Habitação
Quantos portugueses mudaram de casa nos últimos anos?
Janeiro 17, 2024 · 12:04 pm
Imagem de Drazen Zigic no Freepik
Sabe quantos portugueses mudaram de casa nos últimos cinco anos?
Mais de um terço dos portugueses, (36%), fizeram esta mudança nos últimos cinco anos e 7% fizeram-no no último ano, segundo um estudo do Observador Cetelem, marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance.
Quais as razões para mudar de casa?
As motivações prendem-se, sobretudo, a alterações do agregado familiar (33%), motivos económicos (32%) e motivos profissionais (17%). A maior parte (31%) daqueles que indicaram motivos económicos para a mudança de casa estão entre os 35 aos 44 anos, sendo na faixa etária mais jovem (entre os 18 aos 24 anos) que existe maior percentagem de outros motivos, como alteração do agregado familiar (43%) e razões profissionais (30%).
Quantos inquiridos têm casa própria?
A maioria dos inquiridos neste estudo afirma ser proprietário de casa própria (69%), enquanto 28% vivem em casa alugada.
O Porto é a zona do país onde há um maior número de inquiridos com casa própria (72%), seguindo-se a região Sul (71%) e a região Norte (68%). Em contrapartida, é na região Centro (32%) e em Lisboa (31%) que encontramos mais inquiridos a viver em casa arrendada.
Quais as perspetivas para 2024?
A crise na habitação tem-se agravado nos últimos anos, em Portugal. De acordo com o INE, os preços das casas subiram mais de 50%, nos últimos cinco anos, sobretudo nas grandes áreas metropolitanas. Os resultados referentes ao terceiro trimestre de 2023 mostram que o Índice de Preços da Habitação (IPHab) teve um incremento de 7,6%.
O aumento das rendas e das taxas de juros dos créditos à habitação levaram muitas famílias a ter de ajustar os orçamentos familiares e procurar outras soluções de habitação.
Em termos de perspetivas para 2024, 17% dos inquiridos planeiam mudar de casa em 2024, 10% para uma propriedade comprada e 7% para uma casa arrendada.