Dinheiro
Rendas continuam a aumentar: mais 7,2% em setembro
Outubro 11, 2024 · 11:27 am
Imagem de Rawpixel.com no Freepik
As rendas habitacionais aumentaram 7,2% em setembro, face a igual período do ano anterior, uma variação idêntica à do mês de agosto, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Esta aceleração acontece num momento em que os valores das rendas já alcançaram níveis históricos.
A tendência de crescimento das rendas habitacionais verificou-se em todas as regiões do país, tendo a Madeira registado a subida mais expressiva de 7,7%.
No mês de setembro, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado teve uma variação mensal de 0,4% (idêntico no mês anterior). As regiões com subidas mais significativas foram o Centro e os Açores (0,5%), não se tendo observado qualquer região com variação negativa do respetivo valor médio das rendas de habitação, diz o INE.
Em 2025, os senhorios vão poder atualizar as rendas até ao limite de 2,16%, de acordo com os dados da inflação anuais apurados até agosto.
IPC sobe para 2,1% em setembro
O Índice de Preços no Consumidor (IPC) teve uma variação homóloga de 2,1% em setembro, mais 0,2 pontos percentuais (p.p.) do que no mês anterior. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 2,8% (2,4% em agosto).
No que respeita ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), este apresentou uma variação homóloga de 2,6%, taxa superior em 0,8 p.p. ao mês de agosto e superior em 0,8 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em agosto, a taxa em Portugal tinha sido inferior à da área do Euro em 0,4 p.p.).
Esta aceleração do IHPC foi significativamente superior à registada no IPC devido ao aumento de preços dos restaurantes e hotéis, que tem um peso relativo mais elevado no IHPC que no IPC, explica o INE.