Empresas
Portugal é o 3.º destino preferido para investimento hoteleiro na Europa
Março 26, 2025 · 11:10 am
Foto de Pixabay no Pexels
Portugal alcançou a terceira posição no ‘ranking’ de destino mais atrativo para investimento hoteleiro na Europa, subindo quatro lugares, segundo um inquérito desenvolvido pela consultora CBRE e divulgado esta terça-feira.
“O mercado hoteleiro europeu mantém-se como um setor-chave para os investidores, com Portugal a registar um crescimento notável na atratividade para investimento, de acordo com o ‘European Hotels Investor Intentions Survey’ 2025, desenvolvido pela CBRE”, adiantou.
De acordo com a empresa, Portugal alcançou a terceira posição no ‘ranking’ dos “destinos mais procurados para investimento em hotelaria, depois de Espanha e Itália, no primeiro e segundo lugares, respetivamente, evidenciando um interesse crescente dos investidores internacionais”.
Lisboa é a quarta mais atrativa
Além disso, segundo a CBRE, a nível de cidades, Lisboa entra diretamente para o quarto lugar das cidades mais atrativas para investimento hoteleiro, “destacando-se pela sua crescente relevância no panorama europeu”, sendo que em 2024, a capital portuguesa não constava no ‘ranking’, “o que demonstra uma evolução significativa da sua competitividade e do apelo junto dos investidores”, acrescentam.
“O setor hoteleiro português tem vindo a consolidar a sua posição como um dos mais dinâmicos da Europa, impulsionado por um turismo resiliente e por um mercado cada vez mais sofisticado”, disse Duarte Morais Santos, diretor de hotéis da CBRE Portugal, citado na mesma nota.
“O facto de Portugal ter subido quatro posições neste ‘ranking’ reflete o reconhecimento da sua robustez e do potencial de crescimento sustentável”, afirmou.
Segundo a CBRE, apesar da situação geopolítica, “a confiança no mercado hoteleiro europeu continua a crescer”.
“Mais de 90% dos investidores estão dispostos a manter ou a aumentar a alocação de capital ao setor”, adiantou, salientando que “oferece retornos competitivos”.
Londres é o destino preferido dos investidores
De acordo com a CBRE, Espanha continua a ser o principal destino de investimento, pelo segundo ano consecutivo, “apoiado pelos fundamentos do mercado a longo prazo e pela procura turística sustentada”, sendo que Itália ultrapassou o Reino Unido, ocupando o segundo lugar.
“Portugal e o Reino Unido ficaram, conjuntamente, em terceiro lugar, enquanto França e Grécia mantiveram o quarto e quinto lugar, respetivamente”, explicou.
No que diz respeito a cidades, Londres continua a ser a principal escolha, tendo Madrid solidificado “ainda mais o seu estatuto de segunda cidade mais atrativa para o investimento hoteleiro, com Roma a completar o top 3 de cidades, subindo da quarta posição alcançada em 2024”, seguindo-se Lisboa e Barcelona, a completar o top 5.
O inquérito da CBRE teve lugar no último trimestre do ano passado, com 110 respostas de investidores de vários tipos.
O setor hoteleiro em Lisboa e no Porto continua a crescer a um ritmo acelerado. De acordo com dados divulgados pelo jornal Público, há atualmente 54 novos hotéis previstos para a capital portuguesa e 122 para a cidade do Porto, o que representa uma forte expansão da capacidade de alojamento nestes dois destinos turísticos.
Lisboa e Porto vão ter mais de 170 novos hotéis
O inquérito da CBRE parece estar alinhado com os últimos dados divulgados em fevereiro sobre o investimento hoteleiro em Portugal, dando conta que Lisboa e Porto vão receber 170 novos hotéis nos próximos anos.
Nos últimos dez anos, a oferta hoteleira em Lisboa cresceu cerca de 44%, tendência que se eleva para 50% quando se considera toda a região metropolitana, incluindo a Grande Lisboa e a Península de Setúbal.
Já no Porto, o número de hotéis em desenvolvimento é ainda mais expressivo.
Estão em curso 122 processos relativos a novas unidades hoteleiras, o que significa um aumento de 64,2% da oferta hoteleira.
Fonte: Lusa/ Redação