Acha que apenas os humanos gostam de ir de férias? Nas famílias que adoram os seus animais de estimação, as férias são pensadas para todos: pessoas, cães, gatos, pássaros, peixinhos dourados. Claro que nem todos os destinos nos permitem levar os nossos bichos, mas há muitas soluções, como hotéis para animais, pet-sitters, familiares ou aquela vizinha simpática que aproveita para nos regar as plantas.
Para aqueles que partem de férias com cães e gatos, descubra alguns conselhos de como pode fazer viagens tranquilas e em segurança com os amigos de quatro patas.
O que diz a lei
De acordo com o Decreto-Lei n.º 315/2003, o “transporte de animais deve ser garantido em veículos e contentores apropriados à espécie e número de animais a transportar, nomeadamente em termos de espaço, ventilação ou oxigenação, temperatura, segurança e fornecimento de água, de modo a salvaguardar a proteção dos próprios e a segurança de pessoas e outros animais”.
O código da estrada classifica os animais como carga e salvaguarda que o seu transporte não pode pôr em risco a segurança da condução, do trânsito e dos passageiros. Se contrariar estas determinações pode incorrer em coimas entre 60 e 600 euros.
Transportes públicos
O transporte de animais em serviços públicos não pode ser recusado, segundo o mesmo Decreto-Lei n.º 315/2003. Este determina que, se devidamente acondicionados e sujeitos a meios de contenção que não lhes permita morder ou causar danos ou prejuízos a pessoas, animais e bens, podem viajar.
Contudo, deve sempre informar-se junto da companhia que pretende usar para saber especificamente as regras a seguir para cada animal. Os cães de auxílio a pessoas deficientes e cães-guia são uma exceção já que estão sempre autorizados a acompanhar o dono.
Transporte em segurança
Tal como nós usamos cinto de segurança, os nossos animais de estimação devem viajar de forma segura. Os gatos e cães devem viajar numa caixa transportadora. Não só estão mais protegidos, em caso de acidente, como impede que perturbem o condutor com alguma reação inesperada. Muitos animais ficam nervosos com alterações na sua rotina e podem agir de forma imprevisível. Levar um brinquedo ou manta pode ajudar a acalmar.
A caixa transportadora deve ser adequada ao tamanho do bichinho e ser confortável. Para cães maiores, a caixa deixa de ser prática, pelo que o animal deve usar cinto ou arnês (há diversas soluções no mercado) e não estar solto dentro do carro. Outra solução é uma rede ou divisória protetora da zona em que viaja o animal.
Hidratação e Lanches
Alguns animais enjoam durante a viagem, pelo que não deve dar grandes refeições antes de entrar no carro. Durante o percurso, lembre-se de manter seu amigo de quatro patas hidratado. Leve água fresca e uma tigela para garantir que não passa sede ao longo do percurso, e alguns snacks para o acalmar.
Paragens e Passeios
Antes de se fazer à estrada, dê um passeio com o seu cão. Deve planear paragens regulares, isso ajuda a evitar o stress e o desconforto durante a viagem. Tal como nós, os animais também precisam de esticar as pernas e fazer as suas necessidades. Neste caso, esticar as patas. Já os gatos, por regra, não apreciam nada passeios à trela.
Documentação em Dia
Antes de sair de casa, verifique se leva consigo todos os documentos do seu animal de estimação e se estes estão em dia. Isso inclui o cartão de identificação, vacinas atualizadas e, caso necessário, o passaporte para animais de estimação. Tal como os humanos, em caso de alguma emergência ou desaparecimento, importa ter consigo a documentação necessária.
Sair do país
Se pretende viajar para fora do país com o seu animal de estimação, informe-se previamente dos requisitos exigidos no país de destino, mas deve fazer-se acompanhar de um passaporte sanitário. Em relação a viagens de avião, as companhias aéreas têm diferentes critérios para o transporte de animais, consoante espécie, peso, tamanho, etc.
Viajar com os animais de estimação pode ser uma experiência maravilhosa. Planeie tudo com antecedência, garantindo o conforto e a segurança durante o transporte, e vai ver que o seu amigo peludo vai adorar as férias! Os momentos felizes são ainda melhores quando compartilhados com aqueles que amamos! Boa viagem!