Dinheiro

Preços da habitação caem 0,4% na zona euro no primeiro trimestre

Julho 5, 2024 · 3:05 pm
Foto de Rob R no Pexels

Os preços da habitação registaram, no primeiro trimestre deste ano em comparação com o período homólogo, uma queda de 0,4% na zona euro e um avanço de 1,3% na União Europeia (UE), revelou hoje o Eurostat.

Dados hoje publicados pelo gabinete estatístico da UE indicam que, no primeiro trimestre de 2024, os preços da habitação desceram 0,4% na área da moeda única e subiram 1,3% no conjunto da UE em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

Segundo o Índice de Preços da Habitação, no quarto trimestre de 2023, os preços da habitação tinham descido 1,2% na zona euro e subido 0,2% na UE. Na variação em cadeia, nos primeiros três meses deste ano em comparação com o último trimestre de 2023, os preços da habitação diminuíram 0,1% na zona euro e aumentaram 0,4% na UE.

Preços sobem 5 vezes mais em Portugal do que na UE

Já em Portugal, os preços das casas continuam a crescer mais do que a média da Zona Euro e da UE, embora a um ritmo cada vez mais lento, segundo a Eurostat.

Nos três primeiros meses de 2024, o mercado nacional registou um crescimento de 7%, face a igual período do ano anterior, ficando muito acima da média de 1,4% dos países da UE e distante dos 0,4% verificados em 20 Estados-membros da Zona Euro.

Apesar da subida dos preços em Portugal, estes números evidenciam que o mercado imobiliário nacional está a dar sinais de desaceleração. A variação trimestral fixou-se em apenas 0,6%, abaixo dos 1,3% verificados no trimestre anterior, enquanto os 7% comparam com uma taxa homóloga de 7,8% no último trimestre de 2023.

Os sinais de abrandamento sugerem que, depois de um período de grandes subidas, o mercado pode estar a atingir um ponto de inflexão.

Portugal tem 4.º maior aumento da Zona Euro

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, sete registaram uma descida anual dos preços da habitação no primeiro trimestre de 2024 e 19 registaram um aumento anual.

Em concreto, segundo o Eurostat, as maiores descidas anuais foram registadas no Luxemburgo (-10,9%), na Alemanha (-5,7%) e em França (-4,8%), enquanto os maiores aumentos foram verificados na Polónia (+18,0%), na Bulgária (+16,0%) e na Lituânia (+9,9%).

Em termos de valorização imobiliária, no primeiro trimestre, Portugal está na sétima posição e é o quarto país com o maior aumento dos preços da Zona Euro, face ao primeiro trimestre de 2023.

Em comparação com o trimestre anterior, os preços diminuíram em oito Estados-membros e aumentaram em 18 Estados-membros, sendo que as maiores descidas foram observadas na Dinamarca (-2,5%), França (-2,1%) e Eslováquia (-1,7%), ao passo os maiores aumentos foram na Bulgária (+7,1%), Hungria (+5,1%) e Polónia (+4,3%).

Fonte: Lusa/ Redação

Impostos

Qual o preço por metro quadrado para efeitos de IMI em 2025?

O preço por metro quadrado de construção é um dos elementos que integra a fórmula de cálculo que determina o valor patrimonial tributário.

Investimento

Investimento imobiliário cresce mais de 50% em 2024

Centros comerciais, supermercados e hotéis estiveram no topo das preferências dos investidores.

Créditos

Quanto pesaram os juros na sua prestação da casa em 2024

Saiba quanto está a pagar a mais pela sua casa.

Leia mais

Impostos

Qual o preço por metro quadrado para efeitos de IMI em 2025?

O preço por metro quadrado de construção é um dos elementos que integra a fórmula de cálculo que determina o valor patrimonial tributário.

Habitação

Óbidos reforça oferta habitacional com 50 novas casas

Investimento de 4,9 milhões de euros na construção e reabilitação de casas vai permitir instalar 156 pessoas.

Habitação

Casas baratas até 100 mil euros

Encontre as melhores oportunidades dentro do seu orçamento!

Construção

VIC Properties avança com projeto turístico em Grândola

Projeto Pinheirinho está avaliado em 1,7 mil milhões de euros.