Dinheiro
Preços da habitação caem 0,4% na zona euro no primeiro trimestre
Julho 5, 2024 · 3:05 pm
Foto de Rob R no Pexels
Os preços da habitação registaram, no primeiro trimestre deste ano em comparação com o período homólogo, uma queda de 0,4% na zona euro e um avanço de 1,3% na União Europeia (UE), revelou hoje o Eurostat.
Dados hoje publicados pelo gabinete estatístico da UE indicam que, no primeiro trimestre de 2024, os preços da habitação desceram 0,4% na área da moeda única e subiram 1,3% no conjunto da UE em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.
Segundo o Índice de Preços da Habitação, no quarto trimestre de 2023, os preços da habitação tinham descido 1,2% na zona euro e subido 0,2% na UE. Na variação em cadeia, nos primeiros três meses deste ano em comparação com o último trimestre de 2023, os preços da habitação diminuíram 0,1% na zona euro e aumentaram 0,4% na UE.
Preços sobem 5 vezes mais em Portugal do que na UE
Já em Portugal, os preços das casas continuam a crescer mais do que a média da Zona Euro e da UE, embora a um ritmo cada vez mais lento, segundo a Eurostat.
Nos três primeiros meses de 2024, o mercado nacional registou um crescimento de 7%, face a igual período do ano anterior, ficando muito acima da média de 1,4% dos países da UE e distante dos 0,4% verificados em 20 Estados-membros da Zona Euro.
Apesar da subida dos preços em Portugal, estes números evidenciam que o mercado imobiliário nacional está a dar sinais de desaceleração. A variação trimestral fixou-se em apenas 0,6%, abaixo dos 1,3% verificados no trimestre anterior, enquanto os 7% comparam com uma taxa homóloga de 7,8% no último trimestre de 2023.
Os sinais de abrandamento sugerem que, depois de um período de grandes subidas, o mercado pode estar a atingir um ponto de inflexão.
Portugal tem 4.º maior aumento da Zona Euro
Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, sete registaram uma descida anual dos preços da habitação no primeiro trimestre de 2024 e 19 registaram um aumento anual.
Em concreto, segundo o Eurostat, as maiores descidas anuais foram registadas no Luxemburgo (-10,9%), na Alemanha (-5,7%) e em França (-4,8%), enquanto os maiores aumentos foram verificados na Polónia (+18,0%), na Bulgária (+16,0%) e na Lituânia (+9,9%).
Em termos de valorização imobiliária, no primeiro trimestre, Portugal está na sétima posição e é o quarto país com o maior aumento dos preços da Zona Euro, face ao primeiro trimestre de 2023.
Em comparação com o trimestre anterior, os preços diminuíram em oito Estados-membros e aumentaram em 18 Estados-membros, sendo que as maiores descidas foram observadas na Dinamarca (-2,5%), França (-2,1%) e Eslováquia (-1,7%), ao passo os maiores aumentos foram na Bulgária (+7,1%), Hungria (+5,1%) e Polónia (+4,3%).