Dicas

Presentes perfeitos: 10 ideias originais e inspiradoras para este Natal

Dezembro 6, 2023 · 2:27 pm
Imagem de ArthurHidden no Freepik

Chegou aquela época do ano em que as luzes cintilam, as músicas de Natal ecoam e o frenesim das compras suplanta muitas vezes o espírito natalício.

Se acha que uma troca de presentes deve aquecer os corações e gosta de oferecer lembranças verdadeiramente especiais, não procure mais! Partilhamos 10 ideias originais, inspiradoras e com significado que vão garantir que oferece presentes memoráveis neste Natal!


  1. Ofereça caixas temáticas

Nada importa mais do que dedicar tempo e atenção aos nossos amigos e família. “Construir” caixas temáticas personalizadas é uma maneira de demonstrar cuidado e dedicação.

Compre uma caixa de cartão bonita ou forre-a você mesmo. Depois é dar asas à imaginação! Por exemplo, pode fazer um kit romântico para a cara-metade, com velas, bombons e uma ida ao SPA a dois; um kit de beleza para a amiga sempre bem-cheirosa, com sais de banho, um perfume e um gloss deslumbrante. Para a tia que adora tricot pode escolher umas lãs fofinhas, agulhas de tricot e modelos para tricotar.

Caixas temáticas para enólogos, para amantes de chocolate, escritores, jardineiros, gourmet…. Ajustando às carteiras e aos destinatários, as possibilidades são infindáveis!

presentes perfeitos e originais
Imagem de Racool_studio no Freepik


  1. Ofereça experiências

“O que lhe vou oferecer se ele já tem tudo?!” Quantos de nós repetem esta frase todos os anos? Há pessoas para quem comprar um presente é uma tarefa hercúlea, parece que nada lhes falta e qualquer lembrança parecerá insignificante.

Sabe o que ninguém esquece? Bons momentos e experiências novas! Já pensou oferecer uma aula de dança, um curso de cerâmica, um workshop de culinária?

Como em qualquer presente, depende de quanto pode gastar, mas desde uma caminhada noturna para ver os pirilampos na Serra de Sintra ou um passeio no elétrico 28 para ver Lisboa de lés-a-lés, o importante é oferecer experiências que perdurem na memória.

Foto de Kamil Pietrzak na Unsplash


  1. Ofereça tempo

Uma das melhores maneiras de oferecer presentes perfeitos é dedicar o seu tempo a fazê-los. Se tem talento, seja para fazer pegas de cozinha em crochet ou velas aromáticas, brincos de missangas ou compotas saborosas, aproveite para o partilhar.

É verdade que pode ser mais demorado e trabalhoso do que comprar os presentes já prontos, mas estas ofertas têm um valor inestimável.

Imagem de Pressfoto no Freepik


  1. Ofereça uma estrela

Este é o momento em que o leitor pensa que deixámos as sugestões concretas e saltámos para a poesia. Na verdade, não. Pode mesmo oferecer uma estrela a alguém e dar-lhe um nome.

Claro que a atribuição será sempre simbólica, uma vez que a grande conservatória dos registos universais ainda não foi criada, mas há um site que lhe permite receber um certificado de propriedade da estrela, conhecer as suas coordenadas e acompanhar a estrela através de uma aplicação.

O valor, não tão simbólico assim, também permite imortalizar um dia especial e ter um mapa das estrelas personalizado, mostrando exatamente como estava o céu numa determinada data.

Imagem Standret no Freepik


  1. Ofereça cultura

Uma ideia de presente que deixa sempre uma marca especial é oferecer entradas em eventos culturais. Podem ser bilhetes para uma peça de teatro, para um espetáculo de dança, para um concerto.

Porque não um passe anual para ir ao cinema, a entrada num museu ou na exposição de pintura mais interessante do momento? Se os bilhetes forem em duplicado, para partilharem a experiência cultural, melhor ainda!

Depois é só apostar na encenação da oferta! Use um envelope decorado, um postal com uma frase inspiradora, uma caixa bonita. Use o livro do dramaturgo da peça, a capa do disco ou a sapatilha de ballet para esconder os bilhetes e fazer um embrulho verdadeiramente original!

Foto de Paolo Chiabrando na Unsplash


  1. Ofereça um gesto

Para muitos, o verdadeiro espírito de Natal está longe do consumismo desenfreado a que assistimos nesta época do ano. Muito mais próximo da sua matriz essencial, daquilo que verdadeiramente importa, estão os gestos solidários e generosos.

Se é uma dessas pessoas, a solução para a troca de presentes pode ser fazer um donativo em nome de alguém para uma associação que desempenhe trabalho social relevante.

Não faltam instituições a desenvolverem trabalhos incríveis nas mais diversas áreas de atuação: difícil será escolher. Muitas delas têm também lojas solidárias que vendem lembranças para angariar verbas.

Imagem de Freepik


  1. Ofereça informação

O presente ideal para aquelas pessoas que adoram andar informadas é a assinatura de um jornal ou revista exclusiva. Há muitas opções, tanto na imprensa nacional como internacional, e não há nada como alimentar os interesses de alguém ao longo do ano para ser lembrado com carinho.

Pode fazer a assinatura digital ou tradicional e adequar aos gostos particulares de quem a recebe: pode ser um semanário, uma revista sobre decoração, sobre vinhos, história, golfe.

Foto de Roman Kraft na Unsplash


  1. Ofereça sabores

Se gosta de dar presentes e, simultaneamente, incentivar a economia nacional, opte por oferecer bons e saborosos produtos portugueses. Porque não fazer um cabaz?

Certamente, quem o recebe valoriza a qualidade dos produtos e a importância do gesto. Portugal tem excelentes vinhos, queijos, azeite, pão, frutas. Ofereça mel, compotas, licores e doçaria regional. Inspire-se e partilhe os sabores tradicionais, de preferência comprados no comércio local.

Foto de Artem Zhukov na Unsplash


  1. Ofereça um lobo, um lince, uma águia

Naturalmente, dar animais selvagens é ilegal, mas um presente maravilhoso é oferecer o apadrinhamento de uma espécie protegida ou outras. As adoções simbólicas dão um grande impulso ao trabalho das organizações que se dedicam à proteção e resgate de animais financiando projetos de conservação.

Muitas destas instituições permitem a adoção ou apadrinhamento de diferentes espécies: lobos ibéricos, linces ibéricos, pandas, águias, e muitos outros. Além de receberem um certificado, os padrinhos usufruem normalmente de muitos benefícios. Este é o presente ideal não só para as gerações futuras, mas também para quem adora animais!

Imagem de Sergiorojoes no Freepik


  1. Ofereça memórias

A última sugestão é dedicada àquelas pessoas mesmo especiais a quem pretende demonstrar a importância que têm na sua vida. Numa caixa decorada ou num álbum bonito, reúna fotografias, cartas, lembranças, bilhetes de concertos, flores secas, mapas de viagens… Ou seja, reúna pequenos objetos cheios de significado que permitam traçar um roteiro das memórias especiais que partilha com aquela pessoa.

Pode acrescentar outros objetos, remetendo para os momentos que ainda pretende que partilhem juntos. Para os melhores amigos, pais, irmãos ou namorados este é um presente feito de memórias, mas de olhos postos no futuro.

Imagem de Freepik

Este Natal, marque a diferença com presentes originais e além do convencional. Cada ideia é uma oportunidade para demonstrar o quanto conhece e se preocupa com quem está do outro lado do embrulho. Feliz Natal!

Decoração

As Árvores de Natal mais originais do TikTok

Diz-me que Árvore de Natal queres, dir-te-ei quem és…

Passeios

Natal à vista: 10 mercados de Natal imperdíveis

O outono começa neste sábado, mas há quem já só esteja de olhos postos em dezembro a pensar nos mais belos mercados de Natal para visitar!

Passeios

Noites de outro mundo: os alojamentos mais bizarros do planeta

Dormir num ninho de condores nas alturas ou nas profundezas subterrâneas de um complexo militar: não há limites para a bizarria no que respeita aos alojamentos disponíveis para viver uma experiência inesquecível.

Leia mais

Construção

Reabilitação urbana cresce 2,7% em janeiro

A atividade dos empresários do setor cresceu em janeiro face ao ano anterior.

Decoração

O que nunca fazer em decoração: erros e opções de que te vais arrepender

Como fazer da nossa casa um cenário inspirador!

Créditos

Prestação da casa desce 4 euros para créditos com Euribor a 3 e 6 meses

Redução acontece pelo segundo mês consecutivo.

Construção

Vanguard investe 50 milhões em fábrica de casas em madeira

A nova unidade de produção da fábrica da Kōzōwood Industries terá capacidade para construir estruturas em madeira para três casas por dia.