Dinheiro
Quais as cidades mais caras para expatriados?
Junho 6, 2023 · 12:02 pm
Hong Kong/ Foto de bady abbas no Unsplash
Hong Kong é a cidade mais cara do mundo para trabalhadores expatriados, de acordo com o ranking divulgado pela consultora Mercer. Lisboa ocupa a 117.ª posição, oito lugares abaixo do ano passado, e é a única cidade portuguesa a integrar esta lista.
Hong Kong mantém este ano a liderança do top das cidades com custo de vida mais elevado para trabalhadores deslocados, seguindo-se Singapura, que ascende seis posições. Três cidades suíças ocupam os lugares seguintes: Zurique, Genebra e Basileia. Nas dez primeiras posições, encontramos cinco cidades europeias: além das já referidas, estão Berna (7.º) e Copenhaga (9.º).
Lisboa desce oito posições
Lisboa ocupava, em 2022, a 109.ª posição, porém a sua “queda” não significa que o custo de vida esteja mais barato, bem pelo contrário. A posição no ranking depende de diversos fatores, como por exemplo, a taxa de câmbio, e a desvalorização do Euro face ao Dólar tem impacto nesta comparação.
No caso de Lisboa, apesar da subida significativa do custo da habitação, esta foi inferior ao crescimento noutros mercados, ou seja, comparativamente, o custo de vida desceu face a outras cidades. Considerando apenas o continente europeu, Lisboa é a 39.ª cidade mais cara para expatriados.
Metrópoles como Londres (17.º) e Amesterdão (28.º) desceram algumas posições, enquanto Nova Iorque ascendeu à 6.ª posição.
O ranking de 2023 compara o custo de vida em 227 cidades, avaliando mais de 200 itens como habitação, transportes, vestuário, alimentação, custos de saúde, entretenimento, entre outros. É elaborado para permitir que as empresas e governos comparem os custos da presença dos trabalhadores deslocados em determinada cidade e analisem as suas compensações.