Decoração

Reinventar espaços: remodelar a casa de banho para valorizar a sua casa

Outubro 19, 2023 · 3:14 pm
Imagem de Staging Factory/ @stagingfactory @margaridasilvaphoto

Quando queremos vender uma casa, é importante mostrar “sonhos e emoções” e não apenas “paredes e vigas”. Ou seja, é preciso pôr os potenciais clientes a sonhar, e não tanto a pensar. É por isso que mostrar uma casa pronta-a-habitar (ou quase), que não lhes dê dores de cabeça, é meio caminho para atingir o seu objetivo comercial de venda.

As casas de banho, pelo facto de serem espaços ligados à higiene e muito íntimos, desempenham um papel crucial para criar uma primeira impressão positiva. A boa notícia é que não precisa de gastar fortunas para criar um bom ambiente nestes espaços.

Neste artigo, vamos explorar algumas dicas para remodelar a casa de banho de forma económica, tornando-a num ponto de destaque que pode valorizar a sua casa no mercado imobiliário e colocá-la num patamar superior face à concorrência.

1. Atualizar as loiças sanitárias

Uma maneira eficaz de remodelar a casa de banho é atualizar as loiças sanitárias. Trocar uma banheira velha por uma base de chuveiro contemporânea ou o lavatório e a sanita por modelos mais modernos e funcionais são uma excelente forma de dar uma aparência totalmente nova ao espaço.

Se houver um bidé, considere removê-lo para criar mais amplitude ou substituí-lo por uma banqueta de madeira, onde poderá colocar alguns livros e ganhar espaço extra de arrumação – um toque apreciado pelos potenciais compradores.

2. Torneiras em bom estado

As torneiras desempenham um papel fundamental na estética da casa de banho. Certifique-se de que têm um aspeto novo e que o estilo corresponde ao das loiças sanitárias e ao ambiente geral.

Se a casa de banho for mais clássica, opte por um estilo mais vintage, se for moderna prefira torneiras minimalistas e de linhas retas. A uniformidade no estilo criará uma sensação de coesão na decoração.

remodelar a casa de banho para valorizar a sua casa: torneiras
Imagem de Staging Factory/ @stagingfactory @margaridasilvaphoto

3. Atualização dos revestimentos

Os revestimentos das paredes e pavimentos são elementos-chave no aspeto geral da casa de banho. Se o design e as cores estiverem ultrapassadas, considere substituí-los ou disfarçá-los.

Uma solução económica é a pintura dos azulejos. Escolha uma tinta resistente à humidade, como tintas epóxi à base de água, adequadas para casas de banho.

Além disso, pode aplicar papel de parede específico para áreas húmidas, em algumas áreas, de forma a valorizar a estética do espaço e fazer, por exemplo, da casa de banho social um ponto alto da casa. Acrescente um ambientador ou umas velas.

4. Espelhos e pormenores decorativos

O mobiliário da casa de banho desempenha um papel vital na valorização do espaço. Reciclar um armário de casa de banho em bom estado é uma opção inteligente. Pode-se dar uma nova vida ao mobiliário existente simplesmente pintando-o e substituindo os puxadores.

Para espaços menores, uma estante em forma de escada oferece armazenamento vertical eficiente e pode servir para toalhas, cestos e objetos decorativos.

6. Acessórios de qualidade

Pequenos detalhes fazem a diferença. Substituir os acessórios da casa de banho, como tampas de sanita, suportes de toalhas, porta-escovas de dentes, dispensadores de sabonete e cabides, por modelos de qualidade e com um design mais atual pode conferir um toque de luxo e sofisticação ao espaço.

Dicas para valorizar a casa de banho

7. Iluminação inteligente

A iluminação desempenha um papel crucial na decoração da casa de banho. Considere a possibilidade de adicionar iluminação que permita ajustar a direção da luz ou criar novos pontos de luz.

A substituição de um único ponto de luz central por um conjunto de LEDs distribuídos pelo espaço melhora a iluminação e cria um ambiente mais agradável. Às vezes, basta trocar as lâmpadas para conseguir um ambiente mais quente e acolhedor.

8. Limpeza profunda e manutenção

Uma casa de banho imaculadamente limpa é essencial. Faça uma limpeza profunda e elimine qualquer vestígio de bolor, se necessário. Faça as devidas reparações em azulejos rachados ou lascados e substitua silicones velhos e escurecidos. Uma casa de banho bem mantida dá a impressão de uma casa bem cuidada.

Remodelar a casa de banho

9. Marketing inteligente

Após concluir a remodelação, certifique-se que tira fotos com boa qualidade para efeitos de promoção. Destaque as características renovadas, a iluminação atraente e os espaços de arrumação.

Retire todos os elementos pessoais como shampoos, escovas de dentes, roupões pendurados, etc. E feche sempre a tampa da sanita. Casas de banho bem-apresentadas podem atrair clientes mesmo antes da visita ao imóvel.

10. Pense sempre no retorno do investimento

Antes de realizar qualquer remodelação, é importante ter em mente que está a investir para ter retorno. Nem todas as melhorias se traduzirão num aumento do valor ou da rapidez de venda. Concentre-se nas atualizações que têm maior probabilidade de valorizar a sua casa e atrair compradores.

11. Dicas gerais de decoração



  • Mantenha o ambiente claro e utilize cores claras e neutras para criar uma sensação de amplitude e limpeza.

  • Adicione toques de cor à decoração para evitar que o espaço pareça estéril.

  • Opte por peças de mobiliário funcionais que otimizem o espaço.

  • Menos é mais; evite sobrecarregar o espaço com objetos decorativos.

  • Escolha um estilo de decoração neutro que agrade à maioria das pessoas, acrescentando toques de madeira para um toque acolhedor.

  • Não se esqueça de que os espelhos são funcionais e decorativos e que uma boa iluminação pode transformar um espaço simples num ambiente charmoso.


Dicas para valorizar a casa de banho
Imagem de Staging Factory/ @stagingfactory @margaridasilvaphoto

O valor de uma remodelação é muito subjetivo já que depende de muitas variáveis. No entanto para dar uma ideia deve contar com uma média de investimento situado entre 3 500€ e os 5 000€ para remodelar uma área até 4 m2. Escolha peças básicas com linhas simples e elegantes e deixa a sofisticação para os detalhes. Peça sempre pelo menos 3 orçamentos.

Concluindo, a remodelação da casa de banho pode valorizar significativamente o seu imóvel para venda. No entanto, é importante seguir algumas dicas para poder renovar o espaço sem gastar uma fortuna, tornando-o mais atraente para potenciais compradores e destacando a sua casa no mercado imobiliário.

Autoria: Catarina Diniz – Head of Business & Strategy da Staging Factory

Dicas

10 coisas que tem de fazer em Portugal pelo menos uma vez na vida

O que acha que define os portugueses?

Decoração

Decoração inspirada nas Eras de Taylor Swift

A febre Taylor Swift pode inspirar a decoração de sua casa!

Decoração

Pronto-a-vender, Pronto-a-morar e Pronto-a-render

Conheça a grande tendência do mercado imobiliário!

Leia mais

Habitação

Sines abre candidaturas para apoiar famílias carenciadas no arrendamento

Autarquia vai subsidiar famílias com carências habitacionais.

Habitação

Incríveis casas com piscina para aproveitar o sol

Mergulhe nestas oportunidades!

Habitação

Lisboa aposta em construção mas deve prosseguir com reabilitação

Em 2023, a autarquia licenciou mais fogos reabilitados do que nova construção.

Dinheiro

Rendas das casas sobem 7,1% em maio

Lisboa registou o maior aumento, de acordo com o INE.