Habitação

Presidente assume que o problema da habitação é uma “corrida contrarrelógio”

Setembro 4, 2023 · 7:25 am
Imagem de Gonbiana por Pixabay

O Presidente da República assumiu ontem que o problema da habitação é uma “corrida contrarrelógio”, apontando que após a confirmação do pacote Mais Habitação na Assembleia da República se seguirá a fase da regulamentação.

“A habitação é uma corrida contrarrelógio”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa em entrevista à TVI no Palácio Nacional de Belém onde terminou a Festa do Livro.

E acrescentou: “há uma lei, essa lei, daqui a 15 dias vamos admitir que é confirmada pelo parlamento, mas depois há um decreto-lei que permite agilizar as medidas administrativas que é preciso regulamentar”.

Estimando que isso se faz em um ou dois meses, o chefe de Estado salientou que, depois, “é preciso pôr de pé a construção do que depende do público, é preciso pôr de pé os estímulos aos privados e é preciso pôr de pé o que é cooperativo”.

Parlamento reconfirma decreto na próxima da sessão legislativa

O Presidente da República vetou o decreto que reunia as principais alterações à legislação da habitação – com mudanças ao nível do arrendamento, dos licenciamentos ou do alojamento local – aprovadas no dia 19 de julho no parlamento pelo PS, que já anunciou que irá confirmá-la no início da próxima sessão legislativa.

“A minha posição é a seguinte, eu achei que aquilo era curto e insuficiente, mas se me demonstrarem que afinal era longo e mais que suficiente eu fico feliz”, afirmou.

Presidente esperançoso com Bruxelas

O Governo enviou à Comissão Europeia as suas prioridades para 2024, num conjunto de 15 propostas, que incluem uma iniciativa europeia de habitação acessível.  Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se esperançoso que a Comissão Europeia dê atenção à carta que o primeiro-ministro português, António Costa, lhe envio.

“Penso que quando o primeiro-ministro manda a carta é porque tem a sensação de que a comissão está disponível para estudar o problema, se não não a mandava”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas.

No seu entender, “se for assim, pode ser uma boa notícia para Portugal e para outros países europeus, que é a Comissão Europeia perceber que a evolução da inflação e a evolução da economia pode obrigar àquilo que acontece na vida das pessoas, que é mudar um bocadinho a orientação adotada”.

Fonte: Lusa

Habitação

DECO apela a pacto de regime para a Habitação

A associação de defesa do consumidor encara o veto presidencial ao pacote Mais Habitação como uma oportunidade para procurar estabelecer um consenso político alargado.

Habitação

Mais Habitação: conheça as reações ao veto do Presidente da República

As reações ao anúncio do veto presidencial ao pacote legislativo vieram não só dos partidos políticos, mas também de diversas associações da sociedade civil.

Habitação

PS vai confirmar Mais Habitação no parlamento sem alterações

O Presidente da República vetou o pacote legislativo Mais Habitação, mas a bancada socialista já anunciou que vai confirmar o diploma.

Leia mais

Habitação

OE2025: Conheça as medidas propostas para a Habitação

A proposta de Orçamento de Estado para 2025 foi ontem apresentada no Parlamento.

Habitação

OE2025: Governo esclarece que não vai descongelar as rendas antigas

Executivo não pretende alterar o regime em vigor.

Dinheiro

Rendas continuam a aumentar: mais 7,2% em setembro

Valor médio de todos os contratos de arrendamento continua a crescer.

Impostos

Valor de casas isentas no IMT Jovem sobe para 324 mil euros

Proposta de Orçamento de Estado para 2025 prevê atualização de 2,3% dos escalões de IMT.