Santander Asset Management vendeu o complexo turístico Vila Sol, em Vilamoura, no Algarve, ao Grupo Pestana por cerca de 43 milhões de euros.


O negócio é anunciado esta quinta-feira pelas consultoras JLL, CBRE e Worx, que assessoraram o Santander Asset Management na operação. O Grupo Pestana já assegurava a gestão desta unidade hoteleira e respetivos campos de golfe, e passa assim a ser proprietária.


O Pestana Vila Sol inclui um hotel de 5 estrelas com 189 quartos e ampla gama de comodidades, dois campos de golfe de 18 e 9 buracos e terreno para desenvolvimento (expansão ou nova promoção imobiliária), com uma área bruta de construção de 7.770 metros quadrados.


«A aquisição do empreendimento Pestana Vila Sol é o culminar de um processo iniciado há uma dezena de anos, quando o Grupo Pestana assumiu a gestão desta unidade hoteleira e do campo de golfe adjacente», afirma Pedro Lopes, Administrador da Região Algarve do Grupo Pestana. «Numa primeira fase, conseguimos recuperar a rentabilidade destas unidades tendo, posteriormente, reforçado a aposta, assumindo o risco enquanto arrendatários com uma renda fixa de mercado. Com a compra deste empreendimento, demonstramos e salientamos aquele que tem sido, desde o primeiro momento, o nosso compromisso com este projeto e com a aposta no turismo no Algarve», salienta.




«Com a compra deste empreendimento, demonstramos e salientamos aquele que tem sido, desde o primeiro momento, o nosso compromisso com este projeto e com a aposta no turismo no Algarve»



Luís Figueiredo, Administrador da Santander Asset Management, recorda que «o setor hoteleiro mostrou-se muito resiliente no período pós pandemia, continuando Portugal a ser um dos destinos turísticos privilegiados, nomeadamente a região do Algarve. Sempre acreditámos no valor do “complexo” Vila Sol, pelo seu potencial, localização, complementaridade com os campos de golf, retirando assim a sazonalidade da operação do Hotel e também por ser operado pelo prestigiado Grupo Pestana, tornando-o num ativo atrativo e com forte interesse por parte dos investidores».


«Esta venda representa um marco significativo no mercado imobiliário de Vilamoura, destacando o potencial de investimento contínuo na região. O Pestana Vila Sol é uma referência do turismo e do golfe no Algarve, e estamos satisfeitos e orgulhosos em ter participado nesta transação», comenta Karina Simões, Head of Hotel Advisory da JLL.


Já Duarte Morais Santos, Head of Hotel da CBRE Portugal, acrescenta que «este é mais um negócio que vem confirmar o crescente dinamismo do mercado hoteleiro na zona sul do país, atrativo quer para investidores internacionais como nacionais. O Pestana Vila Sol é um ativo ímpar e de referência no Algarve e foi para nós um orgulho estarmos envolvidos nesta transação. Acreditamos bastante no potencial crescente da região algarvia que com produto de qualidade terá o que é necessário para crescer e atrair novos investidores no futuro».


Por seu turno, Francisco Caldeira, da Worx, recorda que «o setor hoteleiro tem ganhado um crescente destaque em 2023, representando 40% do volume total de investimento na primeira metade do ano. É notória a contínua importância de Portugal no mapa de investimento internacional, bem como o peso do turismo no país». O Algarve, com destaque para Vilamoura, «tem evidenciado a sua constante evolução e desenvolvimento, tornando-se atrativo no contexto do turismo mundial. Esta operação enfatiza a importância estratégica da região, tanto para operadores quanto para investidores nacionais e internacionais».


E remata ainda que «é importante destacar o trabalho realizado pelas três consultoras, que em estreita colaboração com o Santander, enquanto cliente, concretizaram uma transação de sucesso e de referência em 2023, da qual todos se podem orgulhar».




Habitação

Câmara de Lisboa propõe “discriminação positiva” de residentes no acesso à renda acessível

Medida visa beneficiar residentes das freguesias sob maior pressão urbanística.

Habitação

Câmara de Lisboa anuncia mais de 1000 camas para estudantes

Inaugurada residência universitária com 320 camas, mas há vários projetos em curso.

Habitação

Loures vai ter 152 novas casas a custos controlados

O município constrói um projeto de habitação a custos controlados financiado pelo PRR. O montante do investimento ascenderá a cerca de 22 milhões de euros.

Leia mais

Portugal regista 2ª maior subida na produção na construção na UE

Os principais avanços registaram-se em Espanha (8,3%), Portugal (4,4%) e República Checa (3,7%).

Habitação

Câmara de Lisboa propõe “discriminação positiva” de residentes no acesso à renda acessível

Medida visa beneficiar residentes das freguesias sob maior pressão urbanística.

Dinheiro

Preços das casas em Portugal aumentaram 111% desde 2015

O diretor do FMI para a Europa considera que correção dos preços das casas não será repentina.

Impostos

IRS: o que muda nos novos escalões

O Governo alargou o alívio fiscal até ao 8.º escalão.