Construção

Produção na construção acelera para 5,3% em maio

Julho 12, 2023 · 11:31 am
Foto de Rodolfo Quirós no Pexels

De acordo com o ‘Inquérito à situação do setor’ relativo ao primeiro trimestre deste ano, divulgado hoje pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), de janeiro a março “54% das empresas evidenciam uma estabilização da atividade, o que traduz uma redução de oito pontos percentuais face aos 62% apurados no trimestre anterior”.

Por outro lado, do total de empresas inquiridas, 30% assinalaram um crescimento da atividade e 16% sinalizaram um decréscimo da atividade neste trimestre, percentagens que correspondem a aumentos de cinco e de oito pontos percentuais, respetivamente.

Falta de mão-de-obra é o maior constrangimento apontado

Quanto aos constrangimentos à atividade, a falta de mão-de-obra especializada foi indicada por 67% das empresas e o aumento dos preços das matérias-primas, da energia e dos materiais de construção foi assinalado por 51%, percentagens que correspondem a variações, respetivamente, de mais um ponto percentual e de menos 11 pontos percentuais face ao trimestre anterior.

Já a concorrência excessiva/preços anormalmente baixos foi o terceiro problema mais reportado, sinalizado por 36% dos inquiridos, seguido pelo preço base dos concursos demasiado baixos, identificado por 30% das empresas.

No segmento das obras privadas, a falta de mão-de-obra especializada e o aumento dos preços das matérias-primas, energia e dos materiais de construção foram assinalados, respetivamente, por 80% e 66% das empresas.

O problema dos atrasos nos pagamentos passou a ser a terceira dificuldade mais relatada, por 23% dos inquiridos, seguida da concorrência desleal, reportada por 21% das empresas neste segmento de atividade.

Fonte: Lusa

Habitação

Novo Simplex Urbanístico vai a Conselho de Ministros nas próximas semanas

Alterações pretendem agilizar os processos.

Profissionais

Preços das casas abrandam em maio após meses de subidas expressivas

Número de vendas mantém-se elevado.

Construção

280 novos fogos na Central do Freixo com investimento de 200ME

Novo projeto vai nascer nas margens do Douro.

Leia mais

Impostos

Mais-valias: Isenção só se aplica a crédito obtido até outubro de 2023

A Autoridade Tributária clarificou os prazos em que a utilização dos ganhos imobiliários para amortização do crédito está isenta de impostos.

Dinheiro

Portugal lidera subida de preços das casas na UE

Subida homóloga em Portugal foi a mais elevada e quase triplicou a média da UE, no primeiro trimestre do ano, revela o Eurostat.

Habitação

Novo Simplex Urbanístico vai a Conselho de Ministros nas próximas semanas

Alterações pretendem agilizar os processos.

Profissionais

Preços das casas abrandam em maio após meses de subidas expressivas

Número de vendas mantém-se elevado.