Habitação

Promotores imobiliários congratulam-se com revogação do arrendamento coercivo

Maio 28, 2024 · 1:40 pm
Foto de Cherise Eldridge na Unsplash

A Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) congratulou-se hoje pelas medidas sobre habitação anunciadas pelo Governo, com destaque para a revogação do arrendamento coercivo, considerando que retirou confiança aos investidores.

Em comunicado enviado à Lusa, a APPII congratulou-se “pelas resoluções sobre Habitação, aprovadas ontem em Conselho de Ministros, que vêm retificar algumas das medidas mais negativas que constavam no anterior pacote Mais Habitação, das quais destaca a efetivação da revogação do arrendamento coercivo, uma medida que alarmou o mercado e retirou muita confiança aos pequenos, médios e grandes investidores”.

A associação considerou que a revogação do arrendamento coercivo e a criação de um regime para a utilização de imóveis públicos devolutos, ou subutilizados, pelos municípios vão ajudar a mitigar a crise na habitação, “mas apenas se incluídas numa estratégia global nacional”.

Promotores disponíveis para ajudar municípios

Os promotores imobiliários mostraram-se ainda disponíveis para dar o seu contributo aos municípios, “para criar projetos que rapidamente coloquem mais casas no mercado para todos os segmentos de mercado”.

O Governo aprovou, na segunda-feira, propostas de alteração às regras do alojamento local (AL) incluídas pelo anterior executivo no programa Mais Habitação, como a revogação da contribuição extraordinária, remetendo para os municípios a regulamentação da atividade nos seus territórios.

Foi também aprovada a criação de um regime legal para “injeção semiautomática de imóveis devolutos” públicos no mercado, para habitação ou outros projetos relevantes, o que será feito em conjunto com os municípios.

Fonte: Lusa

Profissionais

Preços das casas abrandam em maio após meses de subidas expressivas

Número de vendas mantém-se elevado.

Profissionais

IMOCIONATE: setor unido para debater habitação, mediação e inovação

A 3.ª Convenção APEMIP-IMOCIONATE debateu os temas mais atuais e prementes.

Profissionais

CasaYes Data já está disponível!

Experimente a ferramenta que muda (mesmo) a forma de trabalhar no imobiliário.

Leia mais

Impostos

Mais-valias: Isenção só se aplica a crédito obtido até outubro de 2023

A Autoridade Tributária clarificou os prazos em que a utilização dos ganhos imobiliários para amortização do crédito está isenta de impostos.

Dinheiro

Portugal lidera subida de preços das casas na UE

Subida homóloga em Portugal foi a mais elevada e quase triplicou a média da UE, no primeiro trimestre do ano, revela o Eurostat.

Habitação

Novo Simplex Urbanístico vai a Conselho de Ministros nas próximas semanas

Alterações pretendem agilizar os processos.

Profissionais

Preços das casas abrandam em maio após meses de subidas expressivas

Número de vendas mantém-se elevado.