Habitação

Promotores imobiliários congratulam-se com revogação do arrendamento coercivo

Maio 28, 2024 · 1:40 pm
Foto de Cherise Eldridge na Unsplash

A Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) congratulou-se hoje pelas medidas sobre habitação anunciadas pelo Governo, com destaque para a revogação do arrendamento coercivo, considerando que retirou confiança aos investidores.

Em comunicado enviado à Lusa, a APPII congratulou-se “pelas resoluções sobre Habitação, aprovadas ontem em Conselho de Ministros, que vêm retificar algumas das medidas mais negativas que constavam no anterior pacote Mais Habitação, das quais destaca a efetivação da revogação do arrendamento coercivo, uma medida que alarmou o mercado e retirou muita confiança aos pequenos, médios e grandes investidores”.

A associação considerou que a revogação do arrendamento coercivo e a criação de um regime para a utilização de imóveis públicos devolutos, ou subutilizados, pelos municípios vão ajudar a mitigar a crise na habitação, “mas apenas se incluídas numa estratégia global nacional”.

Promotores disponíveis para ajudar municípios

Os promotores imobiliários mostraram-se ainda disponíveis para dar o seu contributo aos municípios, “para criar projetos que rapidamente coloquem mais casas no mercado para todos os segmentos de mercado”.

O Governo aprovou, na segunda-feira, propostas de alteração às regras do alojamento local (AL) incluídas pelo anterior executivo no programa Mais Habitação, como a revogação da contribuição extraordinária, remetendo para os municípios a regulamentação da atividade nos seus territórios.

Foi também aprovada a criação de um regime legal para “injeção semiautomática de imóveis devolutos” públicos no mercado, para habitação ou outros projetos relevantes, o que será feito em conjunto com os municípios.

Fonte: Lusa

Impostos

Aprovada isenção de IMT e do imposto de selo para jovens na compra de casa

A proposta do Governo foi aprovada com os votos a favor de PSD, Chega, IL, CDS-PP e PAN.

Impostos

Isenção de IMT impede jovens de arrendarem imóvel durante seis anos

A proposta de lei que determina a isenção de IMT para jovens na compra da primeira casa vai ser discutida no parlamento.

Profissionais

APEMIP integra agentes imobiliários e reforça representatividade do setor

Alteração nos estatutos permite que agentes imobiliários sejam associados e integrem os órgãos sociais da APEMIP.

Leia mais

Dinheiro

Rendas das casas sobem 7,1% em maio

Lisboa registou o maior aumento, de acordo com o INE.

Profissionais

Contagem decrescente para a V Conferência da Promoção Imobiliária

A Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, discursa no início da tarde na Conferência da Promoção Imobiliária.

Habitação

Porta 65 Jovem com novas regras de acesso

Presidente da República promulgou o diploma do Governo que alarga o acesso ao Porta 65 Jovem.

Habitação

Governo vai apresentar revisão da lei dos solos no próximo mês

A revisão da lei pretende acelerar respostas para criar mais habitação acessível e a preços controlados.