Habitação

Preço das casas em Portugal sobe 8,7% até março

Julho 6, 2023 · 12:03 pm
Foto de Helio Dilolwa no Pexels

O mercado imobiliário residencial nacional continua a crescer acima da média europeia. No primeiro trimestre de 2023, enquanto os preços dos imóveis subiram, em média, 0,4% na zona euro e 0,8% na União Europeia (UE), em termos homólogos, em Portugal, registou-se a sexta maior subida (8,7%), divulgou na quarta-feira o Eurostat. Em comparação com o trimestre anterior, houve uma valorização de 1,3%.

Segundo os dados avançados pelo serviço estatístico europeu, o aumento de preços abrandou em ambas as zonas, depois de um crescimento de 3,6% na UE e de 3,0% na zona euro no último trimestre de 2022. Entre os estados-membros da UE, seis demonstraram uma diminuição homóloga nos preços das casas no primeiro trimestre de 2023:  Suécia (-6,9%), Alemanha (-6,8%), Dinamarca (-6,2%), Finlândia (-5,1%), Luxemburgo (-1,5%) e Países Baixos (-0,1%). Os maiores aumentos foram registados na Croácia (+14,0%), Lituânia (+13,1%) e Bulgária (+9,5%).

A comparação com o último trimestre de 2022, revela que os preços diminuíram em 11 Estados-membros. Os maiores aumentos foram registados na Dinamarca (+2,5%) e Hungria (+2,2%), enquanto as quedas mais acentuadas foram registadas no Luxemburgo (-4,1%), Alemanha (-3,1%) e Finlândia (-1,8%).

Tendência idêntica no mercado de arrendamento

Igual tendência é verificada no mercado de arrendamento: enquanto as rendas da zona euro aumentaram 0,9% no primeiro trimestre do ano face ao trimestre anterior, em Portugal subiram 1,6%. Do mesmo modo, entre março de 2022 e março de 2023, no mercado nacional as rendas subiram 4,2%, já na Zona Euro registaram um aumento de 2,7%.

O maior dinamismo do mercado imobiliário residencial em Portugal face aos países da zona euro não é uma tendência nova: o mesmo aconteceu no ano de 2022 (11,3% em Portugal versus 3% na zona euro).

A análise dos dados dos últimos cinco anos, revela que os preços dos imóveis em Portugal subiram a um ritmo de 10,2% por ano, em média, resultando num aumento acumulado de 58%; na zona euro, os preços cresceram a um ritmo médio anual de 5,1%, que redundou num aumento global de 28%. Ou seja, os preços aumentaram duas vezes mais em Portugal do que na média dos países da zona euro.

Dinheiro

BCE desce taxas de juro para 3,5%

O Banco Central Europeu anunciou hoje o corte em 25 pontos base das três taxas de juro diretoras.

Dinheiro

Rendas das casas sobem 7,2% em agosto

A Madeira registou o maior aumento, de acordo com o INE.

Créditos

Três em cada quatro novos créditos à habitação com taxa mista

Em julho, a percentagem de empréstimos contratados a taxa mista voltou a ser preponderante.

Leia mais

Habitação

Viana do Castelo promove loteamento para casas a custos controlados

18 lotes destinam-se a famílias com orçamentos entre os 1.700 e os 3.000 euros mensais.

Empresas

Portugal atrai investidores britânicos e irlandeses para o mercado imobiliário de luxo

Decorrem nas próximas semanas duas importantes feiras de imobiliário no Reino Unido e Irlanda.

Habitação

Incêndios: Governo promete “apoios públicos abundantes” para recuperar habitações

Apoios podem chegar a 85% do custo da reparação, diz o ministro Adjunto e da Coesão Territorial.

Habitação

Preços das casas cresceram 7,7% no último ano

Transações aceleram no verão e aumentam 3,3%, avança a Confidencial Imobiliário.