Habitação
Preços das casas disparam 10% até novembro
Dezembro 11, 2024 · 2:59 pm
Imagem de wirestock no Freepik
Os preços de venda das casas em Portugal Continental registaram uma subida acumulada de 10% até novembro de 2024, segundo o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário. Este crescimento assinala uma aceleração significativa face ao verão, quando a valorização acumulada era de apenas 5% em relação ao final de 2023.
Aceleração impulsionada pelo aumento das vendas
A intensificação da subida de preços resulta de um aumento expressivo nas vendas, impulsionado pela recuperação da procura num mercado ainda marcado pela escassez de oferta.
Nos últimos três meses, de setembro a novembro, foram vendidas cerca de 41.300 casas em Portugal Continental, segundo projeções baseadas nos dados do SIR – Sistema de Informação Residencial. Este número representa um aumento de 26% face ao final de 2023 e aproxima o mercado dos níveis registados no início de 2022, antes do impacto da subida das taxas de juro.
Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, destaca que “a recuperação do mercado já não é uma mera projeção e está efetivamente em curso. Há uma forte aceleração dos preços ao mesmo tempo que as vendas já recuperaram das perdas dos últimos dois anos.”
A aceleração dos preços reflete a conjugação de uma forte procura e de uma oferta limitada, que vai continuar a pressionar o mercado, defende o diretor da Confidencial Imobiliário que defende que “o mercado deverá enfrentar uma forte pressão nos próximos meses, com os preços a crescerem a partir de uma base já muito elevada”.
Qual o custo por metro quadrado
Entre setembro e novembro de 2024, o preço médio de venda das casas em Portugal ascendeu a 2.500 euros por metro quadrado (m²). Os valores foram mais elevados no segmento de habitação nova, com uma média de 3.441 euros/m², enquanto a habitação usada registou uma média de 2.374 euros/m².