Turismo

Quatro das melhores aldeias turísticas do mundo são portuguesas

Outubro 19, 2023 · 4:56 pm
Foto de Francisco de Frias na Unsplash

A Organização Mundial do Turismo distinguiu quatro vilas e aldeias portuguesas com o Prémio “Melhor Aldeia Turística 2023”. Ericeira, Madalena, Manteigas e Sortelha receberam a distinção, de acordo com informação divulgada pelo Ministério da Economia e do Mar.

Os prémios foram anunciados durante a Assembleia Geral e a Reunião da Comissão Executiva da Organização Mundial do Turismo, que decorre em Samarkand, no Uzbequistão, até sexta-feira.

Distinção válida por três anos

A distinção é válida durante três anos e premeia os melhores destinos rurais, a nível mundial, valorizando o papel transformador do turismo sustentável nestes territórios através de estratégias alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

“Esta distinção, atribuída por uma das mais relevantes entidades turísticas do mundo, enaltece a excelência do turismo nacional, do interior do país e de ofertas turísticas diferenciadoras”, salientou o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, citado em comunicado enviado à agência Lusa.

Para o presidente da Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, Carlos Ascensão, o reconhecimento “demonstra mais uma vez o mérito do trabalho desenvolvido pela Aldeias Históricas”.

A Organização Mundial do Turismo sublinhou que estas são localidades “genuinamente comprometidas com a promoção e a preservação do seu legado cultural e histórico, e promotoras de turismo sustentável”.

Ericeira

Ericeira fica no concelho de Mafra, no distrito de Lisboa. Esta encantadora vila de pescadores combina harmoniosamente o encanto tradicional com uma vibração moderna. A Ericeira cativa os visitantes com sua autenticidade, beleza natural e ambiente à beira-mar.

Descubra apartamentos para comprar em Mafra!

Descubra moradias para comprar em Mafra!

Quatro das melhores aldeias turísticas do mundo são portuguesas: Ericeira
Imagem de rodrigobert por Pixabay

Sortelha

A Aldeia Histórica de Sortelha fica no concelho do Sabugal, no distrito da Guarda. Destaca-se como uma das mais deslumbrantes e antigas vilas de Portugal, preservando  a sua muralha defensiva e o imponente castelo do século XIII. Os visitantes são transportados numa viagem ao passado.

Sortelha é a terceira Aldeia Histórica de Portugal a receber o selo “Melhor Aldeia Turística”, depois de Castelo Rodrigo ter vencido em 2021, e Castelo Novo, no Fundão, ter conquistado o mesmo galardão em 2022.

Descubra moradias para comprar no Sabugal!

sortelha
Foto de David Magalhães na Unsplash

Manteigas

Manteigas, no distrito da Guarda é uma joia escondida no coração da Serra da Estrela. Conhecida pela beleza da sua paisagem natural intocada e preservada, Manteigas cativa os visitantes com seus cenários pitorescos e atmosfera serena.

Descubra apartamentos para comprar na Guarda!

Descubra moradias para comprar na Guarda!

Quatro das melhores aldeias turísticas do mundo são portuguesas: Manteigas
Foto de Luís Cardoso na Unsplash

Madalena

Madalena é uma encantadora vila costeira situada na ilha do Pico, no arquipélago dos Açores. Combina a imponência da montanha Pico com a vastidão do oceano Atlântico. A atmosfera relaxante e autêntica convida os turistas a deliciarem-se com as maravilhas naturais e culturais da pitoresca vila.

Descubra moradias para comprar na ilha do Pico!

Foto de Kévin et Laurianne Langlais na Unsplash

Leia mais

Habitação

Câmara de Lisboa propõe “discriminação positiva” de residentes no acesso à renda acessível

Medida visa beneficiar residentes das freguesias sob maior pressão urbanística.

Dinheiro

Preços das casas em Portugal aumentaram 111% desde 2015

O diretor do FMI para a Europa considera que correção dos preços das casas não será repentina.

Impostos

IRS: o que muda nos novos escalões

O Governo alargou o alívio fiscal até ao 8.º escalão.

Créditos

Sabe quanto pagou de juros no mês passado?

Perceba quanto amortizou no empréstimo da casa.