Investimento
Portugal entre os países europeus mais atrativos para investimento em hotelaria
Maio 6, 2024 · 3:03 pm
Imagem de Frank Nürnberger por Pixabay
Portugal foi considerado o sétimo país mais atrativo na Europa para o investimento em hotelaria, de acordo com um inquérito conduzido pela CBRE.
O European Hotel Investor Intentions Survey 2024 da CBRE analisa as respostas dos investidores sediados na Europa, avaliando o seu interesse de investimento em ativos hoteleiros e as suas estratégias e mercados preferidos para 2024.
“Em 2024, Espanha lidera a lista de países mais atrativos para investir em hotelaria. Portugal aparece pela primeira vez em sétimo lugar neste ‘ranking’, demonstrando um grande potencial, tanto pela diversidade de destinos oferecidos (…), quanto pela qualidade do serviço”, referem as conclusões do inquérito.
Madrid ultrapassa Paris
O setor da hotelaria apresenta perspetivas encorajadoras para o setor, com 90% dos investidores a planearem manter ou aumentar o volume investido no setor turístico no próximo ano. Este otimismo deve-se ao desempenho sólido “e resiliência dos ativos hoteleiros, que devem sofrer menos descontos em comparação com outras tipologias de ativos”.
Anteriormente, o Reino Unido ocupava o topo das preferências como destino de investimento. Contudo, em 2024, Espanha assumiu esta posição, sendo evidente o seu interesse crescente a nível das cidades. Madrid ultrapassou Paris e garantiu o segundo lugar, atrás de Londres. Seguem-se Roma, Amesterdão, Barcelona e Dublin. Milão é a oitava cidade europeia que mais investimento deve captar, logo depois Atenas, que entra no top 10 para a nona posição, e depois Berlim.
Hotéis no centro das cidades mais populares
Entre os principais desafios, os investidores destacaram o custo do capital, que foi agravado com o aumento das taxas de juro para combater a inflação, a escassez de mão-de-obra qualificada e a instabilidade geopolítica.
“O possível ajuste de preços é também um fator importante para alguns investidores, sendo que 28% o citaram como a principal razão para aumentar o investimento em ativos hoteleiros”.
O diretor da CBRE para a área de hotéis, Duarte Morais Santos, considerou que os níveis de confiança dos investidores “são sinais claros de que o setor está resiliente e pronto para enfrentar os desafios futuros” e que é esperada “uma contínua evolução positiva no mercado hoteleiro em 2024″.
Entre os principais destinos, os hotéis localizados nos chamados “Central Business Districts (CBD)” são os mais populares (86%), seguindo-se as localizações tipo ‘resort’ (80%) e as cidades secundárias (52%).
Lisboa e Porto vão ter 35 novos hotéis até ao final do ano
Lisboa vai ter 20 novas unidades hoteleiras este ano, enquanto para o Porto está prevista a abertura de 15 novos hotéis até ao final deste ano, revela o estudo. Já em 2023, a capital tinha testemunhado a abertura de 20 novos hotéis, enquanto o Porto mais 10.
O setor do alojamento turístico alcançou os 30 milhões de hóspedes e 77,2 milhões de dormidas em 2023, mais 13,3% e 10,7% face ao ano anterior, superando pela primeira vez os níveis pré-pandemia de covid-19, segundo os dados preliminares publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o que correspondeu a novos recordes.