Passeios
Praias quase secretas para descobrir em Portugal
Julho 23, 2024 · 8:00 am
Imagem de wirestock no Freepik
Portugal é mais mar que terra, são 2.500 quilómetros de costa, com praias deslumbrantes, muitas delas conhecidas e amadas por turistas e locais.
No entanto, apesar de vivermos na era das redes sociais em que tudo é partilhado, ainda há recantos escondidos, verdadeiros paraísos à espera de serem descobertos.
Pegue na toalha e no chapéu de sol, e venha explorar dez praias secretas, ou quase, que, de norte a sul, prometem surpreender e encantar.
Praia de Mindelo, Vila do Conde
Um dos tesouros escondidos no distrito do Porto é a Praia do Mindelo, em Vila do Conde. Muito procurada por famílias, esta praia fica a sul da Reserva Ornitológica do Mindelo, sendo um local de eleição para os entusiastas da observação de aves.
Os enormes penedos junto à água criam uma proteção natural contra os ventos dos ventos, tornando-a mais abrigada. Além da sua beleza natural, a Praia do Mindelo também permite a prática de diversas atividades náuticas e desportivas.
Praia da Ribeira do Cavalo, Sesimbra
Escondida entre falésias impressionantes, a Praia da Ribeira do Cavalo é um verdadeiro refúgio. Acessível apenas por um trilho de cerca de 15 minutos que atravessa a serra ou de barco, esta praia de águas cristalinas e areias douradas oferece um ambiente tranquilo e paradisíaco, ideal para quem procura paz e sossego longe das multidões.
Praia da Ursa, Sintra
No Parque Natural Sintra-Cascais, encontramos a Praia da Ursa, um daqueles segredos difíceis de guardar. O acesso pode ser um desafio, mas é isso que garante que a sua beleza natural se mantém preservada. Rodeada por falésias impressionantes e águas cristalinas, a Praia da Ursa tem apenas 50 metros de extensão, podendo ficar muito reduzida na maré alta.
Praia da Amália, Odemira
A Praia da Amália foi durante muito tempo um segredo bem guardado da Costa Vicentina. Nos últimos anos, ganhou popularidade, mas ainda mantém algum recato, comparativamente a outras praias da região.
Junto à aldeia de Brejão, a Praia da Amália tem nome e alma de fadista porque a diva do fado fez deste lugar o seu refúgio, durante mais de três décadas. O acesso é feito por um caminho encantador através de um bosque, que desemboca numa praia serena e de grande beleza natural.
Praia de Samoqueira, Porto Covo
Escondida entre falésias e formações rochosas únicas, a Praia de Samoqueira é uma das praias mais incríveis de Porto Covo. Pequena e pouco conhecida, esta praia oferece recantos e piscinas naturais perfeitas para explorar e relaxar longe das multidões. Este é um daqueles segredos tão bons que é melhor não contar a ninguém.
Praia do Carvalho, Lagoa
O Algarve tem uma imensidão de praias fantásticas, algumas mais procuradas, outras mais isoladas. Uma das praias que consegue reunir o título de beleza e exclusividade é a Praia do Carvalho, no concelho de Lagoa. Recortada pelas rochas e abraçada pelo Atlântico, é uma pequena pérola a ser descoberta. O acesso feito através de um túnel escavado na rocha não é adequado a pessoas com mobilidade reduzida.
Praia da Amora, São Miguel, Açores
Na ilha de São Miguel será difícil encontrar um lugar que não parece roubado a um postal, mas elevamos a fasquia. A Praia da Amora, em Vila Franca do Campo, tem dois areais divididos por uma elevação rochosa.
O acesso não é fácil, pois o percurso é íngreme e feito por um caminho estreito de terra batida. Porém, parte do encanto é mesmo o seu o caminho até à pequena praia de areias escuras, pois pode observar-se a natureza em todo o seu esplendor.