Habitação

Preços das casas sobem 2,2% no 1.º trimestre

Abril 30, 2024 · 8:44 am
Foto de Cherise Eldridge na Unsplash

No primeiro trimestre do ano, os preços de venda das casas em Portugal Continental, cresceram 2,2%, uma aceleração face aos 1,6% verificados no último trimestre de 2023, segundo os dados do Índice de Preços Residenciais apurado pela Confidencial Imobiliário.

Este valor fica bastante aquém da variação homóloga de 4,3%, mas parece indicar uma reversão do padrão de suavização das subidas de preços sentido ao longo do último ano, a qual, caso se confirme, é contrária à expectativa dominante no mercado.

“Estes números confirmam os últimos resultados do Portuguese Housing Market Survey, refletindo um comportamento mais positivo da procura e trazendo as expetativas de vendas para terreno positivo. Espera-se que as taxas de juro comecem a cair nos próximos meses, e isso está a melhorar a confiança dos compradores, o que acaba por colocar pressão adicional sobre os preços”, afirma Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário.

Variação homóloga perde ritmo

Devido ao comportamento acumulado ao longo do último ano, a valorização homóloga reduziu o ritmo, chegando a 9,6% em março de 2024, 7,6% abaixo da taxa de variação homóloga de 17,2% registada nos três primeiros meses de 2023.

As projeções elaboradas a partir das vendas reportadas ao SIR-Sistema de Informação Residencial indicam que terão sido transacionados aproximadamente 34.300 fogos, no 1º trimestre deste ano. Números que ultrapassam em cerca de 5% a média de 32.800 vendas trimestrais verificadas no ano passado, validando a trajetória de recuperação, lenta, mas consistente, da atividade registada a partir do segundo semestre de 2023.

As vendas residenciais em Portugal Continental realizaram-se por um valor médio de 2.447€/m2 nos primeiros três meses do ano: 3.413€/m2 na habitação nova e 2.326/m2 na habitação usada.

Habitação

Recuperação das vendas de casas provoca nova aceleração nos preços

A nova subida de preços reflete uma recuperação das transações entre fevereiro e abril deste ano.

Habitação

Governo aprova garantia pública para apoiar jovens na compra de casa

Garantia pública de até 15% abrange jovens que ganhem até 5800 euros por mês e comprem casa no máximo de 450 mil euros

Habitação

Câmara de Lisboa aprova consulta pública para alteração ao plano do Vale de Santo António

O Plano de Urbanização do Vale de Santo António, com a previsão de construção de 2.400 fogos, vai ser submetido a discussão pública.

Leia mais

Investimento

Investidos 226 milhões em imobiliário comercial na AM do Porto

O retalho representa 41% do investimento em imobiliário comercial no Grande Porto, entre o início de 2023 e abril deste ano.

Investimento

Imobiliário representa 60% do investimento direto estrangeiro no 1.º trimestre

O IDE em Portugal totalizou 1.000 milhões de euros, no primeiro trimestre do ano.

Habitação

Recuperação das vendas de casas provoca nova aceleração nos preços

A nova subida de preços reflete uma recuperação das transações entre fevereiro e abril deste ano.

Decoração

Decoração inspirada nas Eras de Taylor Swift

A febre Taylor Swift pode inspirar a decoração de sua casa!