Portugal voltou a afirmar-se como líder no turismo europeu ao conquistar pela sétima vez o título de “Melhor Destino da Europa” na 32.ª edição dos World Travel Awards 2025, cuja cerimónia europeia decorreu esta quinta-feira na ilha italiana da Sardenha. Considerados os “Óscares do Turismo”, os prémios distinguiram as marcas e destinos que mais se destacaram pela excelência e inovação no setor.
Além do galardão máximo, Portugal arrecadou diversos prémios de relevo que sublinham a diversidade e prestígio da sua oferta turística do continente às ilhas.
O Porto foi novamente eleito como melhor destino turístico pelo segundo ano consecutivo, ultrapassando nomeados como Barcelona, Berlim e Amesterdão. Pela quinta vez consecutiva, é uma cidade portuguesa a arrecadar este prémio, partilhado entre Porto Lisboa nos últimos anos. A capital foi, nesta edição, escolhida como destino ideal para “escapadinhas”.
A Madeira voltou a ser distinguida como “Melhor Destino Insular da Europa”, mantendo o título que há vários anos não escapa ao arquipélago e que o consolida como referência mundial em turismo de natureza, aventura e hospitalidade.
Algarve e Arouca brilham de novo
O Algarve foi eleito “Melhor Destino de Praia da Europa”, reconhecimento que volta a destacar as paisagens únicas e infraestruturas de excelência da região.
Entre os destinos de natureza, os Passadiços do Paiva, em Arouca, voltaram a ser distinguidos como “Melhor Atração Turística de Aventura da Europa”, reforçando o sucesso de um projeto que tem dinamizado o turismo sustentável no interior do país.
A TAP Air Portugal, a companhia aérea nacional, foi igualmente premiada, conquistando o título de melhor linha aérea para África, para a América do Sul e a SATA para a América do Norte.
Na hotelaria, foram vários os hotéis distinguidos: o Savoy Palace, na Madeira, foi considerado o “Melhor Hotel de Luxo da Europa; o Conrad Algarve venceu como “Melhor Lifestyle Resort da Europa”; o Monte Santo Resort, em Lagoa, foi eleito “Melhor Resort Romântico da Europa”; o Valverde Hotel, em Lisboa, conquistou o prémio de “Melhor Boutique Hotel da Europa”; o Vila Vita Parc Resort & Spa, em Porches, voltou a brilhar ao ser distinguido como “Melhor Resort de Luxo da Europa”, entre muitos outros prémios.
A votação dos prémios é feita pelo público. Conheça a lista completa dos vencedores aqui.
O fundador dos World Travel Awards, Graham Cooke, sublinhou na cerimónia que “os vencedores são exemplos brilhantes de excelência turística, que ajudam a elevar o padrão do turismo europeu”.