Turismo

Paraísos à portuguesa: praias para sonhar com os trópicos

Agosto 11, 2023 · 7:45 am
Foto de Alice Kotlyarenko na Unsplash

Se sonha com águas cristalinas, areias douradas e paisagens paradisíacas, mas não quer apanhar um avião e sofrer com jetlag, temos ideias para satisfazer os seus desejos tropicais! Em Portugal, com o nosso clima mediterrânico, também temos praias idílicas, à beira-mar ou à beira-rio, capazes de baralhar o nosso GPS interior e de nos fazer esquecer que vivemos no velho continente. Explore connosco algumas destas maravilhas.

Praia da Ursa, Sintra

Foto de Artūras Kokorevas no Pexels

Iniciamos a nossa jornada no Parque Natural Sintra-Cascais, onde encontramos a Praia da Ursa. Não há ursos, mas esta praia é, na verdade, uma joia escondida, um daqueles segredos difíceis de preservar. O acesso pode ser um desafio, mas é isso que garante que a sua beleza natural se mantenha intocada. Com falésias impressionantes, pedras esculpidas pelo mar e águas azul-turquesa, a Praia da Ursa é como um pequeno pedaço de paraíso tropical, mas com o termostato avariado. É a praia mais ocidental da Europa e este cenário incrível resulta de milhões de anos de erosão provocada pela força do oceano Atlântico.

Praia Fluvial da Cascata do Poço da Broca, Seia

Praia Fluvial da Cascata do Poço da Broca, Seia
Foto de Praiafluvial.pt

A Cascata do Poço da Broca é uma queda de água que resulta da intervenção humana, mas tal em nada diminui a beleza do local. Há dois séculos, foi pela mão do homem que se rompeu o xisto para fazer passar as águas. Situada na ribeira de Alvôco, na aldeia de Barriosa, em Vide, a cascata forma uma pequena praia fluvial conhecida pelas águas frescas e límpidas.

A paisagem é deslumbrante e, no verão, engana-se o calor e a preguiça chapinhando no Poço da Broca. Se não ficar apenas na primeira queda de água e continuar a caminhar, subindo a ribeira, encontra água cada vez mais límpida. É certo que temperatura não é nada tropical, afinal a Serra da Estrela é logo acima, mas o cenário é idílico.

Praia de Porto Santo, Madeira

Praia de Porto Santo, Madeira
Foto de Márcio Sousa na Unsplash

Se há um lugar em Portugal que lembra um paraíso dos trópicos, é a bela Madeira. Na costa sul da Ilha de Porto Santo, encontra-se a única praia do arquipélago que se estende ao longo de nove quilómetros. Ganha diferentes designações ao longo da sua extensão, como Penedo, Cabeço da Ponta, Calheta, Fontinha, Pedras Pretas ou Ribeiro Salgado, e tem condições para que todos desfrutem da sua beleza. A areia dourada e fina, o mar de um azul cristalino e o clima seco garantem que este é um destino idílico para todos.

Praia Fluvial de Monsaraz, Alqueva

Praia Fluvial de Monsaraz, Alqueva
Imagem de Visit Portugal

Trocamos agora as ondas do mar pela tranquilidade das águas doces do Alqueva, no Alentejo. A Praia Fluvial de Monsaraz é uma das praias de água doce desta região que proporcionam uma experiência única à beira do maior lago artificial da Europa. As temperaturas escaldantes do Sul são bastante tropicais, contudo, neste jogo de faz-de-conta, talvez destoe na paisagem o castelo medieval de Monsaraz… mas só a melhora! A praia de Monsaraz é uma opção encantadora para desfrutar os dias ensolarados em pleno cenário rural alentejano.

Praia de Benagil, Lagoa (Algarve)

Praia de Benagil, Lagoa (Algarve)
Imagem de Inna por Pixabay

Bem sabemos que esta praia é um caso sério de fotogenia, repetindo- se em todos os guias. Contudo, a Praia de Benagil merece toda a atenção. Famosa pela sua incrível gruta, esculpida pelas ondas, é emoldurada por águas transparentes e falésias douradas. No cinema, a Praia de Benagil seria o esconderijo do tesouro dos piratas, o refúgio romântico do casal de apaixonados e o refúgio seguro do náufrago em dificuldades: tem um ambiente mágico! Faça um passeio de barco e explore as grutas escondidas para viver a experiência em todo o esplendor.

Praia da Ilha de Tavira, Algarve

Praia da Ilha de Tavira, Algarve
Imagem de Visit Portugal

A Praia da Ilha de Tavira é uma das mais encantadoras do Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve. Para chegar, tem de fazer uma curta travessia de barco, o que apimenta qualquer aventura. Os quilómetros de areia fina e as águas calmas e mornas convidam a relaxar e desfrutar. As dunas preservadas e a vegetação abundante proporcionam uma sensação de isolamento e tranquilidade, fazendo desta praia um verdadeiro refúgio quase tropical.

Passeios

Arraiais, bailaricos e sardinhas: venham os Santos Populares!

Descubra as dicas para ser muito feliz nas festas populares!

Passeios

Entrada em museus, monumentos e palácios gratuita todos os dias

Conheça a lista completa dos monumentos e palácios que vai poder visitar gratuitamente.

Passeios

Descubra os jardins secretos de Lisboa

Durante o mês de maio, percorra estes segredos refrescantes.

Leia mais

Habitação

Pinheiro Manso ganha novo empreendimento de apartamentos

O novo condomínio conta com 20 apartamentos de tipologias T1 a T4.

Alojamento Local

Governo prolonga prazo para pagamento da taxa do Alojamento Local

A revogação desta taxa vai ser discutida no parlamento no próximo dia 20 de junho .

Alojamento Local

Abril prolonga efeito da Páscoa no alojamento local em Lisboa e Porto

As diárias mantiveram preços e ocupação média aumentou para 70% em Lisboa e 57% no Porto.

Habitação

Sines abre candidaturas para apoiar famílias carenciadas no arrendamento

Autarquia vai subsidiar famílias com carências habitacionais.