O preço de venda das casas em Portugal Continental cresceu em janeiro 1,7% face ao mês anterior, de acordo com o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário.
Esta é subida mensal mais elevada do último ano, apenas comparável ao aumento verificado em outubro, igualmente de 1,7%. O valor do primeiro mês de 2025 parece evidenciar uma reaceleração dos preços depois do abrandamento nos últimos dois meses do ano passado, em que a variação foi de 1,4% em novembro e de 0,9% em dezembro.
Assim, a valorização de longo prazo, medida pela taxa de variação homóloga e que tinha ficado em 11,0% em dezembro, intensificou-se para 11,9% em janeiro.
Venda de casas cresce quase 9%
O aumento nos preços parece fazer eco do desempenho das vendas de casas, já que nos últimos três meses, de novembro de 2024 a janeiro de 2025, estima-se a transação de 43.750 fogos, segundo os dados reportados ao SIR-Sistema de Informação Residencial.
Este volume supera em 8,9% os 40.190 fogos vendidos nos três meses antecedentes, o que confirma a recuperação da procura especialmente vigorosa na última metade de 2024.
No período de novembro de 2024 a janeiro de 2025, o preço médio de venda das casas no país ascendeu a 2.630€/m2.
Habitação
Bruxelas ouve setor para habitação acessível na UE e quer rever ajudas estatais
O comissário europeu da Habitação anunciou o início do diálogo na União Europeia para habitação a preços acessíveis.