Créditos

Qual o peso dos juros na prestação do empréstimo da casa?

Janeiro 19, 2024 · 3:31 pm
Imagem de Rawpixel.com no Freepik

O peso dos juros correspondia, em dezembro de 2023, a 61% da prestação média do crédito à habitação, quando essa proporção era de 33%, no ano anterior, de acordo com dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação foi 4,593% em dezembro, o valor mais elevado desde março de 2009, o que traduz uma subida de 6,9 pontos base (p.b.) face a novembro (4,524%).

Prestação média mensal subiu quase 34%

Tendo em conta a totalidade dos contratos de crédito à habitação em Portugal, a prestação média mensal em dezembro foi de 400 euros, um aumento de quatro euros face a novembro e de 101 euros face a dezembro de 2022, ou seja, um crescimento de 33,8%.

Dos 400 euros de prestação média, 244 euros (61%) correspondem ao pagamento de juros, enquanto os restantes 156 euros (39%) dizem respeito a capital amortizado. Em dezembro de 2022, a componente de juros era de “apenas” 33% do valor médio da prestação, isto é, 299 euros.

Taxas a três meses descem

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro desceu pela segunda vez consecutiva, passando de 4,366% em novembro para 4,342% em dezembro. O valor médio da prestação diminuiu 4 euros face ao mês anterior, para 651 euros, ou seja, um aumento homólogo de 21,5%.

No último mês do ano de 2023, o capital médio em dívida para a totalidade dos contratos de crédito à habitação subiu 159 euros face ao mês anterior, fixando-se em 64.597 euros.

A subida das taxas de juro do Banco Central Europeu tem influenciado as Euribor levando a que os contratos de crédito com taxa variável paguem mais pelo empréstimo para a compra de casa. Muitas famílias foram por isso forçadas a renegociarem os créditos para não incumprirem, face ao aumento das prestações mensais.

Créditos

Prestação da casa desce 4 euros para créditos com Euribor a 3 e 6 meses

Redução acontece pelo segundo mês consecutivo.

Dinheiro

O que vai acontecer aos preços de casas em 2024?

As perspetivas para este ano são avançadas pela consultora Worx Real Estate.

Impostos

Prazo de três meses para evitar IRS em mais-valias pode ir até março de 2025

A Autoridade Tributária veio clarificar os prazos para uso dos ganhos com venda de imóveis na amortização de créditos.

Leia mais

Construção

Reabilitação urbana cresce 2,7% em janeiro

A atividade dos empresários do setor cresceu em janeiro face ao ano anterior.

Decoração

O que nunca fazer em decoração: erros e opções de que te vais arrepender

Como fazer da nossa casa um cenário inspirador!

Créditos

Prestação da casa desce 4 euros para créditos com Euribor a 3 e 6 meses

Redução acontece pelo segundo mês consecutivo.

Construção

Vanguard investe 50 milhões em fábrica de casas em madeira

A nova unidade de produção da fábrica da Kōzōwood Industries terá capacidade para construir estruturas em madeira para três casas por dia.