Habitação

Quais as melhores cidades do mundo para se viver?

Dezembro 12, 2023 · 7:34 pm
Imagem de Sonja Czeschka por Pixabay

Viena, capital austríaca, ocupa a primeira posição no ranking global “Qualidade de Vida 2023”, da consultora Mercer, que avalia as condições de vida para expatriados e suas famílias em 450 cidades.

De acordo com este estudo, sete das 10 melhores cidades estão na Europa Ocidental e três ficam na Alemanha.  A segunda cidade com melhor qualidade de vida é Zurique (Suíça), seguindo-se Auckland (Nova Zelândia), Copenhaga (Dinamarca) e Genebra (Suíça). Frankfurt (Alemanha), Munique (Alemanha), Vancouver (Canadá), Sydney (Austrália) e Dusseldorf (Alemanha) completam o top 10 das cidades com melhores condições para expatriados a nível mundial.

Crise na habitação com impacto em Lisboa e Porto

Lisboa aparece na 39.ª posição e o Porto na 55.ª. Para o posicionamento global das cidades portuguesas contribui a crise habitacional que o país enfrenta, agravada pela escalada da inflação, o que limita bastante a oferta de imóveis para arrendamento, sobretudo a preços acessíveis.

Cidades amigas do ambiente

Em resposta à crescente preocupação com a sustentabilidade, o estudo incluiu ainda uma classificação das cidades mais amigas do ambiente. Camberra, Oslo, Adelaide, Helsínquia e Otava destacaram-se pelas suas iniciativas sustentáveis para reduzir a poluição atmosférica e melhorar a qualidade da água. Nesta classificação, Lisboa e Porto surgem na 45.ª e 67.ª posição, respetivamente.

Cultura, infraestruturas e estabilidade valorizadas

Viena deslumbra com a riqueza do seu património histórico e cultural e arquitetura magnífica.  A estabilidade política, as excelentes infraestruturas e a limpeza são fatores determinantes para a valorização de Zurique. Já Vancouver, a cidade com melhor classificação na América do Norte, proporciona uma mistura única de atividades de ao ar livre e vida cosmopolita.

São Francisco (37.º posição no ranking global) é a cidade que ocupa o primeiro lugar nos Estados Unidos, enquanto Montevideu (89.º posição no ranking global) é o país com melhor classificação na América Latina.

Áreas metropolitanas enfrentam mais desafios

Singapura é a preferida entre as cidades asiáticas e ocupa a 29.º posição no ranking global. No Médio Oriente, Dubai (79.º posição no ranking global) e Abu Dhabi (84.º posição no ranking global), nos Emirados Árabes Unidos, lideram a classificação. Em África, Port Louis (Maurícias) é considerada a cidade com melhor qualidade de vida e ocupa o 88.º lugar no ranking global).

As grandes áreas metropolitanas do mundo, como Paris, Nova Iorque e Londres, embora constem do top 20%, enfrentam desafios infraestruturais e de qualidade de vida geral.

A Mercer avaliou 39 fatores agrupados em 10 categorias para determinar a qualidade de vida, incluindo ambiente político e social, prosperidade económica, considerações médicas e de saúde, entre outros.

O ranking avalia aspetos práticos do quotidiano daqueles que trabalham fora do seu país de origem. A avaliação da qualidade de vida torna-se fundamental para empresas e colaboradores na tomada de decisões sobre oportunidades internacionais. A consultora também realiza um estudo anual sobre o custo de vida nestas cidades.

Habitação

Câmara de Lisboa aprova programa de cooperativas para construção de habitação

O programa "Cooperativas 1.ª Habitação" vai utilizar terrenos municipais para a construção de habitação acessível.

Habitação

Morar em Lisboa e Porto por menos de 200 mil euros

Conheça as melhores oportunidades!

Habitação

Câmara de Lisboa propõe programa de cooperativas para famílias construírem casas em terrenos municipais

A iniciativa pretende utilizar pequenos terrenos municipais.

Leia mais

Construção

Reabilitação urbana cresce 2,7% em janeiro

A atividade dos empresários do setor cresceu em janeiro face ao ano anterior.

Decoração

O que nunca fazer em decoração: erros e opções de que te vais arrepender

Como fazer da nossa casa um cenário inspirador!

Créditos

Prestação da casa desce 4 euros para créditos com Euribor a 3 e 6 meses

Redução acontece pelo segundo mês consecutivo.

Construção

Vanguard investe 50 milhões em fábrica de casas em madeira

A nova unidade de produção da fábrica da Kōzōwood Industries terá capacidade para construir estruturas em madeira para três casas por dia.