Habitação

Sabe quanto gastou em habitação no último ano?

Dezembro 21, 2023 · 11:06 am
Foto de Hendrik Morkel na Unsplash

Os gastos dos portugueses com habitação ocupam uma fatia cada vez maior dos orçamentos familiares, de acordo os dados revelados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).  A despesa anual média das famílias em Portugal ascendeu a 24.190 euros em 2022/2023.

Os resultados provisórios do Inquérito às Despesas das Famílias 2022/2023 revelam que cerca de dois terços da despesa média das famílias foi despendido em encargos associados à habitação (39,1%). A alimentação ocupa 12,9% dos orçamentos familiares e os transportes 12,4%.

Os dados sugerem que a importância relativa dos encargos com a habitação na estrutura da despesa familiar tem aumentado nas últimas décadas e que, em contrapartida, os encargos com alimentação, vestuário e calçado são os que mais têm perdido peso no conjunto da despesa das famílias portuguesas.

Despesa anual mais elevada no Norte

Olhando para o mapa do território nacional, por regiões NUTS II, a despesa anual média foi mais elevada na região Norte (25.057 euros). A Área Metropolitana de Lisboa e a Região Autónoma da Madeira também superaram a média nacional.

Em sentido inverso, na Região Autónoma dos Açores a despesa média regional fica abaixo do valor nacional (20.439 euros), o que também corresponde ao perfil regional de despesa mais distante da média nacional, de acordo com o inquérito.

Impacto da composição familiar

Os resultados sugerem ainda que as famílias com crianças gastam, em média, mais 8.861 euros por ano do que os agregados familiares sem crianças dependentes, o que se traduz numa despesa mensal média superior em 738 euros.

As famílias unipessoais têm uma despesa média anual superior quando são adultos com menos de 65 anos (18.121 euros) quando comparadas com aquelas com um adulto idoso (14.775 euros).

Para a diferença na despesa média de 738 euros por mês, entre famílias com e sem crianças, contribuíram sobretudo os encargos com habitação e transportes, cuja diferença, entre os dois tipos de agregados, superou, em ambos os casos, os 100 euros mensais.

A presença de crianças dependentes gerou também uma despesa superior em alimentação, em restauração e alojamento e em educação: mais 85, mais 79 e mais 62 euros mensais, em média, respetivamente.

Créditos

2024 pode trazer ligeiro alívio nas prestações da casa

Analistas acreditam na manutenção ou descida das taxas de juros pelo BCE.

Habitação

Os portugueses e a Habitação: retrato de um país

O barómetro da habitação da Fundação Francisco Manuel dos Santos sondou uma amostra da população portuguesa.

Habitação

Sabe o preço por metro quadrado das casas em Portugal?

Os preços das casas atingiram um novo recorde, embora haja uma desaceleração em várias áreas metropolitanas.

Leia mais

Profissionais

8 Dicas para ter sucesso numa negociação imobiliária

Descubra estratégias infalíveis para melhorar a sua técnica.

Profissionais

Imobiliário representa mais de metade do investimento direto estrangeiro

Em 2023, as transações de investimento direto estrangeiro em Portugal totalizaram 6,8 mil milhões de euros.

Construção

Setor da construção acorda nova tabela salarial para 2024

O acordo de revisão do Contrato Coletivo de Trabalho do setor prevê retribuições mínimas entre 820 e 1.350 euros.

Gastronomia

Restaurantes portugueses recebem novas estrelas Michelin

O Antiqvvm, no Porto, passou a ter duas estrelas e quatro novos restaurantes receberam a distinção.