Empresas

Porto e Lisboa estão no top 30 mundial para instalação de novos “Data Centers”

Novembro 11, 2024 · 12:42 pm
Imagem de Rawpixel.com no Freepik

A Inteligência Artificial (IA) está a impulsionar a procura global por Data Centers, e Lisboa e Porto destacam-se como potenciais locais para a instalação destas infraestruturas, posicionando-se no top 30 mundial, de acordo com o relatório “Impacts” da Savills.

O estudo analisou 68 cidades e identificou as que apresentam condições energéticas mais favoráveis para suportar este crescimento, destacando-se Portugal pela sua competitividade em energia renovável e preços abaixo da média europeia.

Com a rápida evolução das tecnologias de IA, prevê-se que a procura por Data Centers aumente drasticamente, com estimativas a apontar para uma duplicação da capacidade nos próximos quatro anos. No entanto, as restrições de capacidade de energia tornam-se um fator crucial, levando a que os novos centros se estabeleçam mais facilmente em localizações com maior estabilidade e capacidade de rede, como as cidades nórdicas de Malmo, Gotemburgo, Estocolmo e Oslo.

Lisboa e Porto destacam-se pela “produção de energia per capita, a autonomia energética, a produção de energia renovável, o custo da energia e a facilidade do acesso a energia”, fatores que atraem operadores de larga escala.

Lisboa e Porto no radar dos operadores mundiais

Para Tiago Cortez, I&L Capital Markets Associate da Savills, “Portugal está definitivamente no radar dos grandes operadores mundiais, e este interesse deverá traduzir-se num aumento significativo de investimentos na área dos Data Centers nos próximos anos.”  O país reúne uma das mais altas quotas de energia renovável e preços de eletricidade competitivos, o que responde à crescente procura por tecnologias sustentáveis.

“Já trabalhamos a área de Data Centers há mais de três anos, mas tínhamos procura para projetos de pequena e de média escala. No último ano e meio a procura passou para projetos de enorme dimensão, normalmente acima dos 300 MVA de potência, por isso é cada vez mais desafiante encontrar os locais que cumprem as necessidades dos operadores”, afirma Tiago Cortez.

Locais emergentes mais apelativos

A Savills realça que, além das grandes cidades, algumas localizações de menor dimensão poderão também beneficiar desta tendência. Estes locais, com menor pressão de consumo energético, podem ter maior facilidade em fornecer energia para Data Centers, desde que disponham de fontes renováveis e estabilidade de fornecimento. A presença de regulamentos europeus rigorosos em proteção de dados e sustentabilidade está ainda a acelerar a adoção de tecnologias verdes entre os operadores de Data Centers, que procuram reduzir o impacto ambiental.

Scott Newcombe, responsável da Savills para Data Centers na EMEA (Europa, Médio Oriente e África), considera que “a IA está a transformar significativamente os mercados europeus de Data Centers, impulsionando o aumento da procura por poder de processamento e capacidade de armazenamento. À medida que as organizações adotam tecnologias de IA, necessitam de infraestruturas avançadas para lidar com grandes quantidades de dados”, o que também promove avanços em eficiência energética e sistemas de refrigeração.

Os Data Centers (centros de dados) são instalações onde são armazenados, geridos e processados grandes volumes de dados, essenciais para o armazenamento e tráfego de informações na economia digital. Com o crescimento de tecnologias como a IA, que exige processamento intensivo de dados em grande escala, os Data Centers tornaram-se ainda mais necessários. Com um panorama de investimento em expansão, antecipa-se um crescimento do setor e um reforço destas infraestruturas tecnológicas no país.

Habitação

Parlamento aprovou 302 “novas freguesias”

Medida terá de ser promulgada pelo Presidente da República.

Profissionais

Venda de casas dispara no final de 2024

Os preços continuam a crescer, mas registou-se um abrandamento.

Habitação

Taxa de esforço impede acesso de jovens à garantia pública

Os bancos já têm milhares de pedidos de jovens para crédito habitação com garantia do Estado

Leia mais

Habitação

Parlamento aprovou 302 “novas freguesias”

Medida terá de ser promulgada pelo Presidente da República.

Profissionais

Venda de casas dispara no final de 2024

Os preços continuam a crescer, mas registou-se um abrandamento.

Habitação

Taxa de esforço impede acesso de jovens à garantia pública

Os bancos já têm milhares de pedidos de jovens para crédito habitação com garantia do Estado

Habitação

Montenegro afirma que “em princípio” nenhuma casa do PRR será construída com nova lei dos solos

Primeiro-ministro defendeu que legislação está elaborada “para garantir transparência e legalidade”.