Vender Casa

Os erros mais frequentes na venda da casa

Agosto 3, 2023 · 8:26 am
Image by Freepik

Vender uma casa pode ser uma experiência desafiadora. É o momento em que pretendemos obter o melhor valor pelo nosso imóvel e tomar as decisões certas, já que qualquer passo em falso pode afetar o resultado final. Para isso, é essencial estar ciente dos erros mais comuns cometidos pelos vendedores, a fim de os evitar e alcançar o sucesso. Descubra o que não deve fazer na venda da sua casa.


1. Estabelecer um preço inadequado:


Avaliar o imóvel incorretamente é talvez o erro mais comum na venda de casas. Muitas vezes, os proprietários têm uma ligação emocional ao espaço e, consequentemente, tendem a valorizar a propriedade, definindo preços exagerados. Em sentido inverso, uma casa colocada à venda por um valor demasiado baixo faz com que os potenciais compradores desconfiem da qualidade da casa.

A solução ideal é recorrer à ajuda de um profissional imobiliário experiente e conhecedor da zona em que pretende realizar a venda. Este profissional é a pessoa certa para fazer uma avaliação correta do imóvel, tendo em conta a sua localização e as condições do mercado. Por outro lado, sabe lidar com as negociações e garante que todas as etapas legais são cumpridas corretamente.


2. Não fazer obras nem pequenos arranjos


Muitas vezes, os proprietários não se preocupam em fazer pequenos reparos ou obras antes de colocar um imóvel no mercado. Essa negligência pode levar a uma impressão negativa nos potenciais compradores, levando-os a questionar a qualidade geral da propriedade.

Antes de colocar a casa à venda, faça as melhorias necessárias, não ignore os problemas estruturais. Pequenas coisas, como pintura, reparação de torneiras e janelas, sinais de infiltração, podem fazer uma grande diferença na perceção dos interessados.


3. Marketing insuficiente


A falta de uma estratégia de marketing adequada é outro erro comum na venda de uma casa. Colocar um anúncio genérico em alguns portais de imóveis pode não ser suficiente para atrair uma base ampla de interessados.

Uma vez mais, a melhor solução para este erro é contratar um profissional de imobiliário que conhece as estratégias mais adequadas a cada tipo de cliente. O primeiro passo, é definir um perfil de potenciais compradores, investir em marketing de qualidade adequado a esse perfil, incluindo fotografias profissionais, descrições detalhadas e rigorosas. Por fim, deve procurar-se alcance recorrendo a diferentes plataformas, como o portal Casa Yes, por exemplo, e redes sociais. O uso de vídeos e tours virtuais também pode destacar os melhores aspetos da propriedade e cativar os interessados.

Os profissionais imobiliários têm também uma rede de contactos muito útil para que a venda da sua casa seja rápida e tranquila.


4. Não preparar a casa para visitas


Permitir que os potenciais compradores vejam uma casa suja, desorganizada e desarrumada é um grande erro. A falta de preparação para as visitas pode fazer com que os compradores percam rapidamente o interesse, mesmo que a propriedade tenha potencial para atender às suas necessidades.

Antes de agendar visitas, é fundamental limpar e organizar todos os espaços da casa. A criação de ambientes agradáveis pode despertar o interesse dos compradores. Descubra alguns truques para valorizar a sua casa. Se acha que não tem jeito para decoração nem consegue dar ao seu imóvel o aspeto atraente para uma venda, recorra a um especialista em “home staging”: os resultados são surpreendentes!

Outro aspeto importante é que as visitas ao imóvel podem ser cansativas e até difíceis de gerir, caso os potenciais compradores façam críticas a um espaço ao qual se está emocionalmente ligado. Os profissionais imobiliários estão habituados a responder a questões e críticas de interessados, sabendo realçar os pontos positivos de um imóvel.


5. Não preparar a documentação necessária


Tratar da documentação de um imóvel é uma parte crucial do processo de venda de uma casa. A falta de preparação ou erros na documentação podem atrasar a transação ou até mesmo impedir a concretização do negócio, além de transmitir uma imagem de desleixo. Deste modo, antes de colocar a casa à venda, garanta que toda a documentação necessária está reunida e atualizada. Pode saber quais os documentos necessários para a venda da casa neste artigo.

A venda de uma casa envolve decisões importantes. Evitar os erros mencionados pode aumentar significativamente a possibilidade de um bom negócio sem complicações ou atrasos.

Habitação

Governo não avança mais informação sobre garantia pública

A garantia pública no crédito à compra de casa por jovens foi aprovada, mas dúvidas mantêm-se.

Habitação

Pinheiro Manso ganha novo empreendimento de apartamentos

O novo condomínio conta com 20 apartamentos de tipologias T1 a T4.

Alojamento Local

Governo prolonga prazo para pagamento da taxa do Alojamento Local

A revogação desta taxa vai ser discutida no parlamento no próximo dia 20 de junho .

Leia mais

Habitação

Governo não avança mais informação sobre garantia pública

A garantia pública no crédito à compra de casa por jovens foi aprovada, mas dúvidas mantêm-se.

Gastronomia

“Snacks” saudáveis para levar para a praia e piqueniques

Descubra ideias simples e saborosas!

Habitação

Pinheiro Manso ganha novo empreendimento de apartamentos

O novo condomínio conta com 20 apartamentos de tipologias T1 a T4.

Alojamento Local

Governo prolonga prazo para pagamento da taxa do Alojamento Local

A revogação desta taxa vai ser discutida no parlamento no próximo dia 20 de junho .